Bem-vindo à Comunidade UBNT

Unifi requer controladora?

Boa tarde! Tudo bem? Eu tenho uma rede que possui um servidor pfSense, e pretendo adquirir access points da Ubiquiti para utilizar nesta rede.. 
A principio seria o UAP-AC-LITE BR. Minha dúvida é que vi em alguns vídeos no youtube falando da tal controladora, que pode ser via hardware (que parece um pendrive) ou via software. Essa controladora é obrigatória para funcionar os APs? Obrigado!!

Abs

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 827 Pontos
    Sim, a controladora é necessária para configurar os APs UniFi. No entanto, não confunda a controladora com um roteador, o que ela não é. A controladora é um software gratuito que pode ser instalado em qualquer máquina. Também existe a opção da controladora em hardware, através do Cloud-Key que é um mini servidor pré-instalado com o software UniFi.

• melhorcomelhorco 0 Pontos
    boa tarde, estou iniciando, depois de usar o software para fazer que digamos dois ou três equipamentos unifi formem uma rede é preciso que o computador em que está o software esteja ligado e conectado para os equipamentos funcionarem?
    Não, os APs UniFi seguem operando normalmente mesmo sem a controladora estar online. A única função que requer a controladora sempre online é o Guest Portl, já que nesse caso ela se torna um servidor de autenticação.
    Boa tarde Samuel, muito obrigado, tremenda gentileza sua responder tão rápido. quer dizer que mesmo a configuração para os APs funcionarem em rede MESH a controladora não precisa estar on line?
    O algoritmo da função Mesh no UniFi já mudou algumas vezes ao logo do tempo e ter a controladora online foi pré-requisito anteriormente, embora atualmente não seja mais. Apesar de não ser realmente necessário, a recomendação seria ter a controladora online ao usar o Wireless Uplink para evitar algum eventual problema com diferentes versões e/ou mudanças futuras no algoritmo desse recurso.
    Bom dia. Muito obrigado Samuel!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.