Bem-vindo à Comunidade UBNT

Utilizar CloudKey em rede já existente

Sou responsável pelo TI de uma empresa que tem uma rede bem estruturada fisicamente e que utiliza 30 discos unifi, a controladora que eu utilizo é via software, eu gostaria de utilizar o cloudkey para fazer esse controle da rede, mas gostaria de saber se ele funcionaria nessa rede pois os switchs que tenho nessa rede não são da ubiquiti, são de boa qualidade, são Gigalan cat6, mas não são ubiquiti, tb gostaria de instalar um USG pois nessa rede o antigo administrador utilizou um notebook com linux que serve como firewall e que diz a cada máquina fixa da rede corporativa qual IP deve pegar sempre e os da rede não corporativa pegam IPs DHCP, eu gostaria de retirar esse notebook e fazer tudo isso através do cloudkey criando redes diferentes dentro das configurações do mesmo, existe essa possibilidade? o cloudkey ser reconhecido em switch que não é da ubiquiti, o USG também, e através do cloudkey ele reconhecer as máquinas da rede e eu separar quais máquinas serão da rede corporativa e quais são da rede não corporativa pegando IP fixo e IP DHCP respectivamente?

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 810 Pontos
    A solução UniFi é modular e não há problema nenhum em utilizar apenas os APs UniFi para Wi-Fi ou qualquer combinação de APs com ou sem switches UniFi e USG. O Cloud-Key nada mais é do que um servidor compacto que vem pré-instalado com o mesmo software UniFi Controller que você já utiliza hoje, então não há problema nenhum. No entanto, tenha em mente que com 30 APs você provavelmente já estará próximo da capacidade de processamento do hardware, o que pode não ser o ideal se a empresa pretende crescer.

• O roteador pode estar configurado em qualquer faixa de IP como a de fábrica por exemplo e mesmo assim o USG vai distribuir a faixa de IP que eu configurar nele para minhas VLANs? 
    O USG é o próprio roteador que vai conter as configurações da(s) rede(s), inclusive você pode utilizar qualquer outro roteador que não seja o USG para essa finalidade, só que nesse caso a configuração não seria via UniFi Controller. O Cloud-Key é apenas uma opção de controladora em hardware que vai gerenciar todos os seus devices UniFi, inclusive o USG, se ele existir na sua rede. O Cloud-Key não é um roteador que vai assumir nenhuma função de roteamento, ou seja, as configurações de rede disponíveis na aba Networks do UniFi só terão efeito se existir um USG para que ele possa provisionar com essas configurações. 
  • Eu entendi, mas deve existir um roteador de alguma operadora que forneça internet conectado ao USG, e minha dúvida é se esse roteador de operadora de internet precisa ser configurado em alguma faixa de IP ou se com as configurações de fábrica o USG distribui a internet pra minha rede unifi normalmente, tipo, se o roteador de operadora tiver IP 192.168.0.1 e eu configurar o USG com 192.168.25.1, o USG ainda vai pegar a internet do roteador de operadora e vai gerenciar a distribuição dessa internet pela minha rede de acordo com as configurações de Rede e VLAN do cloudkey?
    Se você já tem outro equipamento executando a função de roteador, então não precisa de um USG na rede. Se você quiser usar o USG como roteador na sua rede, então configure seu modem em bridge.
  • o USG faz papel de firewall ou pelo cloudkey é suficiente para proteger minha rede?
    O CK é apenas um servidor com o software da controladora. Ele não é firewall, não é roteador, não é switch, não é AP... Para qualquer uma dessas funções você precisa do respectivo hardware. Se você quer um firewall, então precisa do USG.
  • Existe uma forma de incluir as máquinas cabeadas da minha rede em uma VLAN e encontrar essas máquinas no software do CK sem utilizar switches Ubiquiti?
    Você precisa ter um switch UniFi para visualizar os clientes cabeados no UniFi Controller. Se existir um único switch UniFi conectado na sua LAN, todos os clientes LAN vão aparecer "conectados" na porta de uplink desse switch. Se todos os switches forem UniFi, então o software vai dizer exatamente em qual porta de qual switch cada cliente cabeados está conectado.
  • Se eu colocar 1 switch Unifi na rede, todos os clientes cabeados conectados a outros switches vão aparecer? E eles vão poder ser colocados na VLAN que eu quiser?
    Desde que todos os seus switches suportem a configuração de VLANs, sim. A configuração de VLANs requer que as portas de todos os switches com clientes seja devidamente configurada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.