Bem-vindo à Comunidade UBNT

Não consigo fazer EdgeRouterX atingir velocidade Gigabit

RSD-BRRSD-BR 0 Pontos
editado agosto 15 em EdgeMAX
Boa tarde pessoal,

Estou configurando um EdgeRouterX e não consigo atingir velocidade gigabit de transferência. Estou utilizando o iperf3 para fazer as medições. Consigo atingir 150 mbps (iperf3 -c xxx) e no máximo 300 mbps (iperf -c xxx -u -b 1000M).

Estou utilizando o firmware 1.10.10. Já habilitei o offload hwnat e o offload ipsec. Não tenho regras de QoS habilitadas e também está desabilitado o DPI. Por fim, repeti os testes em dois notebooks cujas placas são gigabits e os patchcords utilizados são CAT6. No firewall, só há as regras básicas criadas pelo Wizard.

Alguém tem alguma outra sugestão para que o equipamento possa performar como esperado.

Muito obrigado.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8430 Pontos
    Você não está rodando iperf diretamente no roteador, mas sim uma instância em cada notebook, os quais por sua vez estao conectados ao roteador, correto?
    Em que portas estao conectados e como estao configuradas estas portas? Cada uma em uma subrede diferente e o roteador apenas fazendo a comunicaçao entre as duas redes, ou algo alem disso?
  • RSD-BRRSD-BR 0 Pontos
    Boa noite,

Rodei o iperf3 direto pelo CLI do roteador bem como utilizei o Toolbox/Bandwidth e os resultados foram os mesmos.

Primeiramente, fiz os testes de forma isolada da minha rede. Conectei o sinal WAN na porta eth0 do EdgeRouter e dois notebooks, ligados nas portas eth1 e eth2 respectivamente. As portas eth1 a eth4 estão configuradas como switch0. Estou utilizando somente uma sub-rede (192.168.0.0/24).

Essas marcações de velocidade foram obtidas entre o roteador e cada um dos notebooks, tanto o roteador recebendo quando enviando.

Quando testei a velocidade de troca de dados entre os notebooks os resultados foram ainda mais baixos.
  • UI-SamuelUI-Samuel 847 Pontos
    A razão mais comum que te impediria de conseguir atingir +/- 950Mbps nas interfaces do ER-X seria o offload via hardware estar desabilitado, o que faria o equipamento atingir +/- 300Mbps que é exatamente aquilo que você descreve, conforme explicado no artigo abaixo. Ainda nesse quesito, vale lembrar que a utilização de recursos de QoS não permite offload via hardware.  Não sendo esse o caso, outra possível explicação seria cabeamento/adaptador de baixa qualidade em um dos clientes. 

https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/115006567467-EdgeRouter-Hardware-Offloading

Abaixo anexo o print de um teste rápido de bancada com o resultado do iperf executado em dois laptops diretamente conectados em interfaces físicas do ER-X (com hw offload) no grupo switch0. O resultado esperado com o hw offload ativado é exatamente esse, algo em torno de 950M. 

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.