Bem-vindo à Comunidade UBNT

Olt Derrubando ONU

Bom dia.
Temos 3 Olts de 8 portas e persebi que um está desconectando todas ONUs constantemente e sempre todas ao mesmo tempo.
Gostaria de saber se com mais alguem aconteceu e o que eu poderia fazer para resolver.
Rotulado:

Comentários

• UI-JallesUI-Jalles 135 Pontos
    Wirlei disse:
    Bom dia.
    Temos 3 Olts de 8 portas e persebi que um está desconectando todas ONUs constantemente e sempre todas ao mesmo tempo.
    Gostaria de saber se com mais alguem aconteceu e o que eu poderia fazer para resolver.
    Olá @Wirlei

Qual a versão de firmware da OLT? Os módulos GPON utilizados são Ubiquiti? A OLT está sendo alimentada de que forma? As ONUs perdem conexão apenas com o Core da rede (concentrador PPPoE) ou com a OLT? 
  • WirleiWirlei 0 Pontos
    @UI-Jalles Boa noite. 
    O firmware é 4.0.3, Os módulos GPON são todos Ubiquiti. A OLT estaá com as duas versões das fontes, onde a 48V está conectando em um banco de bateria, onde tem outra Olt ubiquiti que não tem quedas, e a fonte 110/220 que está no nobreak. As ONUs perdem conexão com a OLT.
    No print abaixo mostra o tempo de conexão. Todas as ONUs conectadas com o mesmo tempo.
    A outra OLT que está no mesmo banco de baterias tem 5 dias de conexão.

Favor encaminhar o arquivo de suporte da OLT para o e-mail jalles.vides@ubnt.com. Para fazer o download do mesmo basta acessar o menu System Settings e clicar na opção Download Support File:

• WirleiWirlei 0 Pontos
    @UI-Jalles Bom dia.
    Aparentemente ela parou de derrubar as ONUs. Tem 4 dias seguidos que elas estão conectadas. Se voltar acontecer eu te envio. Agradeço a atenção.
    Só me tira outra dúvida. Como faço para colocar um novo usuário e senha nessa nova versão. 4.0.3?
  • Bom dia, Estamos mais de 5 OLTs com o mesmo problema, ou seja, OLTs derrubando os clientes. A versão instalada é a 4.0.3. ja tem solução para este problema?
    editado agosto 28
    Para conseguirmos entender a real causa desse comportamento, preciso das seguintes informações:

Antes de tudo será necessário atualizar suas OLTs para a seguinte versão de firmware: https://dl.ui.com/firmwares/ufiber/UF-OLT.v4.0.3-p1.2373.190828.1353.tar

Essa versão foi criada especialmente para coletarmos as informações necessárias. 

Após atualização, basta seguir os seguintes passos:

1 - Quando uma ONU apresentar o problema de desconexão, favor extrair o seu arquivo de log através do menu: ONU List -> Clique nos 3 pontos ao lado do menu Settings da ONU -> Download Supporte File;

2 - Após extrair o arquivo de suporte, reinicie a ONU e certifique-se de que ela voltou a funcionar normalmente;

3 - Com a ONU funcionando perfeitamente, favor extrair um novo arquivo de suporte;

4 - Por último, extrair o Support File da OLT através do menu: System Settings - Download Support File;

Favor encaminhar os 3 arquivos para o e-mail: jalles.vides@ubnt.com.

Desde já agradeço o apoio e compreensão. 
  • Wirlei disse:
    Bom dia.
    Wirlei, aqui tivemos o mesmo problema, pessoal da ubiquiti ja esta ciente, provavelmente logo saia alguma atualizaçao
  • XtremegynXtremegyn 0 Pontos
    Bom dia, mesmo problema aqui, olt ligada a mais de 3 dias porem todos os dias desconecta vários usuários de uma só vez e não volta em quanto não reinicio manualmente, os clientes que deram problema, as vezes chegam a derrubar todos, outras vezes só alguns de PONS variados, OLT atualizada! infelizmente a ubiquiti esta deixando a deseja, uma pelo fato de aceitar apenas a ONU de marca própria, e 2 não tem onu WIFI ainda onde deixa em desvantagem no preço em relação as outras marcas de mercado, pois o custo pra roda um cliente acima de 100 megas, se torna muito alto! pois a ONU em si não é barata e um roteador equivalente tbm não é barato! estou tendo problema desde a versao 3.1.0, estou fazendo o procedimento de log para poder mandar para a ubiquiti pois se continuar assim, creio que irei perder clientes!
  • ReinaltoReinalto 0 Pontos
    Estamos com o mesmo cenário cliente desconectando do nada 

Reinalto disse:
    Estamos com o mesmo cenário cliente desconectando do nada 

Favor realizar o procedimento descrito por mim no post acima. 
  • WirleiWirlei 0 Pontos
    UI-Jalles disse:
    Para conseguirmos entender a real causa desse comportamento, preciso das seguintes informações:

Antes de tudo será necessário atualizar suas OLTs para a seguinte versão de firmware: https://dl.ui.com/firmwares/ufiber/UF-OLT.v4.0.3-p1.2373.190828.1353.tar

Essa versão foi criada especialmente para coletarmos as informações necessárias. 

Após atualização, basta seguir os seguintes passos:

1 - Quando uma ONU apresentar o problema de desconexão, favor extrair o seu arquivo de log através do menu: ONU List -> Clique nos 3 pontos ao lado do menu Settings da ONU -> Download Supporte File;

2 - Após extrair o arquivo de suporte, reinicie a ONU e certifique-se de que ela voltou a funcionar normalmente;

3 - Com a ONU funcionando perfeitamente, favor extrair um novo arquivo de suporte;

4 - Por último, extrair o Support File da OLT através do menu: System Settings - Download Support File;

Favor encaminhar os 3 arquivos para o e-mail: jalles.vides@ubnt.com.

Desde já agradeço o apoio e compreensão. 
    Precisa fazer no momento que cai? Nem sempre consigo ver na hora. Agora mesmo vi que derrubou varias mas já tem 08 horas que aconteceu

• WirleiWirlei 0 Pontos
    @UI-Jalles tem outra coisa, no meu caso sempre que cai assim que ela conecta o acesso a internet está normal. O cliente não fica sem acesso depois que acontece.
  • romerisonromerison 0 Pontos
    editado agosto 31
    ola boa noite pessoal tenho um olt de 4 portas tbm estou com a mesma situação derrubou todas as onus de uma vezes só estou na 4.0.3
    acho que vou fazer downgrade para versão que não deu problema !

alguém já encontrou a solução isso começou depois da atualização
  • romerison disse:
    ola boa noite pessoal tenho um olt de 4 portas tbm estou com a mesma situação derrubou todas as onus de uma vezes só estou na 4.0.3

no meu caso voltei na 3.1.3, mas tem a versao nova especifica que a ubiquiti esta usando para colher as informaçoes sobre o problema
  • romerison disse:

no meu caso voltei na 3.1.3, mas tem a versao nova especifica que a ubiquiti esta usando para colher as informaçoes sobre o problema
    mas ai e injusto a ubiquit usar a gente pra servir como cobaia para testes, a gente ja paga preços absurdos nos equipamentos para servir de cobai de testes e complicado !

no seu caso ao voltar para 3.1.3 ficou tudo normal ?
  • WirleiWirlei 0 Pontos
    romerison disse:

Quando fez o downgrade as ONUs que estavam com a versao mais atual funcionaram com a Olt?
    Wirlei disse:
    @UI-Jalles tem outra coisa, no meu caso sempre que cai assim que ela conecta o acesso a internet está normal. O cliente não fica sem acesso depois que acontece.
    Se possível, peço que envie os logs do seu caso seguindo o procedimento descrito acima. Nosso time de engenheiros está trabalhando duro para depurar algumas informações já recebidas, porém quanto mais dados de diferentes casos tivermos melhor e mais rápido será o processo. Mais uma vez gostaria de pedir a compreensão e apoio de todos. 
    Boa tarde pessoal,

Primeiramente gostaria de agradecer a todos que cooperaram conosco na busca da solução para alguns comportamentos encontrados na versão de firmware 4.0.3. Aos que estão sofrendo com desconexões em massa e a não reconexão automática da ONU quando configurada em modo Router / PPPoE, segue link para download da versão de firmware 4.0.4:

Quaisquer dúvidas estou a disposição para ajudá-los.
    romerison
  • WirleiWirlei 0 Pontos
    @UI-Jalles Bom dia,

No meu caso estão todos em modo Bridge, tambem serviria como resolução do problema?
    Wirlei disse:
    @UI-Jalles Bom dia,

No meu caso estão todos em modo Bridge, tambem serviria como resolução do problema?
    Sim, pois o comportamento de desconexão em massa afeta tanto ONUs configuradas em modo Bridge e Router. Peço que instale o firmware e me mantenha informado sobre novos eventos.  
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.