Bem-vindo à Comunidade UBNT

Interligação wireless de sites.

Ola nobres amigos, recentemente trocamos alguns equipamentos internos e "UNIFIzemos" a rede. cada site contem hoje 1 USG pro com 2 links de internet comum (adsl/fibra) sendo distribuidos por USW e varios APs UNIFI. ocorre que há uma necessidade de se interligar as unidades (sites) via radio, e ao utilizar a interligação atravez do switch ocorreu um problema, todo mundo passou a acessar todo mundo e por vez estações de certa unidade sao aceitas pelo DHCP de outra, gerando algumas dificuldades e anomalias na rede.

a interligação é feita atravez de rota estatica, e após essa dificuldade inicial, reduzi a rota para que o site 2 e o site 3 chegassem ao site 1 somente até o ip específico, desta forma eu estaria impedindo um gateway de conversar com outro, a regra parece ter funcionado pois nao consigo pingar os ip's de uma unidade para outra, senao aquele unico ip definido na submascara da rota estatica. o problema foi diminuido a quse 0, porem, algumas maquinas vez ou outra ainda pegam ips de outras unidades além do USW do site 1 ficar a 100% de cpu o dia todo.

segue abaixo desenho da rede.

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 824 Pontos
    Se os rádios dos links PTP estiverem configurados em modo bridge você não terá nenhuma separação lógica das redes. Nesse caso os rádios deveriam ser configurados em modo router para isolar a sub-rede da interface wireless do PTP da sub-rede da interface cabeada. Seria mais organizado separar cada LAN em uma sub-rede /24 e cada link PTP em uma sub-rede /30 com os rádios em modo router. Assim tudo fica muito mais organizado, embora a configuração de roteamento fique mais complexa. 

Outra opção possível seria conectar os rádios do PTP de cada site diretamente na interface LAN2 do USG, não no switch. Dessa forma você criaria as sub-redes /30 nos USG e os rádios poderiam ficar em modo bridge. Enfim, há várias opções de projeto e cabe a você definir aquela que é mais adequada para o seu cenário...
  • muito obrigado samuel pela informação, acabei me esquecendo de mencionar, houve uma tentativa de fazer pela LAN2 dos USGs, porem, no dia testado, em um dos sites, a lan1 e a lan2 nao se comunicavam por nada, cheguei ate abrir um chamado na ubnt. tomamos algumas medidas para sanar, porém, nao pude testar novamente desta maneira.

outra observação, no desenho mostra o site2 com a rota estatica em /24, porém, é /30 assim como no site3.
  • UI-SamuelUI-Samuel 824 Pontos
    Não vejo razão para não funcionar a comunicação entre as sub-redes da LAN1 e LAN2 do USG, já que a comunicação dessas redes é automática por serem diretamente conectadas. Meu palpite é que houve um erro de configuração das rotas estáticas, já que cada USG apenas conhecerá automaticamente as sub-redes amarradas nas interfaces LAN1 e LAN2, ou seja, será necessário adicionar rotas para todas as demais sub-redes dos outros sites e dos PTP para que haja conectividade total. Obviamente essa perspectiva de quais redes são locais e remotas vai mudar para cada USG. 
    rafaelsartori
  • deu quase tudo certo na mudança, porem, eu me perdi nas rotas, cheguei ate as ptp mas nao consegui atravessar do site 2 para o 1 e do 3 para o 1. 

como o tempo era curto, voltei para o jeito antigo que embora insatisfatorio, estava funcionando. vejamos as cenas dos proximos capitulos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.