Bem-vindo à Comunidade UBNT

P2P com Nanostation M5 Loco Latencia

Bom dia a todos,

Estou tentando fechar uma comunicação entre duas empresas com antenas Nanostation M5 Loco. Elas estão fisicamente 200m de distancia uma da outra com boa visada, sem obstáculos.

Configurei uma como Ponto de Acesso e a outra como Estação, ambas em VLAN. Porém ao criar a rota no Firewall, a comunicação flui normalmente por breves 2~3 minutos, em seguida a latência sobe sem parar e interrompe a comunicação até que eu desfaça a rota. Este problema pode estar ligado ao ruído, já que são próximas?

Sou leigo neste assunto, é meu primeiro projeto com antenas Airmax.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8420 Pontos
    200m não é exatamente próximo..
    Não, "ruído" não irá causar esse tipo de comportamento, e você também não precisa de rotas estáticas pra ter comunicação, a não ser que tenha um roteador na ponta remota, o que já foge ao escopo aqui.
    Do ponto de vista do ponto a ponto, ele deve funcionar exatamente como um longo cabo de rede, é isso, se quiser uma análise melhor neste sentido, poste então as telas de configuração de ambos os equipamentos do enlace.
  • Bom dia,
    Tenho sim um roteador em cada uma das pontas e foi neles que configurei as rotas, mas não é o foco aqui.

Vou postar o print do enlace para verificar a comunicação do ponto a ponto.

Ponto de Acesso:

Estação:
  • R4V3RR4V3R 8420 Pontos
    Bom apenas 2 detalhes que eu recomendaria à você ficar atento..
    1) Você está usando um canal DFS, se você sabe o que isso implica e os cuidados que deve ter, tranquilo, Se não sabe, eu recomendo usar um canal não DFS.
    2) Tem uma boa quantidade de chain imbalance, que é a diferença de sinal entre a polarização vertical e horizontal, isso nos diz que um ou ambos os equipamentos estão meio "tortos", mas como a distância é muito pouca isso tem pouca influência na situação final, ainda assi, se você puder melhorar o alinhamento, então isso é sempre recomendado, OK?