Bem-vindo à Comunidade UBNT

VLAN não funcionando

Eu estou configurando uma rede que tem 2 modens de 2 internetes diferentes conectados em um USG em modo failover, um Cloud Key e 21 unifi (não tenho switches ubiquiti, só convencionais) eu criei uma rede corporativa e uma de visitantes que está como VLAN, eu criei 2 redes wireless, uma normal que pega os IP's da rede corporativa e uma outra que viculei com a VLAN da rede de visitantes para separar os dispositivos conectados, o problema é que os dispositivos conectados na rede VLAN estão pegando os IP's da rede corporativa, o que eu faço para resolver?

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 824 Pontos
    Se os switches não forem gerenciáveis e não suportarem VLANs, então não será possível fazer essa separação lógica dos SSIDs por VLANs nos APs. Para roteamento inter-VLAN funcionar, não basta ter o USG, também é necessário que os switches suportem VLANs.
  • Sem switches gerenciáveis existe alguma forma de eu separar pelo menos os clientes da rede cabeada e os da rede wireless como por exemplo: 192.168.25.x para cabeada e 192.168.26.x para a wireless? por que se eu deixar todos na rede 25, uma hora vou ter mais que 255 dispositivos e ficarei sem IP's suficientes. 
    Sem switches gerenciáveis o que você pode fazer é habilitar a política guest para impedir que os clientes do Wi-Fi tenham acesso às demais máquinas na rede corporativa, mas ainda assim sem VLANs, ou seja, todos os clientes vão compartilhar o mesmo domínio de broadcast. 

Como Configurar uma Rede de Visitantes no UniFi Controller?

Uma alternativa técnica seria criar duas sub-redes distintas nas interfaces LAN1 e LAN2 do USG, cada uma diretamente conectada em um switch diferente, dessa forma é possível separar fisicamente os domínios de broadcast e ainda assim ter comunicação entre as sub-redes via roteamento no USG, mas definitivamente não é a solução mais flexível porque cada AP estaria limitado a uma única sub-rede. Sem dúvida a solução correta é ter switches gerenciáveis...
  • Em se tratando dos computadores e outros dispositivos de rede conectados a minha rede cabeada e que são máquinas padrão da empresa, posso determinar nas configurações um IP fixo para cada uma delas, fazendo isso, a controladora vai reservar esses IPs para essa determinada máquina impedindo conflito caso um DHCP que se conectar antes dessa máquina da empresa?
    Não, não é assim que funciona o serviço DHCP. A reserva tem que ser feita manualmente e outra coisa é a definição do escopo de endereços automáticos. Além disso, a atribuição de IPs manualmente não muda em nada o processo de separação das sub-redes explicado nos comentários anteriores...
  • Quanto as subredes eu já entendi, eu apenas quero saber se existe uma forma de eu quiser que determinada máquina que aparece na aba devices, a qual eu sei qual é através do mac da mesma, pode ser configurada com um ip fixo e a controladora guarde esse ip sempre para essa máquina para que caso quando ela estiver desligada, um dispositivo conectado via dhcp não pegue esse IP.
  • Samuel, acabei de descobrir que a rede em que estou trabalhando tem tanto switches burros como também gerenciáveis (HP 1910-48G e HP 1910-24G), é possível adotar esses switches no unifi controller ou só equipamentos ubiquiti são compatíveis?
    Somente equipamentos UniFi.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.