Bem-vindo à Comunidade UBNT

Unifi AC-M-PRO com alcance baixo

Boa Tarde!

Adquiri um AP-AC-M-PRO principalmente pela área de cobertura que dizem que ela alcança, 183m.
Instalei ela em uma laje a mais ou menos 6 metros de altura e com nenhum obstáculo a frente (conforme a imagem abaixo), o sinal dela não chegava nem a 30 metros de distância.
Fiz um teste, instalei no prédio no 2º andar mais ou menos 3 metros de altura, o sinal no pátio que eu necessito de sinal melhorou mais ainda muito longe do especificado, nesse segundo andar o sinal chega a no máximo 50 a 60m sem nenhum obstáculo a frente.
Gostaria de saber se tem alguma configuração especifica no software? Já atualizei o firmware e nada de melhorar.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    "sinal" em que banda? Com quais configurações de canais e potência de transmissão?
    Eu já fiz testes com esse equipamento nessas distãncias aí.. entre 100 e 150 metros em ambiente urbano denso, e consegui manter 10Mbps de throughput real em 2.4Ghz e mais de 50Mbps em 5Ghz..
    Esse equiapamento representa a melhor combinação de rádios + antenas integradas da linha AC Gen2, mas dito isso, é preciso entender que sendo um equipamento que irradia o sinal em um padrao omnidirecional, ele tem limtações assim como qualquer outro nessa classe.
  • yagordiasyagordias 0 Pontos
    Banda 2.4 Ghz , canal 13, amplitude de canal HT40 e potência de transmissão ALTA e já fiz teste com automático.

• R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    Certo, vou descrever aqui o meu posicionamento técnico com base em boas práticas em geral e 6 anos de experiência com essa plataforma especificamente, aí você verifica o que se encaixa no seu ambiente.
    1) Não é recomendado usar canais com largura de 40Mhz na banda de 2.4Ghz, você gera mais interferência, causa mais interferência, e pode ter o efeito inverso do esperado inclusive, principalmente em ambiente externo
    2) O fato de ter configurado o canal com largura de 40Mhz, inerentemente "diminui" a potência de transmissão em 3dB, ou seja, pela metade(escala logaritmica), então se o objetivo é alcançar a maior distância, o uso de um canal com 40Mhz de largura é incompatível com este requisito.
    3) Não é recomendado usar o canal 13. Embora tecnicamente viável para uso no Brasil, na prática você não escapa de toda a interferência de qualquer equipamento no canal 11. Ademais, dispositivos cliente com procedência americana(por exemplo), não serão capazes de se conectar à rede, ou sequer "enxergá-la", porque simplesmente não tem a possibilidade de utilizar o canal 13 para comunicação.

Ademais, se este equipamento está instalado na borda do estacionamento e a intenção era prover cobertura pra área que aparece na foto, e não para toda a área atrás do access point, que não aparece na foto, então teria sido melhor usar uma combinação do UAP-AC-Mesh com a antena UMA-D, sendo esta com um padrao direcional, ao invés do equipamento que você usou que tem um padrao de irradiação do tipo omnidirecional.

Concordo com as recomendações que fez de canais e sua largura de banda. Estava tudo padrão fui mudando para ver se a área que o sinal chega aumentava.
    Como não obtive melhora deixei conforme padrão de fábrica.

Instalei um roteador TP Link e por incrível que pareça está melhor que o equipamento a Ubiquiti.  
  • R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    editado outubro 2
    Melhor em potência de transmissão no rádio, até pode ser, já que a TP-Link não está nem aí pra seguir regulamentações de limites de potência de transmissão, principalmente as da industria americana, já os equipamentos Ubiquiti seguem esse tipo de padrão à risca.
    Já em capacidade de conexões simultâneas, recursos e gerenciamento centralizado, nao existe no mercado nenhum equipamento da TP-Link que chegue perto deste AC-M-Pro, mas talvez isso não seja o que você precisa de qualquer forma...
    Eu preciso das duas coisas no mesmo aparelho potencia de transmissão no rádio e alta capacidade para conexões simultâneas. Sei da qualidade dos equipamentos da Ubiquiti, utilizo já faz 3 anos dois UAP- AC- Lite.
    Mas me decepcionei com AC-M-PRO, estão fazendo uma propaganda enganosa. Conforme a imagem abaixo fala que o alcance é de 183m mas na verdade não chega nem 50m.

• UI-SamuelUI-Samuel 851 Pontos

• R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    editado outubro 2
    yagordias disse:
    Eu preciso das duas coisas no mesmo aparelho potencia de transmissão no rádio e alta capacidade para conexões simultâneas. Sei da qualidade dos equipamentos da Ubiquiti, utilizo já faz 3 anos dois UAP- AC- Lite.
    Mas me decepcionei com AC-M-PRO, estão fazendo uma propaganda enganosa. Conforme a imagem abaixo fala que o alcance é de 183m mas na verdade não chega nem 50m.

Bom, estes dois que você cita são os equipamentos que eu mais utilizo na verdade.. UAP-AC-Lite pra ambiente indoor e Mesh/Mesh-PRO pra ambiente outdoor.
    Já fiz testes extensivos não apenas com estes modelos claro, mas com basicamente todos os modelos da linha só com exceção dos XG, e eu sempre afirmo categoriamente, que o Mesh-PRO tem a melhor combinação de rádios + antenas integradas ao corpo do equipamento de toda a linha, porque realmente o ganho das antenas é absurdo, tanto pra ambiente indoor como outdoor que é para onde ele foi feito.
    Se você não consegue aproveitar o sinal do equipamento após 50 metros, então com certeza absoluta tem algo de errado em um destes 3 pontos
    1) Sua rede ou forma de configuração dela
    2) A forma de instalação do equipamento ou questões externas, alheias à sua rede especificamente, ou
    3) Um defeito no equipamento específico que você está usando, o que não pode ser descartado, mas eu confesso que jamais vi algo assim neste modelo..
    Como eu disse eu já testei esse equipamento especificamente em ambiente urbano denso e ele é absurdamente bom pro valor que custa..
  • rronaldorronaldo 0 Pontos
    Estou com o mesmo problema
  • rronaldorronaldo 0 Pontos
    Vou acionar a garantia
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.