Bem-vindo à Comunidade UBNT

Planos de 100 Mega em Cenário PTMP com a Tecnologia LTU da Ubiquiti

UI-JallesUI-Jalles 146 Pontos
editado outubro 3 em Experiências Exitosas

Olá pessoal, 

Esse post é uma tradução de uma história de sucesso real de um membro da comunidade Global, que relata a sua experiência em estar utilizando a tecnologia LTU Ubiquiti num cenário PTMP real.

Para quem não conhece, a tecnologia LTU (Long Term Ubiquiti) foi desenvolvida com o intuito de suprir a necessidade do WISP de entregar cada vez mais velocidade utilizando frequências que operam na banda de 5GHz.

Acesse esse link para mais informações sobre a tecnologia LTU.

Post original na Comunidade Global.

Detalhes da Minha Rede PTMP LTU

Gostaria de compartilhar mais informações sobre minha rede PTMP LUT com 27 CPEs.

Há 2 anos venho atendendo clientes residenciais com essa rede e no último um ano e meio, também alguns clientes corporativos.

Como AP estou utilizando um Rocket LTU com antena Titanum com 60⁰ de abertura. A largura de canal configurada no AP é de 20MHz. 

Na imagem abaixo é possível visualizar informações como distância, nível de sinal e velocidade de algumas CPEs conectadas. A maior parte dos clientes mostrados estão atingindo a modulação de 10x (1024QAM).

O desempenho de um rádio LTU é muito superior se comparado a equipamentos que utilizam a tecnologia Wi-Fi convencional. Com essa tecnologia é muito mais fácil alcançar altas modulações em ambientes ruidosos. Com níveis de sinal onde um rádio convencional atingiria 8x (256QAM) de modulação, os que utilizam a tecnologia LTU conseguem alcançar 10x (1024QAM). Num ambiente onde um rádio convencional alcançaria 6x (64QAM), um equipamento LTU pode chegar aos 8x (256QAM).

A tecnologia LTU passa muito mais pacotes por segundo (PPS) nos seus 8x (256QAM) de modulação se comparado a um rádio Wi-Fi convencional. Combinando essas duas características é possível entregar mais banda para os clientes.   

Todas as CPEs estão dentro dos 60⁰ de cobertura do painel setorial. Os rádios conectados na extremidade da célula onde o nível de sinal é 6dBm menor, são os com 8x de modulação. Eu deveria ter optado por CPEs com maior ganho de antena para atender clientes mais afastados. 

A velocidade máxima do modo PTMP LTU é determinada de acordo com a distância do cliente mais afastado. No meu caso, eu tenho um cliente conectado a 12.8km e isso acaba diminuindo como um todo a velocidade do setor. Se você respeitar uma distância máxima de atendimento de 3km, com certeza as velocidades atingidas serão melhores do que as minhas. Não há necessidade de ajustar nada manualmente. A tecnologia PTMP LTU dimensiona automaticamente o tempo de transmissão de cada cliente baseado nas distâncias detectadas.

Dashboard

O menu Dashboard dos equipamentos PTMP LTU possui alguns recursos interessantes e muito úteis que são atualizados em tempo real. 

Menu com a distribuição do airTime

Cada cor indica uma CPE diferente e tempo de transmissão utilizado por ela. As cores indicam também a eficiência do link, sendo as cores mais frias (azul e verde) representando ótimos links (10x de modulação), e as cores mais quentes (laranja e vermelho) indicam links com menor performance (8x e 6x de modulação).

O menu com a distribuição do airTime é atualizado em tempo real. Aqui podemos vê-lo um minuto depois.

Através desse menu é possível visualizar o nome da CPE, o seu airTime e Link Score.  

Outro informação útil do Dashboard é o gráfico que mostra airTime a longo prazo.

Esse gráfico traz um histórico de informações coletadas durante o último minuto, onde as informações mais atuais são exibidas à direita.

Cada cor representa uma CPE. Você pode clicar em qualquer lugar ao longo do gráfico e obter a taxa de download dos usuários mais ativos. No clique acima podemos ver informações de um dos meus maiores clientes comerciais, que vinha utilizando 81Mbps enquanto um cliente residencial estava consumindo 13Mbps. 

Esses gráficos ajudam a identificar conexões problemáticas e como elas afetam o desempenho de toda a célula. 

O tecnologia PTMP LTU possui um grande ganho de desempenho se comparado ao airMAX AC. Abaixo podemos observar um teste de velocidade de um cliente conectado a 3.2km de distância de um AP operando em 20MHz com 16 clientes conectados simultaneamente. Lembre-se de que essas velocidades são simultâneas (download e upload), onde o teste não foi feito numa única direção.

Quando o número de CPEs conectadas simultaneamente foi para 27, o mesmo cliente obteve o seguinte resultado:

O desempenho agregado dos setores permanece o mesmo, porém a performance individual por cliente diminui um pouco quando o número de conexões aumenta, mas isso é algo que será facilmente resolvido com o novo processador do Rocket LTU.

UI-Samuel

Comentários

• Então bem interessante a aplicação, porém não vi esses produtos datasheet no Brasil ou em português, tem previsão de abrir mercado no Brasil e homologação?
  • UI-JallesUI-Jalles 146 Pontos
    Então bem interessante a aplicação, porém não vi esses produtos datasheet no Brasil ou em português, tem previsão de abrir mercado no Brasil e homologação?
    A tecnologia LTU para uso em aplicações PTMP ainda está em carácter de testes. Estimamos o seu lançamento oficial no Brasil para o segundo semestre do próximo ano. 

Hoje você já pode usufruir da tecnologia LTU apenas em cenários PTP utilizando o ariFiber 5XHD. Esse equipamento é homologado pela ANATEL e pode ser adquirido através de distribuidores brasileiros

• joseniltonjosenilton 16 Pontos
    Muito top
    Esse equipamento já está a venda ?
    josenilton disse:
    Muito top
    Esse equipamento já está a venda ?
    O modo PTMP da linha LTU ainda está em caráter de testes. Acreditamos estar disponível no Brasil a partir do segundo semestre do próximo ano. 
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.