Bem-vindo à Comunidade UBNT

Problema de comunicação entre ipod 6 x unifi AC Pro - Rede Restaurante

Prezados, implantamos a quase 1 mês 4 AP unifi AC pro em um cliente de restaurante que trabalha com uma aplicação móvel para os garçons 30 no total, com isso colocamos 30 ipod novos e 4 AC pro para se comunicar sendo 1 em cada área do salão. 
Fizemos o floorplan, posicionamos os equipamentos conforme visualização, a área é aberta e tem medidas de 40x20 e já configuramos de diversas formas, tivemos muita evolução mais ainda temos vários problemas de comunicação. analisando o ultimo comportamento percebo que os dispositivos se desconectam as vezes de 1, 2 ou 3 e ficam todos apenas em 1, no exato momento verifico que tenho comunicação com todos os dispositivos, mais inclusive nos ipood o SSID não aparece... 

Abaixo segue como está nesse momento minhas configurações.
Controler e Unifi com as ultimas atualizações de hoje
Apenas a rede 5ghz habilitada
Fast roaming habilitado
wpa2 only / aes/ccmp only
gtk 36000
conectar apenas em 5ghz 
dtin 5g - 3
5g data rate control 9mbps
dhcp snooping habilitado
download e upload 1gbps

no dispositivo 
VHT40Mhz 
canais não sobrepostos
potencia de transmissão alta
rssi minimo -82dbm

Por favor me ajudem com relação a esse caso, já estamos trabalhando a mais de 30 dias e continuamos tendo problema e que analisado está relacionado com a comunicação do AP para o Ipod. 

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 885 Pontos
    Possivelmente o seu problema de roaming está relacionado à configuração de potência alta nos APs, já que os dispositivos clientes têm aproximadamente 30% da potência do AP. Se você diminuir a potência dos APs certamente melhorará muito o comportamento do roaming  (se a rede estiver bem dimensionada), já que os clientes provavelmente não vão ficar "travados" em um AP distante com alta potência. Não sei a escala do seu mapa, mas parece que você tem poucos APs, até porque com  menor potência de transmissão você vai precisar de mais APs. 
  • Olá Samuel a medida do local é de 40x20. teria alguma melhora se eu configurasse nesse caso em Zero Handoff ou pra diminuir o roaming posicionasse de outra forma e reduzir o numero de AP pra diminuir a mudança de rádio?
    A aplicação trafega durante uma operação apenas 10mb no máximo, mais em vários pacotes pequenos. Ontem desabilitei o RSSI e a performance melhorou em relação a parte dos rádios, mais alguns dispositivos tem ainda a dificuldade de interrupção na movimentação dos  rádios 
  • CarlosBCarlosB 48 Pontos
    @denis.azevedo

Fiz uma simulação simples, assumindo que os APs estão cabeados e a rede seja apenas para os 30 iPods dos garçons.
    Os resultados estão mais abaixo.

A planta (40m x 20m) não está em escala, está dando uma pequena diferença nas medidas, o que afeta o resultado.
    Considerei o salão como um vão livre com absolutamente nenhum obstáculo, apenas as paredes externas, e altura de 2,60m.

Pela simulação, você pode desligar dois rádios e ainda terá uma boa qualidade de sinal, claro que isso deve ser validado com um Site Survey no local.

Configurações:

• Fast Roaming - o dispositivo precisa ser compatível, já verificou?
    • DTIM - Experimente com 1, se tiver problema passe para 3;
    • Data Rate - 24 Mbps;
    • Down e Upload 1 Gbps - remova essa configuração;
    • Potência - Simulado com 6 dBm (Custom), aumente gradativamente se necessário;
    • RSSI - remova essa configuração.
    • Canais UNII 1 e 3 usando 40 MHz.

Teste e comente como ficou...

Signal Strength 5 GHz

Air Time 5 GHz

Data Rate
     5 GHz

SNR
     5 GHz

PS: há o gradiente em cinza por baixo das cores que atrapalha um pouco a visualização. Dá para aumentar a imagem usando o botão direito para abrir em nova guia.
  • vou fazer essa mudança hoje a noite e vou acompanhar no horário do almoço amanha pra validar... agradeço desde já a ajuda com as informações.. só uma duvida quanto a potência, sugere então que eu configure os rádios para operar em potencia de transmissão média ou ainda menos sendo customizado?
  • Realmente não havia informado mais a altura é de 5m e não temos paredes nas extremidades, o campo é aberto também na face frontal e lateral pois se trata de um restaurante em área de shopping. mais fiz o RF scan pra eleger os melhores canais..
  • langellalangella 9 Pontos
    Cara, vc já tentou desligar o Fast Roaming?  Nos meus testes aqui só atrapalhou o roaming entre WAPs - O handoff eu deixo a cargo to Minimum RSSI e  em -67dBm - o iPod vai ficar conectado sempre no mesmo AP até a hora que o sinal ficar mais baixo que -67 e aí vai mandar um HandOff request pro iPod, se outro AP tiver com sinal mais alto ele conecta automaticamente no outro.   Isso acontece muito rapido e ao nao ser que vc use Wireless VOIP eu nao vejo motivo para ativar o Fast Roaming

denis.azevedo
    vou fazer essa mudança hoje a noite e vou acompanhar no horário do almoço amanha pra validar... agradeço desde já a ajuda com as informações.. só uma duvida quanto a potência, sugere então que eu configure os rádios para operar em potencia de transmissão média ou ainda menos sendo customizado?
    Com a informação de que se trata de uma área aberta em shopping, e dependendo de como está o uso em 5 GHz, talvez precise de mais potência, todavia, sempre comece com menos e aumente conforme o necessário.

Além disso, se o espectro estiver muito concorrdio, use 20 MHz no canal menos congestionado, podendo ser UNII-2. se os dispositivos aceitarem. Só é preciso monitorar.

Outro ponto importante é se os garçons/dispositivos ficam apenas na área do 'salão' ou se transitam além desses limites...
    denis.azevedo
  • Prezados,
    Fiz hoje a retirada de um dos Ap´s o que me referi e nesse momento está dessa forma, também sai dos canais DFS e configurei apenas nos não DFS, reduzi ainda a potência para media. quando vou fazer o RF Scan vejo um comportamento bem estranho.

A 1° imagem é do AP4 (ch38 40Mhz) a outra AP2 (ch151 40Mhz), algo poderia justificar o RF de um está tão prejudicado frente ao outro?
    • Fast Roaming - o dispositivo precisa ser compatível, já verificou? Sim são todos Ipod 6
    • DTIM - Experimente com 1, se tiver problema passe para 3; Mantive em 3 pois como são IOs a documentação orienta pra manter em 3 e economizar a bateria dos dispositivos, senão pode descarregar durante 1 turno
    • Data Rate - 24 Mbps; coloquei em 12, fiquei preocupado de colocar em 24 e desconectar muitas vezes, mais subi de 9 pra 12, vou gradativamente
    • Down e Upload 1 Gbps - remova essa configuração; removido
    • Potência - Simulado com 6 dBm (Custom), aumente gradativamente se necessário; coloquei em media
    • RSSI - remova essa configuração. removi
    • Canais UNII 1 e 3 usando 40 MHz. todos estão em 40Mhz
    editado novembro 9
    Como ficou a rede depois das alterações ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.