Bem-vindo à Comunidade UBNT

APs REDUZINDO A VELOCIDADE DE BANDA

Bom dia Pessoal,
Temos 8 UniFi AP aqui na empresa porem tem 3 semanas que eles estão reduzindo a velocidade de download para os dispositivos clientes e eu ja não sei mais o que fazer 

Revisei o Switch e cabeamento , (no cabo POE estão chegando os 60MB testei na ponta de todos eles com o Notebook)
Atualizei a controladora (5.11.50_12745) e o firmware dos UniFi (4.0.66.10832) 
Não tem limite de Banda n User Groups esta como padrão ilimitado 
Removi os rádios e adotei novamente (No primeiro momneto eles entregam a velocidade cheia, passado alguns minutos eles voltam a reduzir a Banda)

Alguém me ajuda por favor !

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 885 Pontos
    Quais testes você já fez antes de chegar na conclusão de que o problema é o AP e não alguma eventual mudança ambiental? A taxa de transmissão é consequência do índice de modulação (MCS) negociado entre AP e cliente e depende do SNR que é a relação entre o nível de sinal e o ruído percebido no local. Se o ruído/interferência no local aumentou repentinamente, é exatamente isso que vai acontecer, principalmente em 2,4 GHz.

Já fez uma varredura do espectro (1)? As configurações de potência e canais dos rádios estão automáticas? Se sim, recomendo refazer manualmente seguindo as boas práticas explicadas em (2):

(1) http://bit.ly/WiFi-Survey
    (2) http://bit.ly/WiFi-Projeto
  • Bom dia Samuel,

Os teste foram basicamente comportamentais eu sou novo usuário da tecnologia UniFi por tanto peço desculpas pelo desconhecimento.

Os rádios foram instalados a 1 ano e meios mas nunca tive esse problema, começou com reclamação sobre a lentidão de acesso a sites pela rede Wi-fi ha duas semanas então primeiro atualizei a firmware da controladora e depois os rádios acreditando que haveria alguma mudança.

Sem sucesso fiz um varredura no Switch onde os rádios estão conectados HP 1910 Gerenciável (APs não usam vLANs estão na mesma rede local ) já que as maquinas cabeadas não apresentaram diferença de performance utilizando 50 GB a 60 GB durante os testes de internet pelo velocímetro da simet.nic.br. Nas portas do switch e na porta lan e saida POE da fonte dos APS  a velocidade continua constante igual as citadas acima.

então troquei o radio por um novo ( mesmo modelo) que estava preparado para backup, fiz a adoção e atualização de firmware e coloquei no lugar no inicio ele deu a velocidade chei mas passado alguns instantes ele reduz a velocidade hora para 6 MB hora para 12 GB e momentos a 1MB esse radio normalmente opera com no máximo 8 usuários então como alterei o radio e mesmo assim não funcionou desconfio que algo esteja errado nas configurações mesmo não tendo alterado nada recentemente na controladora.

Tentei criar um novo SSID para poder ter certeza de que não estava recebendo sinal de outra AP e novamente no primeiro momento funcionou mas logo após a banda foi reduzida.

Desconheço sobre o MCS e SNR vou procurar e estudar para entender sobre.

Sim, As potencias dos rádios estão no automático HT20 , nunca alterei antes.
    E obrigado pelo excelente material sobre Wi-fi, muito completo e esclarecedor,  Ja fiz a leitura mas vou precisar reler para fixar melhor e realizar a diminuição da potencia junto aos ajustes  que você indicou. depois de esmiuçar o material voltarei a fazer os testes.
  • Samuel,

Muito Obrigado pelas dicas consegui resolver o problema seguindo as boa praticas de Projeto, Observei que a potencia do equipamento estava chegando na borda no equipamento (-82 dBm) , assim  realoquei  antena para um ponto mais próximo e centralizado, defini  um canal (11) e reduzi a potencia da antena para Media (15 dBm) agora os dispositivos cliente  estão recebendo s sinal de (-44 dBm) e a velocidade foi normalizada  normalizada.

Obrigado pela documentação e estou acessando os videos de treinamento agora disponíveis no canal oficial no youtube  para me aprofundar.

Obrigado mais uma vez , grande abraço !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.