Bem-vindo à Comunidade UBNT

AJUDA PROBLEMA DE CONFIGURAÇÃO

Bom dia a todos

Estou precisando de uma ajuda dos mestres. Sou super fan da UBIQUITI, gostaria de ter mais $$$ para poder ter tudo dentro dos limites da minha casa, enfim... Vejam minha topologia e se conseguem me ajudar:

INTERNET 
- NET VIRTUA 240MB com link dinâmico na WAN

MODEM ARRIS TG1692A 
- WAN dinâmica, 
- Lan com IP Estático
- DHCP desligado, 
- Firewall desativado
- Modo de operação em bridge
- Wifi 5G e 2G desativados

ROTEADOR TIME CAPSULE HORIZONTAL
- Internet configurado como DHCP Dinamico e DNS primario e secundario do Google,
- Rede com DHCP e NAT ativos e com ips reservados estáticos para os devices que se conectam na rede (inclusive com reserva para os dois AP AC Lite que tenho conectados, sendo o primeiro por cabo e o segundo por mesh)
- Wifis Desligados

AP 1 V4.0.66.10832
- Conectado por cabo 
- RÁDIOS 2G em HT20, canal 7, potencia em auto e Permitir meshing habilitado
- RÁDIOS 5G em HT40, canal 161, potencia em auto e Permitir meshing habilitado
- WLANS 2G grupo default, nome com as duas redes wifi que tenho
- WLANS 5G grupo default, nome com as duas redes wifi que tenho
- SERVIÇOS VLAN com LAN, SNMP nada
- REDE usar DHCP
- UPLINKS SEM FIO Permitir Meshing desabilitado e Configurar manualmente desabilitado

AP 2 V4.0.66.10832
- Conectado por Meshing ao AP 1 
- RÁDIOS 2G em HT20, canal 7, potencia em auto e Permitir meshing habilitado
- RÁDIOS 5G em HT40, canal 161, potencia em auto e Permitir meshing habilitado
- WLANS 2G grupo default, nome com as duas redes wifi que tenho
- WLANS 5G grupo default, nome com as duas redes wifi que tenho
- SERVIÇOS VLAN com LAN, SNMP nada
- REDE usar DHCP
- UPLINKS SEM FIO Permitir Meshing Habilitado (CONECTADO NO AP 1) e Configurar manualmente desabilitado

CONTROLADORA V5.11.50
- SITIO Serviços Monitor de ligação habilitado e selecionado Gateway padrão
- SITIO Capacidade do Provedor, Receber 300 Mbps e Enviado 30 Mbps
SITIO Rede de Otimizaçãao desabilitado
- REDES SEM FIO duas uma Guest com Grupo de Utilizador limitado e combine name 2G 5G ativo, Controle 2G da Taxa de Dados está ativo entre 6Mbps e 54Mbps, o Controle 5G da taxa está desativado
- Grupos de usuários, 1 com limitação de banda (GUEST) e outro sem limitação (Default)

Esta é a minha topologia e configurações que utilizo. Entretanto encontro muitos problemas, como:

- Alta latência na rede
- Perda de Sinal
- APs desligam
- Problemas para resolver um nome de domínio para um IP (tempo limite de DNS)
- Alta Latencia de TCP para determinados clientes
- Tempo limite de autenticação WPA/Falha
- Tempo limite/Falha DHCP

Um AP está no andar superior da casa e o outro fica embaixo, ambos se enxergam e o tempo que a rede está ativa, percebo o sinal full em todos os cantos da casa.

O que pode estar ocorrendo ou considerando os equipamentos e as configurações que informei, qual seria o melhor cenário para a conexão. Tenho em média de uns 12 equipamentos que se conectam através de wifi, celulares, tablets, impressoras e notebooks e apenas dois equipamentos são ligados por LAN (um note e um AP).

Agradeço de antemão a paciência e o tempo dispensado por vcs para a apreciação do meu caso.

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 885 Pontos
    Recomendo refazer as configurações de potência e canais, conforme explicado nos artigos abaixo:

http://bit.ly/WiFi-Survey
    http://bit.ly/WiFi-Projeto
  • setusamasetusama 6 Pontos
    UI-Samuel disse:
    Recomendo refazer as configurações de potência e canais, conforme explicado nos artigos abaixo:

http://bit.ly/WiFi-Survey
    http://bit.ly/WiFi-Projeto
    Obrigado Samuel,

Algumas dúvidas:

- O AP1 ligado por cabo tem que estar em canais diferentes (tanto 2G como 5G) do AP2 que está por messhing no AP1?
    - E as opções de manter meshing ligado nos Radios de ambos APs está correto?
    - E apenas no AP 2 UPLINK habilitado está correto?

Vi em alguns comentários deste fórum que quando vc mantem por padrão, na controladora, Monitor de Ligação Habilitado, ele desliga os APs quando a maquina com a controladora está desconectada. Entretanto, sem esta função habilitada, não dá para abrir o uplink nas Antenas e colocar meshing.

Outra coisa é que usei o WiFiman (meu caso é iOS) então considerei o resultado apenas do teste de velocidade e o resultado é satisfatório (quando a rede está no ar). Vc identificou alguma coisa que poderia melhorar nas configurações que citei acima e que poderiam estar causando tanto estresses na rede?

Vale citar que não tenho interferências elétricas por onde estão passando os cabos de redes. Tenho visto tbm
  • UI-SamuelUI-Samuel 885 Pontos
    O Mesh da solução UniFi é feito em 5 GHz, então necessariamente o AP repetidor utilizará o mesmo canal do AP cabeado (raíz) nessa banda, mas você pode (e deve) utilizar canais diferentes e não sobrepostos em 2,4 GHz. Se você usa Mesh entre os APs, então necessariamente deve manter o recurso Uplink Connectivity Monitor ativado. A recomendação é desativar esse recurso se todos os seus APs forem cabeados (ideal). Em relação às boas práticas de configuração, recomendo a leitura dos artigos que compartilhei antes. 
    Oi Samuel, obrigado pelas dicas. Refiz basicamente os ajustes de canais, no mais, não alterei nada.

Aparentemente as quedas pararam, porém a velocidade do wifi, medido embaixo das antenas e no limite de sinal propagado, caíram drasticamente

Veja nos prints algumas coisas que ainda persistem e se puder me dar uma dica, considerando o cenário já exposto, com ajustes apenas nos canais das antenas e potencia que ficaram assim:

AP 1
    Canal 2G "1" e potência em médio
    Canal 5G "153" e potência em auto

AP 2
    Canal 2G "6" e potência em médio
    Canal 5G "161" e potência em auta

Nos prints da Experiência, o AP KIDS é o AP 1 conectado no cabo e o AP SALA é o AP 2 conectado por mesh no AP 1.

O Restante não alterei, você tem alguma sugestão para eu melhorar um pouco mais a performance, fico muito agradecido!

Olá, algum amigo com conhecimentos melhores que o meu para me auxiliar?

Obrigado!

abs
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.