Bem-vindo à Comunidade UBNT

Uplink não connecta

Bom dia, 

Eu estou a implementar unifi wireless uplink com 1 UAP-AC-IW e 1 UAP-AC-Mesh para cobrir a distancia de 80 metros. No entanto após a configuração e inicial e validação que o Uplink esta a funcionar correctamente, o AP mesh quando é colocado nos 80 metros nunca connecta.

Durante os testes
 - validei que consigo ligar-me ao wifi no limiar do cobertura de sinal pelos +/- 65 metros;  
 - validei que o AP mesh quando instaldo nos 80 metros e no 1ro arranque consegue identificar o Uplink, mas a ligacao e recusada;
 - validei que se mover a AP mesh para os 58 metros nunca connecta, e por vezes o AP IW reduz a cobertura de sinal para o 20 metros.
 - após todos os testes efetuados se mover o AP mesh para junto do IW connecta-se correctamente ao UPlink
 - consigo validar no unifiman que o ap iw esta a emitir a 81 / 83 dbm (Força Sinal -  AP_IW.jpg) e o AP mesh a 50 dbm (Força Sinal -  AP_IW mais AP mesh.jpg) mas nunca se veem.

O que poderá ser?
 - Será que está implementado algum bloqueio, para não deixar ligar equipamentos acima dos -80 dbm? Caso sim, é possivel remover o bloqueio? (definindo o AP IW com o minimo RSSI de 93 dbm continua a não connectar)

Qual será o problema?

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 896 Pontos
    Se você já mediu os níveis de sinais e chegou na conclusão de que o limite no seu ambiente é X, então não há razão para não acreditar nos resultados de um survey realizado in loco. Além disso, tenha em mente que a recomendação para uso do Wireless Uplink é que o sinal repetido tenha pelo menos 70% para que haja qualidade, o que certamente não ocorrerá recebendo um sinal tão baixo quanto -80dBm.

Wireless Uplink: Como Montar Uma Rede WiFi Mesh em Locais de Difícil Passagem de Cabos
  • Quer dizer que o Wireless Uplink só irá funcionar se o AP apanhar  aproximadamente 70% = ~74 dbm  do emissor!? Se assim for, é possível desbloquear o limite?

Se o wifi de ambos cobre até 90 metros de distancia, se colocar o segundo AP a 90 metros de distancia do primeiro, a intercepção do sinal será nos 45 metros logo deveria de dar correcto?

Com 82 dbm tenho aproximadamente 23 mbps de velocidade (2 MB), que é suficiente para a necessidades.

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    A tecnologia Mesh nesses equipamentos não funciona como você deve estar imaginando, recomendo dar uma lida no tópico oficial que ajuda a dimensionar a solução aqui: https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/115002262328-UniFi-UAP-Configuring-Wireless-Uplink
  • paulomtabordapaulomtaborda 0 Pontos
    editado novembro 25
    R4V3R disse:
    A tecnologia Mesh nesses equipamentos não funciona como você deve estar imaginando, recomendo dar uma lida no tópico oficial que ajuda a dimensionar a solução aqui: https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/115002262328-UniFi-UAP-Configuring-Wireless-Uplink
    No site não refere os dbm's minimos autorizados para uplink.

O site https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/221321728-UniFi-Understanding-and-Implementing-Minimum-RSSI  refere  minimu rssi 80 dBm, mas nada diz que bloqueia a ligação de 1 equipamento.

Logo e apesar de existir 1 minimo de troughput deveria de deixar connectar. 

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    editado novembro 25
    É porque não existe "dbm's minimos autorizados para uplink", isso é uma inferência que você está fazendo, e eu não faço a menor idéia de onde você tirou essa informação. O que existe são bom senso e boas práticas de design de células de RF, e que me parece que você não está observando com atenção... A começar por um dos equipamentos que você está usando, um UAP-AC-IW com baixíssimo ganho nas antenas(proposital, logicamente, dado a finalidade de uso específica deste modelo), o qual deve ser o pior equipamento da linha pra usar em configuração Mesh.
    Se você quer ou precisa usar mesh ou wireless uplink, então fique dentro das boas práticas, ou seja, sinal em torno de 70% ou mais(conforme exibido pela controladora). Abaixo disso você pode verificar instabilidades e baixa performance, ou mesmo inviabilidade de conectividade, que parece ser o seu caso pela descrição inicial.
    Ademais, o recurso MINRSSI não é obrigatório, tampouco vem habilitado por padrão. Isso é algo que você especifica, e habilita, por rádio, sob demanda e você absolutamente não precisa mexer com ele para resolver problemas relativos à conectividade em topologia Mesh.
  • R4V3R disse:
    É porque não existe "dbm's minimos autorizados para uplink", isso é uma inferência que você está fazendo, e eu não faço a menor idéia de onde você tirou essa informação. O que existe são bom senso e boas práticas de design de células de RF, e que me parece que você não está observando com atenção... A começar por um dos equipamentos que você está usando, um UAP-AC-IW com baixíssimo ganho nas antenas(proposital, logicamente, dado a finalidade de uso específica deste modelo), o qual deve ser o pior equipamento da linha pra usar em configuração Mesh.
    Se você quer ou precisa usar mesh ou wireless uplink, então fique dentro das boas práticas, ou seja, sinal em torno de 70% ou mais(conforme exibido pela controladora). Abaixo disso você pode verificar instabilidades e baixa performance, ou mesmo inviabilidade de conectividade, que parece ser o seu caso pela descrição inicial.
    Ademais, o recurso MINRSSI não é obrigatório, tampouco vem habilitado por padrão. Isso é algo que você especifica, e habilita, por rádio, sob demanda e você absolutamente não precisa mexer com ele para resolver problemas relativos à conectividade em topologia Mesh.
    Obrigado, pelo esclarecimento, mas para finalidade desejada 1 mega chega para as necessidades.

Após ler "as boas praticas" referidas por muita gente no meu ver, e bom que exista, no entanto para finalidade de extender / repeater penso que devia de haver 1 modo de remover os limites existentes para a ligação do Uplink.

Pelas várias análises que efetuei o uplink tem limites ou imposições para funcionar correctamente,
    1. tanto o Uplink cabelado e o uplink wireless tem de se ver 1 ao outro;
    2. a rede wifi + a rede wifi de gestão tem de ser ver 1 a outra
    3. tem de existir dBm minimos para a permitir ligar.

Chego a conclusão supra mencionada, porque os AP conseguem-se ver, o "sistema" que bloqueia a ligação porque não atinge os requisitos minimos.

A titulo de curiosidade, eu tenho 1 extender D-Link que custa 1/4 do Unifi e desde que tenha sinal wifi a chegar (-94 dBm) tenho internet a saida do d-link.

Em resumo não existe nada a fazer, enquanto não conseguir remover os bloqueios.  :/

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    Você não irá conseguir remover os "bloqueios", porque não tem bloqueios, a plataforma foi projetada pra funcionar exatamente da maneira como você está vendo e não adianta compará-la com repetidores de sinal da D-Link, isso não é a mesma tecnologia...
    Entenda, a solução de conectividade Mesh, tem sim limitações, propositais, que não dizem respeito ao usuário ou administrador final, mas que são definidas internamente pela Ubiquiti, por questões técnicas de performance e confiabilidade da solução, e isso não vai mudar, nem eu nem você não teremos acesso à esse tipo de informação ou configurações. Espero que tenha ficado claro.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.