Bem-vindo à Comunidade UBNT

Taxa Tx/Rx oscilando muito

vaquerovaquero 26 Pontos
Ola amigos do fórum

Fiquei contente com a criação de uma area especificamente para os brasileiros.

Nao sei se estou enganado, mas notei uma oscilacao muito grande no indice tx/rx em minha bullet M2. Ela esta conectada numa antena omini de 15dbi da Fly, nao é AirMax Omini da Ubiquiti, embora gostaria de comprar uma desta, mas o preço esta salgado ainda.

Uma hora esta com 65/65mbps, de repente cai para 65/6.5mbps, notei isto quando esta com mais de 9 usuarios conectados no ponto de acesso.

Sera necessario trocar pela AirMax Omini para resolver o problema?

Comentários

• UBNT-JamieUBNT-Jamie 711 Pontos
    Ola amigos do frum

Fiquei contente com a criao de uma area especificamente para os brasileiros.

Nao sei se estou enganado, mas notei uma oscilacao muito grande no indice tx/rx em minha bullet M2. Ela esta conectada numa antena omini de 15dbi da Fly, nao  AirMax Omini da Ubiquiti, embora gostaria de comprar uma desta, mas o preo esta salgado ainda.

Uma hora esta com 65/65mbps, de repente cai para 65/6.5mbps, notei isto quando esta com mais de 9 usuarios conectados no ponto de acesso.

Sera necessario trocar pela AirMax Omini para resolver o problema?
    Ol amigo,

Vai depender. . .se o problema est relacionado com rudo, pode ser que uma antena omni da linha airMAX resolva isso, sendo que os padres de irradiao evitam melhor as fontes de rudo em sua rea--basta comparar esses padres com o padro da antena que est usando agora: dl.ubnt.com/datasheets/airmaxomni/amo_ds_web.pdf.

Acredito que o problema est relacionado com o rudo--o rudo est muito alto a! O sinal mdio est em -84 dBm, sendo que o sinal de um cliente est em -82 dBm (2 dB de SNR  pouco demais!). Tente isolar este cliente e o Bullet tambm pra conseguir um throughput agregado melhor.

Verifique tambm que as zonas de fresnel esto livres de quaisquer obstrues.

Abraos,
    Jamie
  • vaquerovaquero 26 Pontos
    Obrigado pela dica, eu estava mesmo desconfiado que poderia ser rudo. Uma coisa que percebi eh que se alterar a largura de banda para 10mhz, o rudo fica em torno de 96dbm e o throuput mais estvel em 35/35mbps. Com isso tenho quase certeza que seja culpa da antena conectada a bullet, ja
    que ela nao esta habilitada ha trabalhar com a largura de banda fornecida pela bullet (65/65mbps)
  • granlaborgranlabor 3 Pontos
    ... Com isso tenho quase certeza que seja culpa da antena conectada a bullet, ja que ela nao esta habilitada ha trabalhar com a largura de banda fornecida pela bullet (65/65mbps)
    Oi Vaquero.

Como algumas pessoas utilizam os fórums para estudar, vou fazer correção do seu comentário. Nada pessoal, OK?

A antena é um dispositivo passivo que simplesmente recebe o sinal, aumenta o ganho e passa adiante. Portanto, a antena não possui limitação de amplitude de banda.

O piso de ruído elevado é inerente de instalação física precária ou então do excesso de potência de transmissão. Em casos raros o grande número de rádios operando em proximidade uns dos outros pode elevar o piso de ruído, mas o principal vilão é o excesso de potência.

Antenas de grande abertura cobrem uma área maior e estão mais suscetíveis a ruído, mas se o instalador sabe o que está fazendo, o uso desse tipo de antena não se torna um problema.

[]'s

ZéAlves
    Ubiquiti Certified Trainer
  • vaquerovaquero 26 Pontos
    Obrigado pelo complemento da resposta ZeAlves

eu falei isso da antena, posso estar errado mas talvez tenha um pouco de sentido, por que meu problema de ruido foi resolvido alterando a largura de banda de 20 para 10mhz na bullet.

A potencia esta em 23dbm.

Realmente a questao da potencia afetou mesmo alguns clientes conectados a omini.
    Enquanto o nivel de ruido para um cliente esta com -91 na bullet, o mesmo cliente esta com -87 no radio receptor dele.

Vou precisar reduzir a potencia ate um nivel que nao gere tanto ruido.
  • granlaborgranlabor 3 Pontos
    O caminho  esse mesmo. Potncia baixa e menor amplitude de canal.

Quando voc diminui a amplitude de canal voc reduz o nmero de portadoras (sub-canais) em uso. Isso resulta em melhor nvel de sinal x rudo. Nada haver com a antena.

[]'s

ZAlves
    Ubiquiti Certified Trainer
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.