Bem-vindo à Comunidade UBNT

Enlace

danielsldanielsl 0 Pontos
Jamie!! tudo bem

qual antena vc me aconselha para fazer um enlace de 26 KM

tenho dish 30 DB com Roquet m5 sera que da certo ??

Comentários

• pttptt 505 Pontos

Faz o calculo com o "AirLink"

www.ubnt.com/airlink/
  • danielsldanielsl 0 Pontos

Faz o calculo com o "AirLink"

www.ubnt.com/airlink/
    nao sei usar este trem

rsrsrsrs
  • vaquerovaquero 26 Pontos
    isso vai depender do terreno, visada, velocidade solicitada...entre outros

primeiramente devera ser feito uma pre-analise pelos programas de enlace, como o airlink da ubiquiti ou o radio mobile.

com base nestes resultados sera feito o levantamento de qual dispositivo se enquadra nas condicoes supra mencionadas.

ex:
    caso a visada nao seja boa, um equipamento capaz de "rasgar" as barreiras sao os da serie M900, ja se for boa visada os rockets M5 e as nanobridges M5 sao excelentes.
    isso vai depender do terreno, visada, velocidade solicitada...entre outros

primeiramente devera ser feito uma pre-analise pelos programas de enlace, como o airlink da ubiquiti ou o radio mobile.

com base nestes resultados sera feito o levantamento de qual dispositivo se enquadra nas condicoes supra mencionadas.

ex:
    caso a visada nao seja boa, um equipamento capaz de "rasgar" as barreiras sao os da serie M900, ja se for boa visada os rockets M5 e as nanobridges M5 sao excelentes.
    ok a visada  limpa com 27 km
    ok a visada é limpa com 27 km
    O radome ajudaria ????
    O radome ajudaria ????
    cara, pelo que sei e com base numa pesquisa rapida, o RADOME  um dispositivo utilizado para proteger as antenas que  usada com o ROCKET DISH.
    entao, sub entende-se que vc ja ira o utilizar algum dos modelos disponiveis do rocket dish (dl.ubnt.com/datasheets/rocketdish/rd_ds_web.pdf)
    entao a resposta  sim, ele ira atender bem sua necessidade.
    porem, pelo que tenho visto nos preos da flytech ou da excell informatica, um kit com rocket dish sem o radome tera um custo elevado, talvez nao seja tao viavel, dependendo do caso. vc ira gastar no minimo U$135,00 do rocket dish 5G30 cada um + (opcional) U$85,00 no radome cada um.
    pela distancia que vc falo, creio que uma nanobridge M5 de 25dbi resolveria seu problema tanto do enlace quanto do custo de implantacao - U$91,00 cada uma

claro que cada um deles tem sua particularidades. a NB consegue atingir ate 50km, ja o RD bem mais que isto....sem contar que  possivel usar o GPS no rocket para um perfeito alinhamento
    caso queira, passe as coordenadas de latitude e longitude dos 2 pontos que irei calcular no airlink e no radio mobile para ver como fica e posto o resultado
    cara, pelo que sei e com base numa pesquisa rapida, o RADOME é um dispositivo utilizado para proteger as antenas que é usada com o ROCKET DISH.

entao, sub entende-se que vc ja ira o utilizar algum dos modelos disponiveis do rocket dish (dl.ubnt.com/datasheets/rocketdish/rd_ds_web.pdf)

entao a resposta é sim, ele ira atender bem sua necessidade.

porem, pelo que tenho visto nos preços da flytech ou da excell informatica, um kit com rocket dish sem o radome tera um custo elevado, talvez nao seja tao viavel, dependendo do caso. vc ira gastar no minimo U$135,00 do rocket dish 5G30 cada um + (opcional) U$85,00 no radome cada um.

pela distancia que vc falo, creio que uma nanobridge M5 de 25dbi resolveria seu problema tanto do enlace quanto do custo de implantacao - U$91,00 cada uma

claro que cada um deles tem sua particularidades. a NB consegue atingir ate 50km, ja o RD bem mais que isto....sem contar que é possivel usar o GPS no rocket para um perfeito alinhamento

caso queira, passe as coordenadas de latitude e longitude dos 2 pontos que irei calcular no airlink e no radio mobile para ver como fica e posto o resultado
    ok ja fiz o enlace pelo radio mobile é perfeito e airlink
    coloquei 2 dish 30db e 2 rocket m5 para fazer este enlace
    uma ta como Access Point WDS e a outra como station wds

rodo o visualizador de spectro na dish Access Point WDS ai ela derruba a conexao isso é normal ??? ou a antena esta com defeito
    ok ja fiz o enlace pelo radio mobile  perfeito e airlink
    coloquei 2 dish 30db e 2 rocket m5 para fazer este enlace
    uma ta como Access Point WDS e a outra como station wds
    rodo o visualizador de spectro na dish Access Point WDS ai ela derruba a conexao isso  normal ??? ou a antena esta com defeito
    entao vc ja montou o enlace fisicamente ou somente pelos simuladores?
    sobre derrubar a conexao, sim. qndo vc abre o airview, ele deixe de ser AP ou STATION, para poder analisar os espectros.
    por isto vc DEVE rodar o airview somente no radio em que estiver pessoalmente, pois se vc fizer remoto, perdera a conexao.  normal, n  defeito da antena.

fico bom o enlace?
    entao vc ja montou o enlace fisicamente ou somente pelos simuladores?

sobre derrubar a conexao, sim. qndo vc abre o airview, ele deixe de ser AP ou STATION, para poder analisar os espectros.
    por isto vc DEVE rodar o airview somente no radio em que estiver pessoalmente, pois se vc fizer remoto, perdera a conexao. é normal, n é defeito da antena.

fico bom o enlace?
    enlace sim
    visada perfeita
    mas estou em uma torre onde a RBS TV repete o sinal
    ela recebe via satelite e emite via analogico no interior
    estou com uma interferencia la nao sei se é no caminho do enlace ou na torre
    coloquei diversas frequencias 5700 a 5850 mhz mas nao fica lincado
    fica um dia no outro cai

airmax e ccq 100 %

mas viro as costas e no outro dia olho o ccq 78% airmax cai ta uma coisa
    nao consigo achar o problema
    agora se eu colocar frequencia 5925 vai que uma beleza
    nao cai nada

to quase desistindo
    enlace sim
    visada perfeita
    mas estou em uma torre onde a RBS TV repete o sinal
    ela recebe via satelite e emite via analogico no interior
    estou com uma interferencia la nao sei se é no caminho do enlace ou na torre
    coloquei diversas frequencias 5700 a 5850 mhz mas nao fica lincado
    fica um dia no outro cai

airmax e ccq 100 %

mas viro as costas e no outro dia olho o ccq 78% airmax cai ta uma coisa
    nao consigo achar o problema
    agora se eu colocar frequencia 5925 vai que uma beleza
    nao cai nada

to quase desistindo
    hum saquei, esta rodando no modo "compliance test" em um canal fora do padrao.

faz um teste, altera o codigo do país para brasil e da um survey na rede e escolhe um canal mais limpo ou com nivel de sinal bem baixo para nao causar intereferencia com o seu. e mais, deixei no radio emissor a frequencia em "auto", ative o "Channel Shifting" nas duas pontas e ative "hidden ssid" no emissor. pela distancia, talvez esteja mandando muita ou pouca potencia. como o rocket vai ate 28dbm de potencia, deixe com 25dbm nas duas pontas. o airmax ja esta ativado neh...verifique no radio receptor como esta a prioridade do airmax.

se for igual a nanobridge, deve ter uma opcao que limita automaticamente a potencia de transmissao, o "Auto Adjust to EIRP Limit" deixe desativado nas duas pontas.

por enquanto é isto, se n der mesmo assim, talvez tenha alguma barreira no meio do caminho que esta interferindo, com certeza na zona de fresnel inferior de transmissao.
    hum saquei, esta rodando no modo "compliance test" em um canal fora do padrao.

faz um teste, altera o codigo do país para brasil e da um survey na rede e escolhe um canal mais limpo ou com nivel de sinal bem baixo para nao causar intereferencia com o seu. e mais, deixei no radio emissor a frequencia em "auto", ative o "Channel Shifting" nas duas pontas e ative "hidden ssid" no emissor. pela distancia, talvez esteja mandando muita ou pouca potencia. como o rocket vai ate 28dbm de potencia, deixe com 25dbm nas duas pontas. o airmax ja esta ativado neh...verifique no radio receptor como esta a prioridade do airmax.

se for igual a nanobridge, deve ter uma opcao que limita automaticamente a potencia de transmissao, o "Auto Adjust to EIRP Limit" deixe desativado nas duas pontas.

por enquanto é isto, se n der mesmo assim, talvez tenha alguma barreira no meio do caminho que esta interferindo, com certeza na zona de fresnel inferior de transmissao.
    ok vo testar
    ok vo testar
    sim testei a sua dica ,, mas nao rolou , a latencia oscila muito
    acho mquedeve ser as grades (antenas) da RBS TV que esta gerando interferencia , mas a dish esta a 4 metros a baixo
    sim testei a sua dica ,, mas nao rolou , a latencia oscila muito
    acho mquedeve ser as grades (antenas) da RBS TV que esta gerando interferencia , mas a dish esta a 4 metros a baixo
     entao a coisa ficou seria....

se esta funcionando em compliance test com 5925 mhz vai cair no que o amigo granlabor do forum ja comentou em outro assunto
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.