Bem-vindo à Comunidade UBNT

Associar Wlan ao Usersgroup no UniFi

Bom dia Comunidade,



Adquiri  rede do Hotel que trabalho, 5 aparelhos UniFi, porm encontrei dificuldades na configurao e associao de Wlans aos Grupos de usurios criados para limitao de banda, por exemplo:



No hotel tenho as redes:

Hospedes + Grupo Limited_1 = Limitao de banda para 512K por AP

Convencao+ Grupo Limited_2 = Limitao de banda para 1024K por AP



Ou seja, quando o cliente se hospeda ele s pode se autenticar no AP com SSID Hospedes, porm cada Aparelho AP limitar as conexes em 512Kbps, evitando a sobrecarga.



Quando o cliente est em uma conveno, ele se conectar na rede Convencao com a velocidade de navegao limitada  1024Kbps.



A dificuldade est na associao da Wlan com o users Group, pois quando um usurio entra na rede Hospede o Grupo de usurio fica como automtico, ou seja, preciso configurar manualmente, agora vamos imaginar o hotel com 90% dos quartos ocupados... No  vivel fazer a configurao na mo.



Peo a ajuda de vocs, pois associar Grupos de Usurios com a Wlans de forma automtica, tudo se torna mais fcil.



Seguem as atividades realizadas para testes:



Configurao Manual

Config_user_1.jpg

Config_user_2.jpg



Grupos Criados para associar s Wlans

Users_Group.jpg





Users_Group_2.jpg



As Wlans para associar o Grupo de usurios, porm no descobri uma forma automtica de atribuir os usurios automaticamente. Tudo est sendo realizado de forma manual.

Wirelles_Config_1.jpg



Grande abrao  todos



Comentários

• isolucoesisolucoes 0 Pontos

Bom Dia Tiago



V em Settings >> Wireless Networks >> "sua rede wireless"

No item advanced, associe sua rede wireless ao usergroup.



segue um exemplo





Saudaes



Cludio Ribeiro

• tiagolimatiagolima 0 Pontos
    Bom dia Claudio, Essa opo Advanced o seria apenas com a adio de Vlan ? Realizando essa config o usurio que conectar  algum SSID desses mencionados no POST automaticamente entrar no perfil dedicado  Vlan ? Uma outra questo: Terei uma velocidade limitada por conexo (user) ou o AP inteiro trafegar a velocidade limitada no Grupo ? Pois a minha idia  limitar as conexes com cada usurio ter direito a "Tal velocidade no grupo". Grande abrao, Tiago Lima
  • isolucoesisolucoes 0 Pontos
    Bom Dia Tiago

Testei aqui sem VLAN, somente usergroups. No meu entendimento cada usurio ficar limitado e no o AP.

Saudaes

--
    Cludio Ribeiro
  • tiagolimatiagolima 0 Pontos
    Eu vou testar novamente, mas na figura "CAN1014", ele sobe na rede Sem fio como UserGroup Automatic. Vou testar novamente, a amanh te informo. Cara obrigado pela ajuda, assim no terei que comprar um Routerboard Mikrotik. Abrao,
  • Claudio, boa noite!



Estou tendo um problema e v se vc pode me ajudar!!



Estou tentando fazer uma VLAN (Rede Interna) Mikrotik e UNIFI mas no consigo, vc trem algum tutorial? outra coisa, como barro as velocidades de Down e UP pela rede do Mikrotik, existe a possibilidade e 01 AP UNIFI quando criar 02 ssids ter 02 redes de Ips diferentes ex:



SSID 1 - rede 192.168.88.x/24 e SSID 2 - rede 10.0.0.x/24 com apenas 01 AP?



Abs

• Ol amigo,

De fato,  possvel e fcil fazer com roteadores da Ubiquiti. Qualquer rede conectada j aparecer na tabela de rotas. Da  s colocar cada interface em sua prpria VLAN. Veja um tutorial aqui. Para seguir os passos do competidor, veja no site deles aqui.

Att.,
    Jamie

• ThiemannThiemann 303 Pontos

Ol,

Existe sim a possibilidade de criar 2 SSID e ter redes separadas, alis voc poderia criar at 4 redes distintas. Primeiro voc vai precisar de um swicth gerenciavel para criar as VLAN's onde os SSID vo trabalhar, depois na configurao do controlador da UNIFI voc ter que marcar a opo VLAN em cada SSID e informar o ID da VLAN.

Tem um tutorial que mostra como fazer o uso de VLAN, procure na area de downloads da UBIQUITI, se no me engano tem algum arquivo de configurao avanada da linha UNIFI que mostra essa configurao.

Ns j fizemos esse tipo de uso com UNIFI em eventos onde tinhamos links de internet distintos, em cada SSID o usuario se conectava  uma rede especfica. Claro que cada rede tinha seu servidor de DHCP para gerar o endereamento.



Att

Rodrigo Thiemann

Connect-IT Cabeamento Estruturado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.