Bem-vindo à Comunidade UBNT

Rede Ponto a Ponto de 11Km com perda de pacotes.

Galera eu tenho contratado um pacote de internet de 3 megas full duplex para minha fazenda que  longe da cidade, comprei na epoca 2 nanostation5 para fazer ponto-a-ponto e sou cliente da empresa ja tem 5 anos, e de 1 ano atrs pra hoje estou tendo muita dor de cabea em relaao a qualidade da minha internet que atualmente o dia inteiro depois das 8 da manha at 3 da madrugada a internet fica dando perda de pacotes e oscilando por conta da perda de pacotes, o que nao entendo  porque mesmo com sinal em -71dBm e CCQ80% no mais baixo e fica oscilando entre 80 e 100% e mesmo assim ainda tenho perda de patotes. Ja atualizei firmware de ambos os nanos... pensei em adiquirir o rocket M5 para receber o sinal, pois na torre nao tem mais espao, eu vendo de longe acho que tem cerca de 15 nanostation proximos ao meu (nao sao todos nano5 nao, tem alguns nano2 e sao misturados). Como posso ter certeza que a perda de pacotes nao  entre os nanos? a empresa se nega a fazer testes em apenas no ponto a ponto.

Comentários

• UBNT-JamieUBNT-Jamie 711 Pontos

Caro Mateus,

Obrigado por nos relatar este problema (recebemos seu email tambm). Alguns fatores para levar em conta:

• O intervalo durante qual a internet fica ruim  das 08:00 s 03:00ou seja, poderia realizar um site survey (atravs do airView) para determinar que tipo de interferncia est enfrentando durante este tempo

• O sinal -71dBm no  muito bom, e diante da possvel interferncia encontrada em canais prximos, o SNR fica prejudicadotente melhorar o sinal atravs do alinhamento das antenas, ou mesmo, optando por outra antena que seja mais diretiva. Verifique que a zona de fresnel no esteja obstruda!

• O CCQ  um indicador direto da porcentagem de pacotes que so transmitidos com sucesso a qualquer momento.

• A rede wireless  compartilhada entre todos os clientesou seja, os demais NSM5 na rede que pertencem aos clientes podero prejudicar o desempenho da rede se eles tambm estejam com sinais fracos e baixo CCQdado   que tenha um conhecimento sobre os rdios, beneficiar de entrar em contato com os donos da rede wireless para analisar a rede

Abrao,
    Jamie

• mateuschmateusch 6 Pontos

Caro Jaime, mas a rede da forma que est atualmente, se eu comprar um RocketM5 para eu receber o sinal da minha internet la da torre, eu teria alguma melhora? Eu ja sugeri eles instalarem um rocket para mim na torre deles, pois como citei acima, meu nanostation tem uma antena que eu adaptei como est na foto.PICT0154.JPG

Aqui  uma print do sinal e como est atualmente no Nanostation5, ambos sao iguais.Sem ttulo.pngSem ttulo2.png

Eu fiz com que os funcionarios agendassem um teste entre os 2 nanos com uma rede de apenas entre 2 computadores para ficar testando ping durante o dia inteiro, se nao der nenhuma perda de pacotes e a transferencia de arquivos for rapida de at 54Mb/s, entao o ponto a ponto est perfeito, o problema ser no Mikrotik da empresa! Jaime por favor olhe os prints e me diga o que acha? tem alguma configuraao que eu possa melhorar?

A rede est assim desde o inicio, o nanostation da minha casa na fazenda com a antena adaptada e o outro la na torre do provedor de internet.

Esqueci de dizer um detalhe, o nanostation que est na torre  meu e so tem o meu nano conectado a ele.

• joaogtijoaogti 0 Pontos

ora boas... retire o modo adaptativo e coloque o vertical a ver como fica...

Caro Mateus,

Sim, ao trocar a pea NanoStation5 por uma Rocket M5 ou at mesmo por uma NanoStation M5, ver que o throughput vai melhorar, dado que ambas sejam produtos 2x2, mas conforme eu falei na postagem anterior, basta realizar um site survey para determinar qual o melhor canal para os rdios rodarem. Parece-me que o problema est relacionado  interferncia, mas no saberemos at que o espectro for analisado.

Para realizar um site survey, pode pegar qualquer rdio da linha M (airMAX) e executar o airView. Para obter mais informaes sobre o mesmo, visite a nossa base de conhecimento.

Att.,

Jamie

Aqui esta um sitesurvey print, minha rede  PTP - SITIO TRAPIA (detalhe, o PTP-DISMESE  outro cliente da mesma empresa e instalou um rocketm5 na torre, veja a diferena no sinal)
    Qual seria o melhor canal que eu possa escolher?

Jaime eu estou viajando, e agora estou no interior da paraiba, em um povoado aqui, ara chegar internet um morador comprou 4 airgridM5, e a rede dele tem 19Km com uma retransmissao no meio do caminho para renovar o sinal, e mesmo scom um sinal travado em -61 em ambos os nanos e que est 100% visivel, o morador aqui me disse que tambm comeou a ter perda de pacotes desde ano passado e que ele tem essa rede 1 ano mais nova que a minha... nao entendo, so tem ele que usa M5 aqui na cidade e mesmo assim tem perda de pacoes123.png como eu tenho na minha rede.

Caro Mateus,

Sem saber quais as larguras de canal dos rdios encontrados no site survey, poderia sugerir que mude para o canal 5805MHz j que h uma lacuna de espectro no utilizada que  bastante grande para os seus fins. Acredito que uma largura de canal de 20MHz ser boa mas  claro que o SNR melhora quanto menor (ex. 10MHz, 5MHz). Alm de realizar um site survey, se deve examinar o ambiente com um analisador de espectro tal como airView. Isto vai relatar que tipo de interferncia existe nos canais sem ser rdios.

Quanto ao Rocket, eu mencionei na minha post anterior que melhoraria o sinal de acordo com as caractersticas 802.11n do Rocket, e se uma antena mais diretiva for utilizada, vai ajudar muito tambm.

Att.,

Jamie

Caro Jaime, eu esou a ponto de desistir dessa empresa que me fornece a internet e ir para outra. Eu mesmo vou fazer a rede sem fio, e gostaria de uma dica, a largura de banda melhor seria de 5Mhz ou 20Mhz? a distandia  quase a mesma, e eu vou comprar um rocketm5.

Caro Mateus,

Sinto muito pela dificuldade que est enfrentando com o fornecedor.

Quanto  largura de canal, a de 5MHz encara melhor o rudo enquanto a de 20MHz encontra mais rudo devido a fsica da radiofrequencia. Ou seja, ou sinal melhora quando se diminui a largura de canal, que poderia aumentar a chance do rdio transmitir sem erros.

J fez o curso de airMAX? Os treinadores oficiais ensinam justamente sobre as leis da fsica e as melhores prticas para fechar um enlace airMAX: www.ubnt.com/training/calendar

Abrao
    Jamie
  • joaogtijoaogti 0 Pontos

mateus .. exprimente colocar ambas as nanos com polarization em vertical em vez de adaptativo .... e depois post os resultados a ver :)



e no rate algorithm meta conservative...

JoaoGTI ja montei eu mesmo minha rede Ponto a ponto com 2 nanostation5, e como falei, estou a 7 dias sem reiniciar ambos os nanos e sem nenhuma perda de pacotes, tirando que nao tive problemas com oscilaao, acho que era incompetencia da empresa que me fornecia a internet mesmo, pois eles mesmo entregando a internet via cabo, tambem dava mesmo problema de perder pacotes! 

obrigado a todos, e caso solucionado que foi a desistencia do servico da empresa mesmo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.