Bem-vindo à Comunidade UBNT

Ponto a ponto 50Km

Seria possivel entre 2 rocketM5 com Dish 30Dbi? qual seria o trafego maximo? preciso de pelo menos 50 megas!

Comentários

• with equipment radwin 2000is posible. anddish of 32 dbi.

• luxor656 eu nao conheo o radwin 2000, eu penso em comprar uma dish 34dbi com randome shield! O fabricante aqui no brasil diz que aumenta 2~4dbi a mais junto a antena. Entao Dish 34dbi+shield = 38dbi de ganho e que filtra 20dbi nas laterais da antena, permitindo instalar outra bem proxima para economizar espao na torre! penso em usar 2 antenas com mickrotik para unificar o trafego, que as duas antenas fossem uma so! 
    radome-br-shield-nano-bridge-25-dish-30-dish-34_MLB-F-4618829617_072013.jpg

• UBNT-JamieUBNT-Jamie 711 Pontos

Caro Mateus,

Supondo que haja uma visada clara, nada de interferncia, e que alinhe as antenas bem, dever conseguir 300Mbps ou seja 150Mbps de throughput agregado (75 / 75Mbps).

Veja em anexo um print de tela do airLink.

Att.,
    Jamie

Screen Shot 2013-08-27 at 1.28.19 PM.png

• suerte con el enlace. me gustaria ver los resultados que obtengas. saludos!

• Caro Jaime, uma rocketM5 a que eu comprei para trazer internet em minha casa na fazenda de 30Dbi, eu ainda vou subir na serra que fica em 43Km ( segundo o google earth ). Eu fazendo um ptp entre dois rocketsm5 sem GPS, o mais simples que custa 900R$ aproximadamente, daria certo? se chegar a 50/50 Mb/s de trafego real em LAN, ja seria o suficiente, pois meu link de internet  de 30 megas. Vou vender em uma grande comunidade carente de internet, onde la ja tem 2 provedores horriveis e que tenho familiares pela regiao... entende! 

Aqui uma print. 2222.png

Ol Mateus,

Voc planejou-o usando o airLink?  muito til para enlaces que utilizam a tecnologia da Ubiquiti.

Recomendo que inspeccione a rea entre os pontos para garantir que haja visada, pois o airLink somente considera a terra e no os demais obstculos que podem existir (e.g., edifcios, rvores).

Att.,
    Jamie

• Jaime, nao utilizei nao, eu nao sei como e onde baixar para usar. poderia me ajduar?

Boa noite Mateus!

 muito fcil: http://www.ubnt.com/airlink/

Coloque os parmetros para o enlace e uma estimativa do desempenho do enlace vai aparecer depois.

Att.,
    Jamie

• e, estou com um problema sobre como localizar, pois eu so encontro a serra onde ficar as antenas por meio das estradas, neste mapa nao tem nenhuma e fica dificil para mim. Pensei em por a Latitude/Longitude de acordo com o GoogleEarth, mas quando eu botei, diz que a distancia  so de 22Km, o que nao est certo...Acho que a forma que eu iria fazer anteriormente, utilizando um telescopio para tentar vizualizar a cidade resolve.

• Jaime, estou confuso! quando fao os calculos tem hora que da certo e tem hora que nao... quando da certo  aps eu botar quais aparelhos vou usar e as torres! Depois se eu mudar qualquer um de lugar, diz que nao tem vista de um p o o utro... olha so os prints e observe o relevo!Sem ttulo1.png

Imagem 2

Sem ttulo3.png

Imagem 3 depois de mudar o rocket do lugar!
    333.png

Ol Mateus,

A zona fresnel precisa estar livre de quaisquer obstculos para ter um enlace que funciona com X% de sucesso. E dentro do airLink, um buraco na terra pode causar o enlace a cair por altura, fazendo com que essa zona fique obstruda.

Ou seja, ao aumentar o enlace por 30m em ambos os lados, a zona fresnel ficar quase 100% livre, se for olhar pelo airLink / Google Earth. Mas isso no leva em conta a existncia de rvores, nem de edifcios, tetos, etc.  preciso tambm realizar um site survey no site de instalao para verificar que haja como instalar equipamentos no espectro de 5GHz.

Att.,
    Jamie

• Jaime, sobre o espectro pode ter certeza que nao tem nenhuma antena proxima de onde instalarei o AP na minha fazenda e onde instalarei a estaao retransmissora. O AirLink teve uma boa utilidade de eu ver qual o sinal maximo eu iria conseguir de acordo com a distancia. Mas ele tem alguns erros, pois qualquer obstaculo ele indica sinal 0%, onde isso nem sempre  verdade. Na instalaao do meu PTP da cidade at a fazenda, eu nao tenho nenhuma visada com o AP na cidade e mesmo assim eu consegui um sinal muito bom e uma rede com 50/50 Mb/s (onde fiz testes utilizando o IPERF) sem perdas de pacotes. Fiz uma simulaao usando o AirLink na minha rede atual.

Segue prints
    Imagem da rede como deveria funcionar com visada

Foto 1.png

Foto de como est atualmente

Foto 2.png

Foto de como esta na realidade (detalhe que o sinal estava em -67 ~ -65 e caiu um pouco por conta de uma grande fora do vendo que empenou o cano na torre onde est o rocket)

foto 4.pngfoto 5.png

• Aqui est uma foto de onde instalei o Rocket. eu nao estou com todas as fotos aqui agora... mas em breve postarei incluindo do sinal que estava antes!

installRM5

• Jaime, estarei nesse domingo subir a serra para fazer o teste entre o NanostationM5 e o Rocket como Estaao, pois entre dois nanosM5 tendo visada, segundo o airlink o sinal chega la, fraco mas chega, com o rocket ainda da um bom sinal! nao vai ser como vou usar, mas  apenas para teste. vou postar os resultados. Filmarei tudo. Ab

• Bom, tentei montar o PTP e nao deu certo. Sem sinal. Valeu pela ajuda de voces

• Ol Mateus,

Parece que a zona de Fresnel est obstruda em ambos os prints do airLink. Poderia aumentar a altura das antenas.

Att.,
    Jamie

• Ol Matheus,

Como Jamie falou seu enlace est obstruido, prova disso  que seu RSSI est baixo.
    Para o enlace de 35k sugiro subir entre 5-10m o lado mais baixo. J o enlace de 4.5km, este
    est muito obstruido, o ideal seria procurar outros lugares.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.