Bem-vindo à Comunidade UBNT

Utilizando UniFi em eventos - Ajuda

Ol, estou precisando de uma ajuda na seguinte situao:

- area de 2000m com concentrao de +- de 5000 pessoas, em torno de 1000 conexes simultaneas (whasapp, email, facebook, facebook messenger).

Consigo atender este publico utilizando o Access Point AP Unifi UAP MIMO 2.4ghz 300Mbps Outdoor? Quantos APs vou precisar?

Posso configura-los para acesso via HotSpot com cadastro e autenticao utilizando apenas o firmware deles (ou vou precisar de algum roteador a parte)? Se sim qual o caminho?

Posso utilizar-los em WDS ou AP-Repeater?

Me desculpem pelas dvidas, mas como utilizo j os equipamentos da ubiquiti para minha rede externa, gostaria de adquirir estes equipamentos UniFi.

Obrigado!

Comentários

• Ol AntonioCarlos,

Seja bem-vindo ao frum em portugus!

Recomendo que monte os UAP-Outdoor+ junto com antenas diretivas (talvez as antenas setoriais da linha Titnio da Ubiquiti). Veja aqui uma pesquisa sobre um show de rock que teve UAP implantado e aqui sobre o uso do Outdoor+ e antenas diretivas em ambiente de alta densidade.

Quanto ao hotspot, j vem um sistema de gerenciamento para usurios e tal.  preciso haver um roteador para servios camada 3 e 7 (Gateway, DHCP, etc.). Recomendo que coloque todos os UAPs em modo cabeado mas cada  UAP cabeado  capaz de receber 4 UAPs sem fio (nem que seja modo WDS/repetidor, pois  proprietrio e se chama Wireless Uplink. Para aprender mais, visite o nosso canal no YouTube.

Att.,
    Jamie

• Opa, desde modo com certeza vai funcionar sim, j trouxe uma luz para mim.

Muito obrigado pela ajuda!

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos

Para esta quantidade de usurios d preferncia total para cabear TODOS os APs. Usar a funo de wireless uplink  uma pssima idia em um ambiente extremamente denso.

Para essa quantidade de pessoas  bem complexo dimensionar a rede, principalmente em um espao relativamente pequeno, no dimensione por baixo porque voc vai levar um tufo, j aviso de antemo.

J que voc citou 5mil pessoas, dependendo do tipo de evento, e do tipo de pblico), a expectativa  que haja cerca de 50% de dispositivos conectados em relao ao nmero de pessoas, ou seja, 2500. Se for um evento relacionado  tecnologia, internet, ou voltado especificamente para pblico jovem, este nmero ser consideravelmente maior. Dito isto, voc precisaria de, no mnimo, uns 25 pontos de acesso, todos cabeados, localizados o mais prximo possvel do pblico, e configurando, um a um a potncia de transmisso, para diminuir o nvel de interferncia entre os pontos de acesso, visto que seriam muitos em uma rea relativamente pequena. Esta ltima recomendao  de extrema importncia, e voc no ter exito em um cenrio deste porte usando hardware ubitquiti ou qualquer outro se no entender exatamente o que eu disse acima...

• Ol R4v3n, muito obrigado pela ajuda, mas surgiu umas dvidas. Vamos l:

Cabear todos APs = Posso correr o risco de concentrar muitos usurios em unico AP (visto que o SSID ser diferente em todos APs?) ou posso configurar "mesmo cabeado" todos APs um nico SSID?

Potncia de Transmisso = Neste caso  configurar cada um com frequncias diferentes (canais dif) vou utilizar 2.4 GHZ (tenho um leque maior de frequncia a utilizar), mas tambm com potncias diferentes?

Obrigado!!!





• R4V3RR4V3R 8455 Pontos

Certo, voc est com dvidas meio bsicas para assumir um projeto assim, no  exatamente fcil no, mas vou tentar ajudar, vamos l.

O cabeamento no tem nada a ver com o nmero de usurios, ou com o SSIDs que se utiliza. Minha recomendao de que haja um cabo nico para cada ponto de acesso se d com base na concentrao total de usurios que voc quer atingir, pois para otimizar o nmero de APs necessrios, colocando o mximo de clientes possvel em cada, a nica forma de fazer isso  que cada um deles esteja conectado  um cabo de rede nico. Digo isso, pois tambm  possvel conectar um AP sem cabo de rede, somente conectado  fonte de energia, utilizando a tecnologia proprietria da ubiquiti chamada "wireless uplink", no qual um AP isolado recebe e retransmite o sinal via wifi. Isso funciona muito bem, mas somente para extender o sinal, no caso quando se necessita de uma maior cobertura, no ajuda quase nada no nmero mximo de clientes suportados por AP, visto que voc estaria congestionando mais ainda a frequncia de 2.4Ghz(para transmitir os sinais para os APs isolados, e depois novamente at os clientes).
    O padro da linha UniFi  utilizar um nico SSID global, e no criar um SSID diferente em cada rdio, at porque com um nico SSID, o cliente pode migrar de um AP para outro, no caso de estar caminhando, praticamente sem perda de sinal. Claro que voc pode customizar o nome, senha e associao de VLAN em cada SSID em cada AP, mas s  recomendado em casos bem especficos.

Potncia de transmisso  uma coisa, frequncia  outra. No campo da frequncia voc pode usar 3, ou 4 canais, normalmente usa-se s 3(1, 6 e 11). Se voc deixar os APs em modo automtico, eles escolhero um destes trs canais, o que estiver menos congestionado na hora em que o AP for ligado.

J potncia de transmisso  a potncia que cada rdio transmite. Isso indica quo longe o sinal deste AP ir, e em ambiente densos e extremamente densos  obrigatrio customizar a potncia dos rdios manualmente, pois como h muitos rdios em um local pequeno, e poucos canais usveis, muitos destes rdios iro usar o mesmo canal, e eles tem que estar dispostos em uma maneira a diminuir ao mximo a interferncia entre eles, alternando os canais entre APs vizinhos, e diminuindo a potncia de transmisso de acordo com a topologia.

No ano passado eu projetei uma sala de eventos em um hotel para atender com qualidade at 600 usurios, e como j pode-se considerar este um ambiente atpico, eu corri atrs de informao de qualidade projetada em ambiente de porte bem maior, e acabou que dois documentos que eu me lembro que me ajudaram bastante a entender o problema e desenhar uma soluo melhor foram estes dois papers da Ruckus: Deploying High Density Wi-Fi e Deploying Very High Density Wi-Fi.

http://c541678.r78.cf2.rackcdn.com/appnotes/bpg-high-density-enterprise.pdf

http://c541678.r78.cf2.rackcdn.com/appnotes/bpg-highdensity.pdf

EDIT: Encontrei mais um documento, agora da Aerohive:
    http://www.aerohive.com/pdfs/Aerohive-Whitepaper-Hi-Density%20Principles.pdf

• Ol R4v3n, muito obrigado novamente, entendi claramente as informaes. Realmente um projeto assim nunca executei, e sou um pouco leigo mesmo, mas somente enfrentando desafios como este que vou adquirindo conhecimento e agradeo muito por compartilhar informaes, normalmente  dificil achar pessoas dispostas a isto.

Acho que com as informaes suas e do Jamie vou conseguir encarar este desafio, no sou empresa, trabalho em uma prefeitura e o vice me pediu se poderiamos colocar um sinal de internet livre em um evento da cidade. E como na informatica eu aprendi que tudo podemos, respondi que sim, e com base nas informaes j vou passar o pedido de material.

Obrigado novamente!!!



• R4V3RR4V3R 8455 Pontos

Certo, eu creio que voc v se dar bem, o tipo de evento tambm ajuda, j que  pblico, nestes casos os usurios tendem a reclamar menos caso verifiquem problemas, e tambm o seu cliente  a prpria prefeitura, ento facilita usar este cenrio como um "teste" em larga escala.

Faa um mapa que rena todas as informaes relevantes do local aonde ser realizado o evento, distncias, obstculos, pontos ideais para instalao dos pontos de acesso, etc.  um local fechado, ou  aberto? Se for aberto voc tem que utilizar o UniFi Outdoor. Voc pode inclusive comprar um "pack" com 3 APs para testar o nvel de sinal, esta primeira etapa  denominada "site survey".

Voc vai precisar tambm de um link de internet de alta qualidade, eu diria que no menos de 20Mbits de banda limpa, com garantia de 100%, ou o dobro com garantia de 50%, entregues preferencialmente via fibra tica.

Tambm vai precisar de um roteador de boa qualidade que aguente 1000 clientes simultneos, e de um servio de DHCP bem configurado, provavelmente ter que usar uma mscara /20, ou /19, dependendo do tempo de lease e do total de pessoas estimado para o evento.

• Olá, Destaco que as informações postadas aqui são importantissimas! Agradeço!

Qual o melhor roteador para conseguir atender mais de 1000 acessos?

Muito Obrigado

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos

Olá @technochip bem vindo à comunidade.

O melhor roteador, é o que atende a demanda E o que você tem a maior familiaridade.

Obviamente para atender mil usuários tem que ser um roteador de boa qualidade, bem dimensionado. Pode ser uma máquina qualquer servindo o roteamento da rede, como eu normalmente utilizo, e frequentemente esta máquina é virtual, ou então  se você curte Mikrotik, pode ser o hardware de sua preferência, desde que bem dimensionado, só não me peça ajuda com Mikrotik, por favor, pois eu abomino a criatura :mantongue:

• Bom dia Pessoal, olá então conforme o R4V3N falou um RB Mikrotik funciona legal sim, pois utilizei no evento mecionado, mas para mil acho que vc precisará de duas RBs pois cada uma aguenta em torno de 600 conexões isso lógico tudo configurado (DHCPs, Bridges etc), e aproveitando o tópico gostaria de saber se alguem passou por dificultades em adotar o UNIFI após o mesmo ser conectado no roteador, pois após a conexão o Unifi Controller não gerencia mais o dispositivo o mesmo até encontra mas não adota, ora aparece desconectado, ora aparece adption failed, já fiz de tudo, configurei reconfigurei, mas continua o problema, acabo utilizando o RB para gerenciamento e descarto o UNifi Controller. Mas gostaria de utilizar o Controller, alguém já passou por isso??? 

Obrigado

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos

AntonioCarlos wrote:

Bom dia Pessoal, olá então conforme o R4V3N falou um RB Mikrotik funciona legal sim, pois utilizei no evento mecionado, mas para mil acho que vc precisará de duas RBs pois cada uma aguenta em torno de 600 conexões isso lógico tudo configurado (DHCPs, Bridges etc), e aproveitando o tópico gostaria de saber se alguem passou por dificultades em adotar o UNIFI após o mesmo ser conectado no roteador, pois após a conexão o Unifi Controller não gerencia mais o dispositivo o mesmo até encontra mas não adota, ora aparece desconectado, ora aparece adption failed, já fiz de tudo, configurei reconfigurei, mas continua o problema, acabo utilizando o RB para gerenciamento e descarto o UNifi Controller. Mas gostaria de utilizar o Controller, alguém já passou por isso??? 

Obrigado

Meus APs estão distribuídos em diversos "sites" diferentes, com subredes completamente distintas, e todos são gerenciados por uma única controladora. Apenas foi configurado gerenciamento via camada 3 conforme descrito neste artigo da base de conhecimentos. Não há interconexão de qualquer tipo entre a rede onde os APs estão e a rede aonde está a controladora, apenas roteamento via internet.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.