Bem-vindo à Comunidade UBNT

Projeto para salas de reunio com UNIFI. Ajuda!!!

Boa noite colegas, estou aqui hoje para solicitar a ajuda de vocs a respeito de um projeto que estou envolvido. Eu trabalho no setor de TI de uma empresa aqui em BH. Aqui nos temos um centro de eventos que  composto por 15 salas de reunio de diversos tamanhos. Na estrutura atual estou trabalhando com um roteador wireless da TPLink de 150mb em cada uma dessas salas, como todos j devem saber, esse recurso no deu muito certo, levando em considerao que o radio que recebe menos conexo fica em torno de 10 clientes simultneos. Como j era de se esperar os rdios no suportam a carga de conexes ocasionando o travamento do mesmo e sem falar na poluio que causa devido a quantidade de rdios.

Andei pesquisando bastante na web e trocando ideia com outras pessoas a respeito dos rdios UNIFI MIMO e estou querendo trocar meus rdios atuais por eles. Ento gostaria de saber qual a opinio de vocs a respeito do UNIFI.

Minha estrutura de rede atual  assim:

Internet--> Gateway--> Rack CPD--> Fibra Optca--> Rack C. Eventos--> Radios Wireless

Meu servidor de gateway faz todo o controle de banda e controle de acesso por usurio e senha, onde tem uma tela de hotspot para que o usurio possa se logar e navegar. Atualmente tenho duas faixas de IP configuradas para navegao.

Os rdios trabalham em modo bridge e com ip fixo diferente do IP de navegao.

Segue abaixo o numero de conexes simultneas por sala.

SALA 1  30 CONEXES
SALA 2  50 CONEXES
SALA 3  30 CONEXES
SALA 4  20 CONEXES
SALA 5  20 CONEXES
SALA 6  20 CONEXES
SALA 7  30 CONEXES
SALA 8  30 CONEXES
ESCRITORIO  20 CONEXES
SALA 10  20 CONEXES
SALA 11  20 CONEXES
SALA 12  20 CONEXES
SALA 13  10 CONEXES
SALA 14  30 CONEXES
SALA 15  30 CONEXES

O tipo de navegao usada pelos usurios so redes sociais, youtube e webmail. Geralmente eu limito a banda em 300kbps por usuario para que no tenha nenhum usurio roubando a banda do outro, tenho bloqueio contra p2p e torrent.

Esta em anexo tambem a planta baixa do local onde os radios vo ser instalados,

Ento pessoal minha duvida  essa, para que j tem experincia com esses rdios vocs acham que eles vo me atender bem no cenrio acima ?

Considerando a planta baixa em anexo quantos rdios vocs acham que eu devo utilizar e qual seria a maneira certa para fazer a sua distribuio?

Devo utilizar a mesma SSID em todos ?

Se algum tiver uma nova sugesto ficarei muito grato com a ajuda.

Obrigado.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos

Oi Wellington, voc est no caminho certo cara, est planejando as coisas, vamos l.

No consegui identificar nas suas plantas o local que voc espera colocar os APs, e voc tambm no mencionou o modelo de access point que se interessou ou deseja utilizar.

Qual seria o material de que  feito as divisrias?  drywall, ou  concreto? Voc realmente espera ter todas as salas com lotao mxima, ocupadas ao mesmo tempo em qualquer dado perodo de tempo?

Dependendo das respostas acima, a instalao pode ir de extremamente fcil  extremamente complicada, infelizmente, hehehe.

• Boa tarde R4V3R, obrigado por sua ajuda!!!!



Ento, eu realmente no sinalizei os APs na planta baixa por que essa  uma de minhas duvidas. A julgar pela estrutura quantos APs e qual a localizao voc acha que eu posso instalar sem que um prejudique o outro e suporte a quantidade de conexes?

Eu pretendo utilizar o UNIFI AP MIMO (UAP) 2.4 GHz, verifiquei o modelo LR mais no tenho necessidade de um longo alcance de sinal e sim um sinal de qualidade dentro da sala e estvel para a navegao.

As divisrias de todas as salas so de concreto, agora a respeito da lotao das salas geralmente operamos entre 60% a 70% da capacidade. Mais ja aconteceu de ter a lotao completa. Por esse motivo estou pretendendo trabalhar com uma margem mais alta caso as salas completem a lotao.

Como voc acha que devo trabalhar nessa situao?

Valeu desde j agradeo a sua ateno.

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos

Certo Wellington, tem mais informaes que precisamos, que podem influenciar no projeto, como os tipos de eventos que normalmente ocorrem. Isso pode influenciar no dimensionamento do nmero de pontos de acesso, pois se for um evento relacionado  informtica, ou tecnologia por exemplo,  muito mais provvel que as pessoas utilizem internet em um ou mais dispositivos. Os nmeros que voc colocou me parecem ser a lotao mxima das salas, pois no so to grandes assim, e normalmente toma-se como base para o clculo de usurios conectados entre 50 e 70% da lotao total. E destes, entre 30 e 50% sendo usurios ativos, que esto realmente fazendo algo na internet, e no apenas conectados  rede sem fio. No seu caso, o nmero mximo da lotao em todas as salas seria de 380 pessoas, e se considerarmos uma mdia muito alta de conexes(70%), ficamos com 266 usurios simultneos, sendo que destes, 50% estariam realmente ativos, ento 133. Isso considerando os piores cenrios, se voc fechasse eventos em todas as salas, e todos com uso alto de internet.

No so nmeros to assustadores assim, o UAP que voc pretende usar  bem dimensionado para at 50 usurios conectados, e at 20 ativos por ponto de acesso. Se houver necessidade de uso de VOIP para vrios usurios simultneos, estes nmero caem mais ou menos pela metade. Tambm este modelo suporta uma taxa de transferncia de dados para os clientes entre 30 e 65Mbps, megabits, no megabytes, e essa taxa  obviamente distribuida em todos os usurios conectados  determinado ponto de acesso, portanto estes nmeros pode ser teis tambm para o dimensionamento. No use o UAP-LR, ele seria um tiro no p no seu caso por causa da densidade necessria, iria somente gerar mais interferncia ainda...

A ltima parte  o sinal efetivo, voc precisa cobrir toda a rea, considerando todos os pontos que mencionei acima, utilizando o mnimo de rdios possivel, para gerar o mnimo de interferncia entre eles, j que h somente 3 canais usveis na frequncia de 2.4Ghz, e ainda assim, voc precisa manter os pontos de acesso o mais prximo possvel dos usurios. Voc vai precisar se preocupar bastante com as redes sem fio em volta, pois se houverem muitas, e principalmente com sinal forte, talvez voc tenha que modificar completamente a estratgia, mas espero que este no seja o caso.

Dito isso, eu marquei em sua planta as lotaes de cada sala em azul para faciltar a visualizao e o dimenisonamento, e tambm adicionei os locais que eu utilizaria como pontos inciais para a colocao dos pontos de acesso, considerando o cenrio todo, e levando em conta a carga de usurios/ponto de acesso, as barreiras entre os usurios e os pontos de acesso, e tambm tomando cuidado para diminuir a interferncia entre eles, note que utilizei lados opostos sempre que possvel. Eu adicionei as marcas em verde que seriam as localizaes ideais para os pontos de acesso, no entanto, no sei se  possvel instalar cabeamento nestes locais em especfico, lembrando que o local preferencial para instalao deste tipo de equipamento  sempre no teto. Este desenho no  uma regra, mas sim um ponto de comeo para voc ter uma idia do que vai precisar. Voc no vai ter como fugir que fazer um site survey neste local, minha recomendao  que compre um kit com 3 UAPs, instale nestes locais e comece a testar o nvel de sinal, existem ferramentas at gratuitas que auxiliam bastante este processo. Mas voc s vai ter uma viso completa depois que finalizar esta etapa, pois no sabemos a grossura nem composio das paredes, o que pode afetar muito o sinal, e tambm no sabemos o nvel de interferncia que voc tem da vizinhana. Como eu disse, este seria o cenrio inicial ideal, e num caso de "pior cenrio", voc teria que usar um AP por sala praticamente, e substituir alguns deles, principalmente das salas com 30+ usurios pela verso UAP-PRO, que custa no Brasil o preo de 3 UAP comuns, infelizmente.

PLANTA BAIXA.jpg

• Boa noite meu caro R4V3R,

Me desculpe pela demora na resposta, estava viajando e retornei de viagem hoje.
    Bom cara primeiro quero te agradecer pelo apoio que voc tem me dado neste novo projeto que estou encarando. Suas informaes tem sido de grande importancia para mim.

Bom ja solicitei a compra de 10 unidades da unifi para testes no centro de eventos, quanto ao cabeamento tem a possibilidade sim de instalar nos locais onde voc determinou na planta. Ento vou instalar e comear a fazer testes.

Agora gostaria de saber com voc uma informao quanto a configurao, devo usar ou no a mesma SSID para todos os radios? Eu li no forum do Clube do Hardware que quando uma Unifi ja esta na sua capacidade maxima de usuarios conectados ela faz a transferncia do cliente de forma automaticamente para uma outra unifi proxima, esse fato realmente  verdade?

No decorrer da montagem e dos testes vou postando mais informaes e fotos da instalao.

Um abrao.

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos

wellington491 wrote:

Agora gostaria de saber com voc uma informao quanto a configurao, devo usar ou no a mesma SSID para todos os radios? 

O padro do UniFi  utilizar um SSID nico, at porque isso  um dos principais pontos que acrescenta profissionalismo  soluo, permitindo mobilidade aos usurios sem necessidade de ter que se autenticar novamente na rede sem fio. E obviamente facilita de forma drstica a configurao, a dificuldade de configurar um ou cem pontos de acesso  a mesma. Claro que h a opco de voc sobrescrever o SSID padro em cada AP, mas isso s  necessrio em casos bem especficos. Tambm  possvel criar vrios SSIDs, o mnimo  um, e o mximo  o nmero total de radios que voc tem multiplicado por 4, pois cada rdio pode ter at 4 SSIDs diferentes, em VLANs diferentes, com configuraes de segurana distintas, mas no creio que este seja o seu cenrio, provavelmente voc vai configurar um nico SSID, que ser transmitido por todos os APs.

wellington491 wrote:

Eu li no forum do Clube do Hardware que quando uma Unifi ja esta na sua capacidade maxima de usuarios conectados ela faz a transferncia do cliente de forma automaticamente para uma outra unifi proxima, esse fato realmente  verdade?

Em tese, sim, o UniFi possui uma funco de load balance, que comea a desconectar usurios a partir de um nmero definido por voc de uma forma global(no  possvel configurar este nmero para cada AP). Isso at funciona, mas na prtica pode apresentar problemas com densidades muito altas de usurios, mas no se preocupe, no ser seu caso. Voc pode configurar este nmero para 40 ou 50, e esquecer dele...

• Boa tarde R4V3R,



Finalmente recebi hoje minhas Unifi. Acho que nunca aguardei tanto uma encomenda kkkk
    Bom agora tenho que partir para a parte pratica. Voc tem algum tutorial para me indicar para a configurao da mesma?

Um abrao.

IMG_20140319_121302.jpg

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos

A documentao do produto tem todas as instrues para instalao, configurao e utilizao do mesmo:

http://dl.ubnt.com/guides/UniFi/UniFi_AP_AP-LR_User_Guide.pdf

http://dl.ubnt.com/guides/UniFi/UniFi_AP_QSG.pdf

E se tiver dvidas mais especficas, tem tambm o FAQ que ajuda a resolver inmeros problemas:

http://wiki.ubnt.com/UniFi_FAQ

• Boa tarde R4V3R,

Ja consegui configurar e navegar em 2 radios tranquilamente. Agora estou com uma duvida, dentro do Unifi Controler quando voc esta visualizando o AP no mapa tem uma opo que eu posso ativar que ele me mostra uma especie de grafico como se fosse umlbulo de radiao wireless. Mais no estou conseguindo ativar o mesmo. Ja cliquei para exibir o coverage e topology mais no aconteceu nada. Como fao para ativar essa funo?

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos
     no boto "coverage" mesmo, s que  o seguinte, voc tem que setar a escala do mapa, seno ele no tem como saber o que  um metro ou um quilmetro. Para fazer isso, tire a medida de algum local e ajuste a escala no mapa no canto superior direito, a o raio de cobertura ser exibido corretamente. S que  o seguinte, essa funo no ser pra basicamente nada, ela somente serve para ter uma idia muito, muito por alto da disperso do sinal em um ambiente aberto, em ambiente com barreiras, pode esquecer, ela  completamente furada. Ou seja,  bonitinho mas na prtica, no serve pra praticamente nada, infelizmente. hehehe
  • Bom dia a todos colegas do forum da UBNT,

Venho aqui compartilhar meu nivel de satisfao com as UNIFI no projeto wireless que efetivei aqui na empresa. Hoje completei 30 dias apos a instalao das UNIFI e posso confirmar sem duvidas que  um equipamento de otima qualidade. Queria fazer um agradecimento em especial para R4V3R que me orientou durante a implantao do projeto. Ja so 30 dias de funcionamento perfeito, que para mim hoje  uma tranquilidade se comparada a estrutura wireless antiga que eu tinha aplicada aqui na empresa.

Valeu um abrao.

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos

Opa, obrigado wellington491. Que tal gastar um tempinho e postar seu caso na sesso de casos de sucesso UniFi? Tire umas fotos e descreva brevemente seu cenrio para que outros possam aproveitas as idias. Voc pode postar em portugus mesmo, tem vrios usurios que entendem portugus aqui no forum.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.