Bem-vindo à Comunidade UBNT

Orientaes para uma rede com Unifis

TuxjrTuxjr 0 Pontos
Ol pessoal. Estou precisando encarecidamente de orientaes da parte de voces. Eu montei um estrutura com tres unifis. E o modem da internet que estava roteadao liberava os ips. A montagem foi para um salao de eventos com capacidade de 200 pessoas. Eu tinha deixado o modem tp-link gerando os ips.Estou percebendo que esta dando pal. Consegui no maximo 60 conexoes e comeca a expulsar as novas conexoes. Sei que 200 nao aguenta, mas, estes tres unifis recebendo ip deste modem, j conectou at 120 pessoas. Irei comprar mais duas unidades para atender aos 200, no entanto, estou percebendo que com este problema, nao poderei adicionar mais radios. Como deveria proceder? Colocar um Microtick na ponta inicial para gerar os usuarios e controlar a banda? Tenho uma Rb720, Coloco ela como Hotspot com controle de banda para gerenciar talvez este numero de acesso?

Como deveria proceder?

Algum material que eu possa ler para dar uma estudada e aprofundada no assunto?



Comentários

• R4V3RR4V3R 8454 Pontos

Ol @Tuxjr , sua questo no tem muito a ver com o UniFi, pois  obvio que voc est usando o roteador errado. Compre um roteador de boa qualidade para colocar na borda da rede e prover o DHCP para a rede, nada de "TP-Links, por favor". Voc tambm tem que prestar ateno com o total de pessoas no local e o tempo de lease do servidor DHCP, se muitas pessoas entrarem e sarem do local em um curto perodo de tempo, ajuste a mscara da rede e o lease time de acordo.

Se voc realmente precisa atender 200 usurios simultneos, voc precisa de 4 a 5 rdios UniFi, mas lembre-se que se esto todos em uma nica sala, voc tem que distribuir os canais corretamente, e diminuir a potncia de transmisso o mximo que puder para diminuir a interferncia entre os APs.

Material pra estudar  complicado indicar, a questo nada tem a ver com um produto ou tecnologia em especfico, mas com projeto e gerenciamento de rede em um mbito maior.

• TuxjrTuxjr 0 Pontos

R4V3R

Obrigado meu amigo. Qndo solicitei o material, era para evitar de ficar pertubando e demonstrar interesse. Ok? Vamos l entao. Qndo vc diz nada de to-link, percebe-se que nao tenho o conhecimento necessrio. No entanto, vi num outro post seu, uma indicao de roteador... nao recordo qual. Entao lhe pergunto; Quais vc indica? Tenho que ter a garantia de funcionalidade. Depois de dar umas estudadas percebi que realmente quem manda  o roteador, entao, quais modelos decentes temos no mercado com um preo acessivel?

Vi num post seu outras dicas interessante. Neste salo, chega a 250 pessoas, ou seja, os mesmos 5 unifi vao dar conta? uma vez que as pessoas costumam ter smartphones, tablet notebook. Em suma, se numa conferencia eu tiver 250 kbca e cada um com dois gadget, terei cerca de 500 pessoas? Fiz uma boa conta? O roteador dar conta? Junto com os Unifis?

Hoje, possuo 3 unifi instalado e dois para adicionar que ainda nao fiz, por nao entender muito bem o lance do canal, do espao entre um e outro, da questao de um conectar de mais e liberar para o outro....

vou por parte para nao pirar....

Vamos em parte... Roteador? Quais?

Abrao!

• R4V3RR4V3R 8454 Pontos

Certo, de roteador, vejo apenas duas opes acessveis para voc, da prpria Ubiquiti h o edgerouter lite, nunca utilizei ele em produo mas garanto que tem extrema confiabilidade e  moleza de configurar,  um excelente roteador  um preo ridiculamente baixo, prximo de 400 reais. Provavelmente ele aguenta com folgas entre 500 e 1000 usurios conectados.

A segunda opo seria dquirir um roteador mikrotik, para isso, recomendaria voc contratar algum com conhecimento na rea, eu pessoalmente odeio mikrotiks e jamais irei utilizar estes equipamentos mas isso  minha opnio pessoal. Contudo, no h como negar que so dispositivos robustos, com uma lista quase infinita de funcionalidades e de baixssimo custo, disponveis  partir de 250 reais.

Ambos iriam lhe atender, embora sejam dispositivos completamente diferentes, a escolha normalmente se d por afinidade mesmo. D uma olhada, estude as opes e veja qual lhe agrada mais.

• TuxjrTuxjr 0 Pontos

R4V3R

Mais uma vez, obirgado pela disposio em ajudar...

Neste momento estou a buscar o Roteador conforme orientao.

Uma outra opo que eu pensei em adquirir e estou verificando, seria um nao optar pelos microtiks da vida, mas, ter um firewall ou roteador que pudesse proporcinar lans distintas para mim. Entendeu? Voceconhece algum?

Como dito, tenho quatro ambientes, qro unir meus links, sair por um cabo apenas... ele entrar em algum lugar que disponibilize para mim 4 redes distintas. Posso montar uma maquina em linux com estas 4 ou melhor, 5 interface... no entanto... gostaria de um Roteador ou Firewall que o fizesse... conhece algum?

Abrao!

• R4V3RR4V3R 8454 Pontos

Tuxjr wrote:

R4V3R

Mais uma vez, obirgado pela disposio em ajudar...

Neste momento estou a buscar o Roteador conforme orientao.

Uma outra opo que eu pensei em adquirir e estou verificando, seria um nao optar pelos microtiks da vida, mas, ter um firewall ou roteador que pudesse proporcinar lans distintas para mim. Entendeu? Voce conhece algum?

Como dito, tenho quatro ambientes, qro unir meus links, sair por um cabo apenas... ele entrar em algum lugar que disponibilize para mim 4 redes distintas. Posso montar uma maquina em linux com estas 4 ou melhor, 5 interface... no entanto... gostaria de um Roteador ou Firewall que o fizesse... conhece algum?

Abrao!

Eu sempre uso roteadores com Ubuntu Linux, normalmente virtualizados dentro do ambiente j existente, praticamente 100% de nossos servidores so virtualizados,sendo a grande maioria utilizando tecnologia Microsoft, Hyper-V, e em alguns casos a verso gratuita do mesmo.

Para quatro links fica ruim colocar 5 placas de rede fsicas em uma mquina, no que seja impossvel, mas  longe do ideal. Faa o seguinte, compre um switch gerencivel com pelo menos 8 portas e virtualize tambm a rede, desta maneira basta uma interface de rede e 4 ou 5 VLANs. Eu normalmente uso duas interfaces de rede, uma para LANs e uma para WANs, independente do nmero de VLANs/subredes em cada interface.

Se quiser trabalhar com o Hyper-V, nem precisa aprender a configurar VLANs no linux, pois o prprio switch virtual do hipervisor se encarrega de encaminhar cada VLAN para a interface de rede que voc quiser, s o que precisaria configurar  o switch mesmo.

• Boa tarde, gostaria de saber como faço para Cadastrar 5 Unifis Ap na mesma rede pois instalei o programa e faço todo o procedimento de cadastro no Browser Network, mas na hora de finalizar o cadastro ele me mostra que só posso cadastrar 4 Unifis Ap e não me deixa cadastrar os 5 que tenho, como resolver este problema.
  • R4V3RR4V3R 8454 Pontos
    @asws, você está fazendo algo errado. 4 é o limite de SSIDs por WLAN-group. Não há limite de dispositivos gerenciados por controladora.
    Recomendo, portanto, ler o manual de uso da controladora UniFi versão 5, disponível aqui: https://www.ubnt.com/download/unifi/default/default/unifi-controller-v5-user-guide
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.