Bem-vindo à Comunidade UBNT

Controle de banda por Usergroups

Boa noite pessoal!

Seguinte, atualmente gerencio minhas redes com Mikrotik e em determinados eventos preciso limitar a banda de usuarios, torno o ip DHCP em fixo e limito a banda do usuario que estiver consumindo muito.

Fui ver se era possivel fazer isso com o Unifi Controller e vi que com Usergroup existe a opção de limitar determinado usuario inserindo o mesmo em um grupo com limitação, porém não funcionou, limitei meu celular em 1024kb e em testes de velociade ele atinge 7Mb.

Alguem saberia me explicar como fazer funcionar? E se isso é possivel?

Grato!

Comentários

• R4V3RR4V3R 8481 Pontos

Já que você já usa Mikrotik, a função PCQ seria justamente o que você precisa. Sinceramente não vejo como fazer o que você quer manualmente e sob demanda, é um trabalho desnecessário quando se pode fazer isso de forma automática.

Os usergroups no UniFi também funcionariam, mas não é recomendado usá-los da forma como você vislumbra, o correto seria eleger o máximo de banda possível que poderia ser entregue para um único usuário e configurar um user group desta maneira, em seguida associando o SSID que você quiser àquele usergroup. Desta maneira todo usuário que se conectar àquele SSID terá o limite estabelecido no usergroup que você criou. Neste caso, não recomendo usar numeros inferiores a 1024Kbps para download e 512Kbps para upload, pois os resultados podem não ficar muito bons, sem contar que com velocidades assim male mal se assiste um vídeo no youtube hoje em dia né.. Eu recomendaria algo como 2 ou 3 Mb de download e 1Mb de upload.

A única exceção à estas opções que citei, e que eu usaria uma abordagem diferente, seria por exemplo quando há varios computadores conectados à rede sem fio, transferindo diversos arquivos pesados de/para a rede local(não para a internet). Neste caso específico não vale a pena limitar a banda por usuário nos rádios, mesmo que o problema que você citou ainda ocorra, mas sim entregar a maior velocidade possivel para os usuários, pois uma transferência de arquivo seria completada em menor tempo, deixando o canal livre para os demais utilizadores.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.