Bem-vindo à Comunidade UBNT

Unifi Com Usuários Ociosos

Olá amigos, sempre acompanho o fórum porém nunca participei de um post,

Hoje venho compartilhar uma necessidade que venho tento e gostaria de saber se algum de vocês já passaram pela mesma situação ou tem alguma ideia de como posso solucionar tal problema.

Hoje realizou a instalação das unifi’s em eventos, seja 20, 30 até 100 unifi’s, tudo depende da necessidade de cada evento.

Na minha estrutura é basicamente um Mikrotik sendo uma RB CCR para Gerenciar hotspot, dhcp, controle de banda e as unifi apenas como ponto de acesso.

O que vem ocorrendo é que esse hostpost é apenas para usuários cadastras apenas para um publico especifico, os visitantes não tem acesso a internet por elas, porém como eu utilizo rede aberta, qualquer um pode conectar na antena, mesmo sem realizar o login do hotspot, ele fica pendurado na antena.

O que acontece é que as vezes em uma Unifi tenho 30 pessoas conectadas , porém só 3 utilizando, conectado definitivamente para navegação e essas pessoas conectadas por algum motivo atrapalha a navegação dos outros usuários pois o rádio fica muito ocupado e alguns estão conectado até com baixa velocidade, já configurei RSSI, potencia para LOW, mas ainda o problema insiste pois a rede fica aberta e mesmo a pessoa estando perto pode conectar na rede.

Só para caso de dúvida isso acontece nas Unfi UAP quanto a PRO, porém na PRO só no canal 2.4 no rádio do 5ghz a navegação fica tranquila mesmo com os usuários ociosos na antenas.

Já pensei em utilizar autenticação via radius, assim teria um monitoramento usuário a usuário como tenho no MK, porém sabemos que no openradius temos o problema do certificado a incompatibilidade do Certificado CA com o Windows Xp,Windows 7 aonde precisamos fazer uma configuração mão a mão para poder funcionar, porém não posso fazer isso são mais de 200 notebook com Windows 7 no qual não tenho acesso e nem posso fazer, seria um grande trabalho.

Então precisava de uma LUZ, ajuda de como posso “derrubar” esses usuários que não estão dento atividade dentro da antena.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8481 Pontos

Olá @thiago2r bem vindo à comunidade.

Infelizmente não há resolução para esta questão, pois não se trata exatamente de um problema, mas sim uma condição ocasionada pela forma como foi configurada sua rede.

Por ser uma rede aberta, todo mundo pode se conectar, qualquer pessoa possui um smartphone com rede Wi-Fi hoje em dia, e desta maneira, mesmo não estando fazendo nada, nem sequer autenticados, o espetro em 2.4Ghz pode ser severamente comprometido, e isso é o que está acontecendo no seu caso, confirmado pelo fato de que em 5Ghz as coisas andam melhor, isso ocorre, pois há bem menos interferencia.

30 usuários por rádio não são suficientes para deixá-lo lento, especialmente se há apenas alguns usuários realmente autenticados e utilizando a internet. Eu uso UAPs normais em ambiente educacional, aonde o uso é bem alto e eles aguentam bem até 35 usuários conectados, sendo a maioria ativos, ou em cenários diferentes, pode-se conectar 70 usuários, com a minoria destes estando ativa, sem problemas.

De um modo geral, rede abertas não são recomendadas, independentemente do uso ou do cenário. Será muito mais fácil você configurar uma senha curta e simples e divulgar somente para as pessoas que precisam realmente se conectar a rede, mantendo seu controle de usuários atual e criando uma autentiação em dois níveis, por assim dizer. Desta maneira você basicamente eliminará o que, hoje, te causa tantos problemas. 

• @R4V3R ,Obrigado.

Realmente não é exatemente um problema, mas um dificuldade que tenho encontrado, e uma das soluções seria imprementar o RADIUS como autenticação, porém há aquele problema com Windows Xp e 7.

E hoje autenticar duas vezes seria um grande probema, pois nem preciso falar da difuculdade de usuários já de se conectar apenas no hotspot.

Para o usuários ocioso realmente acho muito difícil ter uma solução, mas para o problema dos usuários que estão conectado e vão se afastando da antena e se mantem conectados com baixa velocidade e o RSSI não tem resolvido, pois o que eu saiba ele manda apenas uma sugestão para o usuário se desconectar e não realmente o desconecta, para isso também será que não já uma solução?

Pois também tenho percebido mesmo que o usuário esteja em um aréa coberta por várias antenas ele não tem passado de uma para outra, ele fica conectado na primeira que ele conectou e só vai cair quando o sinal está muito fraco, ou ele fica conectado a 1M ou 5M na antenas que ele conectou e na que está próxima ele não conecta é preciso da um reconnect no usuário para ele conectar em uma antena melhor.

Obrigado por enquanto.

• R4V3RR4V3R 8481 Pontos

Neste caso, ajustar corretamente a potência dos rádios, e utilizar o recurso MINRSSI e talvez também load balance resolvem a grande maioria dos problemas.

• Então, tenho ajustado a potência para cada cenário de um evento, normalmente é low ou medium eu nunca uso High (salve as exceções) e o minrssi também tenho configurado e também varia muito de local para local. O loadbalance normalmente eu coloca entre 30 e 40 usuários, mas vejo mais uma vez que o balance é apenas uma sugestão pois as vezes tem mais usuários que o configurado.

R3V3R, será que o Zero-Handoff não resolveria um pouco desse problema? você já utilizou? e nesse caso se eu for usar Zero-Handoff não poderei mais trabalhar com rede aberta.

• R4V3RR4V3R 8481 Pontos

Zero Handoff não vai ajudar em nada, vai só atrapalhar, e como você mesmo deduziu, ele depende de criptografia na rede, então é impossível usar a rede sem senha, isso é uma limitação da tecnologia e jamais irá mudar, pelo menos para a geração atual de pontos de acesso.

Problemas com roaming vem de dois locais distintos: Dispositivos cliente "preguiçosos" e/ou pontos de acesso mal configurados. Se você configurar corretamente os pontos de acesso, resolve a grande maioria dos problemas de dispositivos cliente ruins.

Eu sei que suas instalações não são permanetentes e cada local é diferente do anterior, mas comece dimensionando sua rede de forma "justa" distribuindo o mínimo de pontos de acesso necessário para cobrir a área deseja com bom sinal e também tomando cuidado com a carga de usuários por ponto  de acesso. Sempre dê preferencia para o UAP-PRO, ou ao menos use algumas unidades deste, instalando-os em locais estratégicos de forma a otimizar a cobertura em 5Ghz. Configure load balance de acordo com a necessidade, provavelmente algo entre 30 e 40 seja o ideal. Configure também MINRSSI de acordo com o local, se forem espaços abertos, provavelmente o mínimo que você vai querer usar é 20, mas talvez precise mais que isso, tornando assim o roaming mais agressivo. Eu normalmente uso algo entre 15 e 20 no MINRSSI, mas tenho locais configurados para até 35, aonde quero limitar a utilização do AP somente aos usuários que estão mais próximos à este, e funciona perfeitamente.

• @R4V3,

Muito obrigado mesmo, esse post, para mim foi muito produtivo, pois vi que não estava e não estou no caminho errado, infelizmente para que trabalhar com evento a limitação com wifi é muito maior, pois sofremos muito interferencia e situação fora do comum de uma rede planejada aonde temos quase a certeza do que vai acontecer.

E ainda temos muito problemas com a rede aberta, mesmo utilizando hotspot, pois temos o problema dos usuarios ficarem conectados ocupando o rádio, mesmo não estando navegando.

Já no caso no minrssi, penso que seria legal o ap desconectar o usuário e não apenas enviar sugestão, assim elimitaria ainda mais os dispositivos "preguiçosos".

Mas vamos trabalhando com o que temos, obrigado @R3V3R e espero também pode contribuir ainda mais com o forúm com minhas experiências. 

• R4V3RR4V3R 8481 Pontos

Sim amigo, eventos é uma área completamente à parte, e tem desafios bem distintos. Eu não trabalho com eventos móveis, mas meu cliente principal são hotéis, e a maior parte deles tem salões de eventos, então alguns dos hotéis que atendo eventualmente tem eventos para 500 pessoas ou mais, isso no mesmo salão. Também atendo uma instituição de pós graduação aonde a densidade de usuários na rede é bem alta, local pequeno, até 250 usuários e apenas 6 pontos de acesso, sem qualquer tipo de problemas.

Esta última eu documentei neste post e eu utilizo MINRSSI e load balance, dê uma lida talvez encontre algo que lhe seja útil.

rogeriosims
  • Irei ler sim, muito obrigado pela atenção...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.