Bem-vindo à Comunidade UBNT

divisã de sinal

Ola pessoal, irei descrever meu problema para ver se alguem me ajuda:

Possuo um unifi AP em meu estabelecimento comercial que utliza tablets com sistema por wifi. Possuo uma internet de 30mega, gostaria de dividir a velicidade que destino para os tablets e para os clientes.

ex: gostaria de deixar 20mega para os tablets e 10 mega para os clientes.

Alguem pode ajudar em relaçao a esta duvida?

Obrigado.

Comentários

• Olá rcc,

Seja bem-vindo à Comunidade da Ubiquiti.

O UniFi é um sistema de wireless camada-2 que compartilha o meio sem-fio entre clientes LAN (WLAN). Pelo que entendi, você deseja criar regras que limitam a banda consumida na conexão WAN de 20Mbps (grupo A), o outro de 10Mbps (grupo B).

Recomendo que imponha as regras de traffic-shaping à conexão WAN, ou seja, no roteador. À princípio, você deseja dividir a conexão WAN, e não impôr limites na banda usada entre os clientes na rede local. Faz sentido? Se fosse para limitar a banda utilizada na rede local, recomendaria que impusisse regras de traffic-shaping já dentro da LAN, seja, no UAP.

Sem saber que tipo de gateway que tem em sua rede, posso apenas indicar o tipo de traffic-shaping que seria útil (o de acima é para roteadores baseados no VyattaOS, tal como os EdgeRouter / EdgeOS).

Abraço,

Jamie

• R4V3RR4V3R 8477 Pontos

Olá @rcc bem vindo à comunidade.

Você por acaso efetutou testes e comprovou utilizando algum método que alguma das partes está excedendo o uso de banda? Quer dizer, se você tem 30Mbit/s contratados, porque não utilizá-los?

Não que não seja possível fazer o que você quer(como o Jamie comentou não é possível apenas com os pontos de acesso UniFi, você precisa de um roteador de boa qualidade que possa realizar controle de banda/QOS). Sim é possível, mas talvez não seja viável no seu caso, e ainda assim pode não apresentar o resultado que você espera, e daí vem a minha pergunta: O que exatamente você deseja fazer?

• rccrcc 0 Pontos

Eu quero utilizar os 30mbit/s porem nao quero que meus tablet que possuem o sitema parem de funcionar, pois a quantidade de mbits que os clientes ocupam é grande demais, ocasionando este problema de comunicação que relatei.

Por isto pensei ser possivel separar em 20mbits para o meus tablets e 10 mbits para os clientes.

Lembrando que já possuo conexoes diferentes para eles, porem estao dividindo os mbits por igual.

• R4V3RR4V3R 8477 Pontos
    Quando você diz "conexões" diferentes quer dizer SSIDs distintos eh isso? O que você quer eh perfeitamente possível, mas isso não se faz com pontos de acesso, mas sim em um roteador. A ubiquiti tem dois produtos que serviriam à este proposito, sendo o edgerouter lite ou o USG, que se integra com a mesma controladora UniFi que seus APs. Conseguir o USG no Brasil eh complicado e ele eh mais limitado que o ERL, então minha sugestão eh que você compre um destes. Chama-se edgerouter lite e deve custar em torno de 400 reais aqui no Brasil, ele pode fazer não apenas o que você quer, mas muito mais também, como agregação de banda, load balance com fail over automático e varias outras coisas interessantes...
  • R4V3RR4V3R 8477 Pontos

Esqueci de dizer no post acima(estou usando o celular e não tenho como editar o post). Se voce gosta de se aventurar, você também pode usar o sistema VyOs que eh baseado no mesmo sistema em que se baseia o sistema contido no edgerouter que eh o EdgeOS. O VyOS eh gratuito e pode ser instalado em uma maquina física ou virtual, podendo ateh mesmo ser um PC simples, basta apenas que possua ao menos duas placas de rede para que possa desempenhar as funções de roteamento. Tudo o que você quer pode ser feito tanto com o edgeos(Edgerouter lite) quanto no VyOS.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.