Bem-vindo à Comunidade UBNT

Ponto de acesso eduroan

Boa noite a todos, 

Volto de novo a pedir-vos ajuda acerca de uma conecção WPA2 Entreprise, no caso exacto é uma conecção à rede Universitária mundial EDUROAM. 

Pelo que li nas instruções dos equipamentos Ubiquiti com tecnologia Airmax, penso que poderei efectuar a conecção à referida rede com a encriptação WPA2 Emtreprise.

MAS, na realidade continuo duvidoso, no caso prende-se com a configuração do aparelho. Na pagina de ajuda da Universidade estão descritos os passos para configurar em ambientes Windowns, Mac, Linux e ouytros .

A minha duvida é, e eu para configurar o equipamento Ubiquiti ? Uso qual metodo ? O Linux ???

Peço a vossa ajuda e deixo o link da Universidade para que me possam esclarecer na melhor das formas.

http://www.scom.uminho.pt/Default.aspx?tabid=8&pageid=368&lang=pt-PT

Ja agora o que pretendo é ter acesso à internet, no caso o sinal que eu capto no computador é extremamente fraco logo preciso de uma antena, estou a ponderar o Ubiquiti Nanostation NSM2 para conectar ao meu computador portátil MacBookPro.

Desde ja obrigado, abraço,

Comentários

• R4V3RR4V3R 8480 Pontos

Olá @v232, você parece estar tendo problemas com esta conexão que quer fazer, e responder sua dúvida de forma direta é mais difícil do que parece, pois pode ter dezenas de fatores que podem/devem ser configurados para conectar um aparelho qualquer à rede eduroam.

Em equipamentos windows isso é relativamente simples, Ubuntu a mesma coisa, nunca tive problemas, mas já em telefones android pode ser um pouco mais complicado, e digo isso pois, pelo menos por aqui é possível usar tanto certificado para conexão, como também senha em formato MSCHAPv2. De uma forma resumida, você teria que ter o equipamento, e testar, se funcionar, excelente, se não funcionar, hora de pensar em outra coisa, portanto eu lhe dou uma idéia diferente:

Que tal utilizar uma placa de rede externa(USB), que tenha uma conexão para antena externa? Nesta placa de rede, você pode conectar uma antena direcional, externa e desta forma fazer todo o procedimento que você quer fazer diretamente pelo sistema operacional que você já usa. Creio que seja uma solução simplificada e que funcionaria melhor para você.

• v232v232 0 Pontos

Olá R4V3R, obrigado pla tua ajuda, não tenho a certeza mas penso que compreendas MUITO mais de informática do que eu. O que sei, aprendi assim em foruns expondo duvidas ou pesquisar e estudar pla internet. Talvez a minha duvida seja um pouco bizarra sei lá, mas sim, eu sou um pouco "quadrado" e enquanto não tiver as grandes duvidas esclarecidas .... sou um chato :smileyvery-happy: .

Bom de facto a tua solução de usar uma placa externa USB, é uma solução que já uso há muitos e longos anos .... mas como ja referi eu utilizo um Macbookpro e até ao dia de hoje, e com soluções um pouco limitadas (drivers) sempre consegui conectar-me á rede Eduroam sem problemas, até ao dia que fiz o Upgrade para o sistema operativo OSX Yosemite. Já procurei em todo lado na internet e é dado adquirido , Não funciona !!!!!  :mad2:

Então com a minha pouca experiencia pensei logo numa antena Ubiquiti, visto que na casa de campo uso um equipamento identico pra ter conecção á internet, 8 km de distancia e sempre a bombar  !! ( rede não é a eduroan)  Ora tendo boa experiencia utilizei o mesmo equipamento para me conectar à rede Eduroam .... o facto é que não suporta WPA2 Entreprise :smileyfrustrated: .

Por este motivo as minhas duvidas, e ainda pra mais não poderei experimentar o equipamento .... será dificil .... estou disposto a comprar via internet .... ora experiencia é um pouco complicado ...

-No site da universidade com a ajuda a configuração em varios sistemas operativos parece-me que as instruções são muito idênticas ás instruções  Airmax .... estarei errado ? Preciso mesmo de ajuda !!!

Abraço !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.