Bem-vindo à Comunidade UBNT

falta alcance UAP LR

Buenas Pessoal!  Estou com um problema de cobertura pra resolver que me pareceu ser simples mas já me tomou algumas 40h este mês. Ocorre em um hotel em que o andar tem de medidas externas máximas em torno de 700m² ou seja 32x23. Nestes andares, estávamos cobrindo tudo com roteadores mimo300 da TP-Link, mas quando o hotel fica lotado (mais de 300 dispositivos), há muitas reclamações de desconexões e lentidão extrema. RESOLVI APOSTAR NA SOLUÇÃO UNIFI. Achei que ia ser fácil de mais..... Porém me quebrei! Conforme exposto no projeto anexo, já coloquei as UAPs na viga, em posição de teto, já coloquei na vertical nas paredes dos extremos dos corredores e até funciona ± porém no maldito iphone 6 da gerente, insiste em não funcionar dentro dos quartos com as duas portas fechadas.  (ONDE HÁ O X EM VERMELHO) Sendo a porta do Apartamento e a do quarto! O PIOR É QUE A DISTÂNCIA ENTRE O UAP E O PONTO QUE NÃO PEGA BEM, SÃO APROXIMADAMENTE 15m. Alguém tem uma sugestão? Será que os UAPs que não são LR funcionariam melhor?

Comentários

• R4V3RR4V3R 8480 Pontos

Olá @DogAndrades bem vindo à comunidade.

UAP-LRs não tem qualquer tipo de vantagem perante o UAP normal, pelo contrário, o que eles tem é desvangatem por serem fortes demais(muito além do necessário e recomendado), e também por serem mais caros, então, de uma forma geral, não devem ser utilizados. É um produto bizarro que nem deveria existir, ou pelo menos, não com este nome "LR".

Já quanto ao seu problema, a questão é simples, não é problema do AP, mas de dimensionamento. Batendo o olho na planta já dá pra notar que o dimensionamento não está correto, pois há muitas barreiras entre a localização dos APs, e os pontos marcados com sinal ruim. Desta forma, é evidente que faltam pontos de acesso, e pela medidas informadas, e alisando a planta, mesmo sem fazer testes, tenho quase certeza de que seriam necessários ao menos 4 pontos de acesso para poder cobrir com qualidade cada andar.

• Pois então! Tenho 10 andares pra cobrir, 1ª) Como eu já possuo 6 UAPs LR, como poderia distribui-los e como ajusta-los para que operem bem? (sendo que os proximos não comprarei LR.) Reparei que funciona melhor nos quartos que marquei com X, quando fixo o UAP na parede ao final do corredor (UAP na vertical). Porém, fica encostado sob uma luminária com uma dessas lâmpadas econômicas. 2ª) Será que o reator desta lâmpada não gera alguma interferência que prejudique o sinal? 3ª) Qual é a real função de se usar UAPs Ubiquiti, se em alcance elas são quase idênticas a outros roteadores MIMO nem tão caros assim? Só a quantidade de usuários que é mais gerenciável? 4ª) Se eu tentasse inicialmente com 3 UAPs por andar, (evitando custos) poderia tentar apenas nos andares pares, conseguindo cobertura nos intermediários impares? Sendo que o hotel tem hospedes do 5º ao 14º?

Desde já lhes agradeço imensamente pelo tempo e conhecimento dispensados aqui.

• R4V3RR4V3R 8480 Pontos

Como diria nosso amigo Jack Estripador, vamos por partes:

1) Tem duas formas de fazer isso, instalar 4 pontos de acesso por andar, totalizando 40 APs, todos nos mesmos lugares em cada andar, mas isso provavelmente vai gerar uma quantidade de interferência acima do desejado. A outra seria intercalar entre andares adjacentes os pontos de acesso em locais levemente diferentes(com alguns metros de distância do andar de baixo e do de cima), criando um padrão tridimensional, e aproveitando melhor o sinal tanto horizontal como também vertical, ajudando a diminuir a interferência entre os APs, e em alguns casos a quantidade de APs, dependendo das condições do local e requisitos de qualidade de sinal desejados. Não instale estes APs na parede, instale-os no teto, pois foram projetados para funcionar nesta posição.

2) A lâmpada caso seja fluorescente, bem como seu reator podem influenciar negativamente tanto no AP, caso estejam próximos, como também no cabo de rede que está conectado ao AP, caso passem perto um do outro. Perto neste caso seria menos de 1m de distância.

3) Pela pergunta, realmente você não entendeu o propósito do produto, roteadores TP-Link, D-Link ou Intelbras de 100 reais não são concorrentes do UniFi de modo algum. O principal trunfo do UniFi é justamente o gerenciamento centralizado, eu tenho certeza que você não gostaria de configurar 40 APs(4 por andar), fazendo isso um a um, certo? Pois é, com o UniFi, você pode configurar todos os 40 como sem fossem um só, dependendo do que você quer fazer. Claro essa é só uma vantagem, mas eu cito outras que também são tão importantes quanto: Possibilidade de redução de potência, MINRSSI, qualidade  e confiabilidade do hardware, beleza do equipamento(sim isso é importante e imprescindível em muitos projetos), PoE "passivo"(ou "ativo" em alguns modelos), previsibilidade de funcionamento(você consegue pendurar 50 usuários em um roteador TP-Link?), possibilidade de utilizar até 4 SSIDs por rádio, configuração de VLANs, autenticação via RADIUS, balanceamento de carga nos rádios, enfim, isso é o que eu lembro de cabeça, estes equipamentos não tem concorrentes diretos no Brasil, nem de longe... Só pra clarificar, os APs absolutamente não são caros, principalmente os modelos simples, o preço deles na verdade é irisório se comparados à soluções normalmente utilizadas por empresas, e tipicamente implicam em algo entre 25 e 50% do custo total do projeto, sendo o restante direcionados para cabeamento e outros ativos de rede, e obviamente serviços(pois nem relógio trabalha de graça).

4)Não, essa abordagem é falha, e não vale a pena entregar um projeto desta maneira, é tiro no pé. Se você quer diminuir o custo com APs, tem dois caminhos que você pode seguir. O primeiro citei no item 1 que seria intercalar de forma tridimensional os APs entre andares adjacentes(não pular andares inteiros como você cita). A segunda forma seria fazer a instalação de forma gradual, sem cobrir 100% dos andares, por exemplo, instalando os novos equipamentos do andar 10 ao 14 apenas. Para definir isso você tem que fazer um site survey completo, fazer as devidas medições de sinal com os equipamentos que pretende utilizar, nos locais aonde devem ser instalados, e testando com os dispositivos que você espera que os clientes utilizem, documentar tudo que puder, claro, e tomar as devidas decisões de projeto. Esse processo eventualmente não é simples, e requer bons conhecimentos de cabeamento estruturado, RF, bem como dos equipamentos UniFi em si. Os equipamentos da Ubiquiti são excelentes, e com um custo ridiculamente acessível, mas não funcionam sozinhos, principalmente em grandes quantidades de APs e/ou de usuários, quem dá a solução é quem projeta e implanta a rede, e não os equipamentos em si, pois estes são apenas uma ferramenta. Boa sorte.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.