Bem-vindo à Comunidade UBNT

Projeto Wifi Faculdades

Boa noite,
Hoje pagando uma cadeira de estágio supervisionado na faculdade
Dei a ideia de resolver o problema da rede da faculdade, começando
Pela sem fio, porém são 4 andares em cada andar 8 salas, o desenho
Do corredor entre as salas é em U, eu fiz o projeto com ideia de usar
Nano station M2 desativando o Airmax, cada andar teria 3 o limite de
Sinal máximo seria -75 acima disso não se conecta, a média é de 60 usuários
Por ap, também usaria a isolação entre hosts, a banda de cada host seria 500k
Mais ai veio a dúvida não ficaria mais elegante usar unifi?, os amigos poderiam
Opinar? E também dar algum testemunho se já usaram? E como usaram? Ficou bom?

Comentários

• Recomendo usar Unifi nesse seu projeto, pois você ganhará e muito na gerência dos usuários (controle centralizado da quantidade de usuários logados), maior controle da potencia minima que um usuário consegue conectar.
    Na Universidade onde trabalho possuimos no momento 40 APs 3Com, porem eles sairam de linha e agora precisamos expandir e estamos fazendo testes com os Unifis e já foi aprovador por nós do setor de Redes para que as próximas compras sejam feitas desse AP.
    Nos testes com 55 usuários conectados (coloquei 80 porem ficou lento), o trafego para uso mobile ficou bom e numa Faculdade do grupo onde trabalhava antes utilizava Mikrotiks + Omini para espalhar wifi na instituição e a 2 anos migou para o Unifi e só tem falado bem, porem uma dica que vi em todas as postagens aqui do forum, fuga dos LR (de maior distância), pois a interferência que ele causa complicará sua vida, só use esse modelo por exemplo em um local grande com muito poucos usuários que precise ter wifi só pra não ficar com ponto cego.
  • R4V3RR4V3R 8480 Pontos
    Esse é um cenário perfeito para a linha UniFi. Não utilize equipamentos airMAX neste caso, eles não foram feitos para esta finalidade, enquando os UniFi foram.
    Conforme apontado pelo @tacioandrade, não utilize o UAP-LR, ele é identico ao UAP, apenas com mais potência de TX, o que nada adianta em ambientes como esse, pois o que você quer é diminuir a potência de transmissão, não aumentá-la.
    Com esta quantidade de usuários, já adianto que não conseguirá boa performance ao longo do tempo de vida da solução utilizando apenas a banda de 2.4Ghz. O mais recomendável, portanto, seria utilizar apenas UAP-PROs, que são dual band, ou ainda uma combinação de UAP-PROs e UAPs.
  • R4V3R disse:

Esse é um cenário perfeito para a linha UniFi. Não utilize equipamentos airMAX neste caso, eles não foram feitos para esta finalidade, enquando os UniFi foram.
    Conforme apontado pelo @tacioandrade, não utilize o UAP-LR, ele é identico ao UAP, apenas com mais potência de TX, o que nada adianta em ambientes como esse, pois o que você quer é diminuir a potência de transmissão, não aumentá-la.
    Com esta quantidade de usuários, já adianto que não conseguirá boa performance ao longo do tempo de vida da solução utilizando apenas a banda de 2.4Ghz. O mais recomendável, portanto, seria utilizar apenas UAP-PROs, que são dual band, ou ainda uma combinação de UAP-PROs e UAPs.

Só complementando o que você falou sobre os PROs, ele são uma boa a longo prazo, porem a curto prazo não ta valendo tanto a pena para alguns projetos, pois apesar de ter 2.4Ghz e 5.8Ghz, num ambiente de testes que coloquei na UESB (onde trabalho), um PRO, 80% dos acessos ou até mais continuam sendo em 2.4Ghz, então a curto prazo para melhorar a qualidade se possivel sem interferência colocar mais UAP na localidade e reduzir a quantidade de clientes em cada um, pode ser mais vantagem do que um PRO onde quem tiver e, 2.4Ghz vai sofrer e quem tiver em 5,8Ghz vai ta no paraíso e creio que antes de 2017 o AC não tenha pegado para modelos intermediários de Smartphones (como Moto G) e notebooks mais em conta (sendo que ainda se encontra notebook de modelos novos com placa de rede /100, apesar da tecnologia já ser ultrapassada a anos).
  • R4V3RR4V3R 8480 Pontos
    Claro que existem casos e casos @tacioandrade. Porém o UAP-PRO sempre é recomendando em ambiente educacionais, principalmente pelos requisitos de tráfego, densidade de usuários e também por proporcionar um tempo de vida bem maior à solução como um todo. Além de ter dois rádios completamente independentes, ele tem mais capacidade de processamento, o dobro de memória, porta ethernet gigabit, e PoE via 803.3af embutido no AP, então não há comparação direta com UAP ou UAP-LR.
    Eu sei que não há "band steering" no UniFi ainda, mas se bem configurados, os rádios conseguem balancear de maneira muito satisfatória os clientes entre os dois os dois rádios disponíveis. Dê uma olhada na imagem a seguir, ela foi registrada há umas duas semanas atrás.

load_balance

Há apenas um UAP-PRO neste local, pois um dos UAPs queimou e eu me recusei a instalar outro igual no mesmo local, justificando que eles precisavam de um UAP-PRO, pois a instalação original e aquisição de equipamentos não foi feita por mim, eu apenas reconfigurei a rede toda pois eles tinham os equipamentos, mas nada funcionava direito(o que infelizmente está se tornando cada vez mais comum)
    O balanceamento no UAP-PRO é quase perfeito, e não é incomum ver mais usuários no rádio 5G do que no 2G, mas na média fica próximo de 40 em 2.4G e 30 em 5G. Tudo isso é feito usando dois recursos cruciais que são "load balance" e MINRSSI.
  • Pois é realmente usuários em 5.8Ghz depende do tipo de local utilizado, por exemplo em Universidades e Faculdades onde a renda dos alunos é maior, a conexão de usuários 5.8Ghz tem um aumento interessante (iPad, iPhones, Galaxy S5/S6, etc). No caso da UESB, onde trabalho, na maioria dos casos (tirando os módulos de Direito, Medicina, Comunicação, etc), a quantidade de usuários acessando em 5.8Ghz é quase nula. =(

O interessante de colocar apenas os UAP é que pelo valor de um PRO quando fiz a cotação pela ultima vez, comprava-se quase 3 UAP, então dependendo da estrutura interna (da quantidade de obstáculos como é meu caso) e da quantidade de usuários pode acabar sendo mais interessante a curto prazo (porem realmente os projetos não podem ser pensados a curto prazo e sim a médio ou longo).

Agora esse print que você passou é da controladora 4.x é? Baixei a versão mais nova pra Windows no site da Ubiquiti e a interface ainda era parecida com a 2.x que usei pela primeira vez, interessante essa dai, ela é beta ainda ou já saiu a estável?
  • R4V3RR4V3R 8480 Pontos
    Atualmente eu uso a versão 4.6.3 que é considerada estável. Não há necessidade de utilizá-la se você tiver apenas pontos de acesso, se este for o caso, fique com a 3.2.10. A versão 4.x será necessária se você tiver switches(USW), roteadores(USG) ou telefones(UVP), eu tenho todos estes mas não migrei por conta disso, mas sim por o mapa não precisar mais de adobe flash(eca), e por ter as informações mais organizadas na área de reporting. Migrei recentemente, e não tive nenhum problema até o momento, mas eu já uso a versão 4 em laboratório, há bastante tempo, claro.
    tacioandrade
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.