Bem-vindo à Comunidade UBNT

Capacidade UniFi AC

Tenho obtido boa perfomance com 80 em 2.4ghz e 60 em 5ghz ! Gostaria de poder contar com a vivencia dos usuários do fórum com este produto.
«1

Comentários

• R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    Coragem eim.. Eu não chegaria nem perto disso, principalmente em 2.4Ghz, a não ser que fosse um serviço de baixa prioridade, prestado de forma indireta, como por exemplo em um shopping center. Dependendo do ambiente, o fato deste equipamento ser 3x3 em ambas as bandas pode ajudar um pouquinho, mas não muito, em relação ao UAP-PRO, em termos de densidade de usuários. Dependendo do local, em um ambiente acadêmico, por exemplo, não se pode chegar nem perto de uma densidade destas por AP, infelizmente.
  • hassishassis 14 Pontos
    então qual é a capacidade recomendada, ou que se pode esperar???
  • R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    hassis disse:

então qual é a capacidade recomendada, ou que se pode esperar???

Isso depende do dimensionamento da rede, quantidade e tipo de tráfego esperado, interferência ao redor.. diversos fatores, mas de um modo geral, um UAP normal suporta algo entre 35 e 50 usuários. Além disso a qualidade não pode ser garantida. Em modelos com dois rádios como UAP-PRO e UAP-AC, a coisa pode mudar, pois depende ainda de outros fatores, como a quantidade de clientes que suportam conexão em 5Ghz.
  • hassishassis 14 Pontos
    eu pergunto pois pois ja consegui um numero maior...

• hassishassis 14 Pontos

bar
  • R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    @hassis sua imagem apenas mostra o total de clientes conectados em todos os pontos de acesso, não no que está selecionado(bar principal). Mas de qualquer maneira, "conseguir conectar" é algo bem diferente de conseguir disponibilizar tráfego fluído e com qualidade para os usuários conectados. Se é o número máximo possível de usuários conectados o que você quer saber, então esse número é 127, para todo e qualquer rádio UniFi, só não espere que esses quase 130 usuários tenham qualquer tipo de qualidade no acesso à internet. Os número que menciono acima(35~50 usuários/radio), são número de dimensionamento padrão, estimados com base na experiência que eu e diversas outras pessoas temos ao utilizar este tipo de equipamento, não quer dizer que você não possa pendurar mais pessoas, quer dizer que se você fizer isso, estará diminuindo a qualidade geral no acesso à internet de seus usuários. Por exemplo, se for um requisito de sua rede que todos os usuários sejam capazes de executar vídeos com resolução 1080p, FullHD, então o número de usuário por UAP-PRO(usando como exemplo) cai para algo em torno de 20~25. Espero que compreenda.
  • ThiemannThiemann 303 Pontos

Em eventos que fiz, em geral tive algo em torno de 60 usuários conectados em cada UAP (normal 2.4GHz), o uso era para distribuição de internet (navegação, mídias sociais)..

Sempre por medida de segurança, depois de realizar alguns eventos, comecei a limitar em 50 usuários por AP, usando o balanceamento da controladora.. Tomei esta atitude, não por ter passado por problemas, mas por ter lido muitos relatos de outras pessoas que tiveram alguma dificuldade.. A Ubiquiti informa que é possível mais de 100 usuários no UAP, vejo isso como puro marketing mesmo.. É sabido que dependendo das condições (sinal, ruído, qualidade do dispositivo cliente, atenuação de sinal, etc) esta quantidade de usuários conectados ninguém faz nada, isso é falado no curso de Unifi, e até há um estudo de caso no curso onde você faz o dimensionamento com base nesses parâmetros.. @hassis vem aqui em casa que conversamos (esse nick é muito familiar, quando vi o perfil tiver certeza que era você Hamilton, lhe deixo um abraço)..

Acabei de ver o datasheet da nova linha UAP-AC e todos os AP's estão informando 200+ (concurrent clientes).. Lembrando que todos os AP's dessa linha trabalham simultaneamente 2.4 e 5GHz (dois rádios no mesmo equipamento)..
  • R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    @thiemman é verdade, mas esse número é sempre usado em pontos de acesso com dois rádios, é a mesma história do UAP-PRO, UAP-AC e UAP-AC Outdoor. A jogada é que cada rádio pode ter até 127 clientes conectados, só que isso não quer dizer que eles irão conseguir fazer qualquer coisa enquanto conectados. O dimensionamento da rede que dá é o projetista. ;)
    Só para agregar informação.. No estudo de caso que fizemos no curso, chegamos à um número de 35 (arredondando) num ambiente universitário.. E o número de AP's não foi pouco não..
  • R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    @thiemann eu cheguei a número semelhantes em ambiente educacionais. Nunca consegui passar de 40 neste tipo de ambiente, isso utilizando UAPs normais, mesmo forçando a barra. O UAP-PRO dá um caldo bem melhor, e desafoga muito todos os APs, principalmente a banda de 2.4Ghz.

Essa nova linha UAP-AC apresentada parece ter muitas melhorias o que pode refletir em mais dispositivos conectados, não deve ser um aumento expressivo, mas acredito que reduza a necessidade de muitos AP's nos projetos.. Enfim é esperar para ver, primeiramente o custo e se essas melhorais "pagam" esse custo, afinal o modelo UAP-AC que tenho aqui não foi nada barato para comprar e agora com o dólar nas nuvens piora ainda mais..

Achei interessante que esses AP's contam com analise de espectro, agora fica mais prático ver a interferências, creio que isso está atrelado ao hardware e não à controladora..

Enfim, essa nova linha deve ajudar bastante na capacidade de usuários conectados, aliando o 11ac que dará maior velocidade..

• R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    editado setembro 2015

@thiemann é, na verdade aquele é o material de marketing apenas. A controladora UniFi ainda não tem praticamente nenhuma daquelas funcionalidades, mesmo em sua versão alfa. Aquilo é coisa mais pro futuro, mas os desenvolvedores da linha UniFi estão focando nas funcionalidades, e principalmente estabilidade da plataforma.
    Mas de fato, os novos pontos de acesso são excelentes. Ainda não tive oportunidade de testá-los em ambientes densos de verdade mas a velocidade deles é absurda.
    Só pra dar um gostinho, esse é um teste com iperf que fiz com um notebook Lenovo X220, placa intel 6205, próximo do AP(2~3 metros) mas atrás de uma parede de tijolos com 15cm de espessura(conectado no rádio 5G):

original

E agora em 2.4Ghz, 2M de distância, sem barreiras:

original2
    Na página não diz quando estarão disponíveis esses novos AP's.. Estou acompanhando com meu fornecedor, na hora que entrar em estoque vamos descobrir o preço desses brinquedinhos.. Imagino que vão custar algo entre o UAP-PRO e o UAP-AC atuais.. Estou com uma UAP-AC parada aqui na caixa a bastante tempo, vou colocar em produção aqui no escritório pra testar..
  • R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    @thiemann, estes equipamentos novos serão bem mais baratos que o PRO atual. MSRP para o UAP-AC-Lite é de $89, do UAP-AC-LR é de $109 e do UAP-AC-PRO é de $149.
    Os dois primeiros estarão disponíveis no próximo mês mundialmente, mas creio que leve uns 6 meses pra chegar em terras tupiniquins, provavelmente estarão disponíveis no Paraguai logo. Já o PRO não tenho muitas informações, talvez leve um tempo maior, e a outra versão do PRO com caixa de som, que é o modelo EDU, deve ser lançado nos EUA apenas no finalzinho do ano.

Pena que esses preços só são verdadeiros lá fora, aqui no Brasil esse custo sobe razoavelmente, e não estou falando da cotação do dólar, é do custo em dólar em si.. Aguardemos então..

• R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    Bom, com o dólar no patamar que está, estimo que o Lite custe ao redor de 800 reais, e o LR, pouco mais de 1000 reais. São valores altos por conta do dólar, mas se você considerar que um UAP normal hoje já custa mais de 600 reais, e que os novos literalmente valem por dois UAPs atuais, fica interessante...
  • autelautel 2 Pontos
    Bom dia pessoal, eu gostaria de saber a capacidade desse modelo: Ubiquiti Ap Unifi Uap Ac Pro Br Mimo 2.4/5.0ghz 450/1300mps.
    E quais são os fatores que influenciam em relação a isto.

• R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    @autel, poderia definir o que você entende exatamente por capacidade para que possamos responder sua pergunta? Você está falando em termos de quantidade de dispositivos conectados, capacidade de banda, capacidade de cobertura? Seja específico, por favor.
  • autelautel 2 Pontos
    Vamos usar um LINK de 600MB. Quantos usuarios posso conectar em cada UNIFI, pretendemos fazer uma rede com 8 Unifi.
    Quantos dispositivos podem conectar ao mesmo tempo? 
  • R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    @autel, isso é uma questão de dimensionamento, e dimensionamento depende de diversos fatores, os quais tem que ser levados em conta para poder estimar isso com mais precisão.
    Apenas alguns dos fatores que podem influenciar neste caso:
    1) Topologia do local de instalação
    2) Interferência com outras redes sem fio, ou outras tecnologias existentes no local
    3) Tipo de público esperado e o tipo de dispositivos que irão utilizar.
    4) Tipo de tráfego esperado 

Via de regra, recomenda-se dimensionar até 50 usuários por rádio, ou seja, até 100 dispositivos por ponto de acesso no caso dos modelos dual band, como é o caso do UAP-AC-PRO, caso seja possível e viável distribuir os usuários igualmente entre os dois rádios. De qualquer forma, tudo vai do correto dimensionamento como eu cito acima. Há casos em que é possível ir bem além disso, um destes foi postado recentemente na comunidade global, você pode vê-lo aqui: http://community.ubnt.com/t5/UniFi-Wireless/UAP-AC-Pro-Amazing-performance/m-p/1596167#M167118
  • lucianoescandonlucianoescandon 22 Pontos
    editado junho 2016
    Com esta densidade que vc vai ter ai eu acredito que 50 no 2.4ghz e mais 50 no 5ghz no máximo em cada rádio ! Com uso tranquilo com smartphones e tablets ou seja, redes sociais, whatsapp etc ! Se foram notebooks aí é outra coisa ! Isso num local indor de 2000m2 com 8 rádios !
  • Qual o tamanho do local  ?
  • Boa tarde pessoal.. tudo bem? seguinte tenho um seguinte situação.. irei fazer uma feira e preciso disponibilizar a internet para os expositores.. serão cada dispositivo restrito.. por um voucher.. vi que o o ubiquiti ele faz isso.. porem minha duvida exite algum deles que aguentem 200 pessoas penduradas.. calculo 400 dispositivos conectados para mais.. ate 600..
    qual aparelho posso usar? me falaram do PRO.. confere? desde ja agradeço..
  • @mibsolucoes,

Primeiramente, bem vindo à comunidade.
    Certamente você precisará de mais de um AP. 
    Nos posts acima, desse mesmo tópico, você encontra as respostas que está buscando.

Att,
  • R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    @mibsolucoes, o equipamento neste caso é o menor dos seus problemas, até o modelo mais básico da linha 802.11ac de segunda geração poderia ser utilizado.
    Problema é: Equipamentos não funcionam sozinhos, mas dependem de um correto dimensionamento, instalação e ajustes, principalmente dada a densidade elevada de usuários, OK? Neste caso, tudo, tudo mesmo conta, e são literalmente dezenas de variáveis que devem ser consideradas, o modelo de equipamento é apenas uma destas variáveis. ;)
  • BOA TARDE UM AMIGO, me recomendou  o Ubiquiti Ap Unifi Uap-ac-pro-br Mimo 2.4/5.0ghz 450/1300mbps. Agora preciso da ajuda de vocês pra ver se ele vai dar conta da minha real necessidade, eu li os post acima, mas para mim não ficou tão claro, se puderem me ajudar agradeço.
    Tenho a seguinte situação: Tenho um ambiento 12x9 aberto sem paredes, tenho q conectar em torno de 100 usuarios só com celulares e tablets, sendo que eles não são autorizados a ficar navegando todo o tempo na internet, então o uso vai ser mais o q os celulares e os tablets ficam se atualizando sozinho e claro tudo que notificação de app on-line e por um motivo ou outro baixar um arquivos pequenos, a internet é de 25MB. A minha pergunta é: esse aparelho suporta mais de 100 usuarios para essas definições que passei?
  • R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    @WaguinhoRS, até suporta, mas dependendo do tipo de telefone e tablets, principalmente os mais baratos que tem apenas o rádio de 2.4Ghz, uma estratégia muito mais sábia seria usar dois UAP-AC-Lite ao invés de um UAP-AC-PRO, OK?
  • @R4V3R, obrigado por responder minha pergunta! Se eu seguir sua dica, limito a quantidade de usuarios de cada ap? quando um estiver completo ele procura o outro, seria isso? Pq minha preocupação é que preciso de um ap que suporte muitas conexoes, o lite no caso se eu limitasse ele, suportaria  cada um 60 conexões simultaneas sem dar algum problema?
  • R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    O hardware é o mesmo do PRO, muda a quantidade de streams MIMO, que no seu caso não faz a menor diferença pois basicamente não existem dispositivos móveis MIMO 3x3, a maioria é SISO 1x1 então o UAP-AC-Lite dá conta com os pés nas costas.
    Outra diferença é o offload de algumas funcionalidades que o PRO tem mas isso também não vai ter nenhuma diferença no seu cenário, então realmente não tem porque usá-lo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.