Bem-vindo à Comunidade UBNT

Montar Ambiente UniFI misto

Ola pessoal . Sou novo aqui e um pouco novo em ubiquiti . Estou em um aterro sanitário e precisamos montar um sistema de monitoramento com alguumas cameras IPs e transmitindo via radio .  Pretendemos montar o sistema UniFI . Seriam cameras outdoor , cada uma transmitindo via seu proprio radio em ambiente aberto mas em um cenario estressante . Seriam aproximandamente 25 cameras externas e algumas internas . Poderiam ajudar-me a escolher os produtos ? Compramos apenas a nive de teste duas cpe tplink e testamos com camera airlive e nvr airlive tambem . Hoje temos : switch poe 24 portas gerenciavel 10-100-1000 , nvr com hd de 6tb airlive tambem e uma camera airlive od 325hd . Eles podem ser utilizados no sistena UniFI tambem ?

Comentários

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    Olá @CIETec, seja bem vindo à comunidade.
    Não entendi exatamente o que você quis dizer na última frase. Se está se referindo à gerenciamento, a controladora UniFi gerencia equipamentos UniFi, nada mais.
    De antemão já lhe digo o problema que vejo: São muitas câmeras pra depender apenas de conexões através de rede sem fio. Se eu fosse você iria conectar via cabo a maior parte destas câmeras, mesmo que tenha que agrupá-las em "ilhas", distribuindo cabeamento entre elas, e fazendo backhaul via rádio, mas neste caso usando equipamentos airMAX, não UniFi.
    O maior problema aqui é que o stream de 25 câmeras simultâneas, dependendo das configurações de resolução e qualidade de vídeo, não irá funcionar apenas sobre infraestrutura de rede sem fios, OK?
  • CIETecCIETec 6 Pontos
    Entendi perfeitamente . Para detalhar mais , a necessidade da rede sem fio seria pelo motivo que no processo operacional do aterro as cameras nao podem ficar fixas . Ou seja : uma determinada área do terreno que a camera esta cobrindo hoje , daqui por exemplo a 3 meses ela deveria mudar de lugar . A principio seria :
    - 2 cameras fixas outdoor em uma balança rodoviária
    - 2 cameras em uma estação aproximadamente 200 metros do escritorio (hoje funciona uma camera airlive com 2 cpes outdoor tplink um no escritorio e outro no local transmitindo as imagens sem problemas)
    - 2 cameras na descarga do material (aproximadamente 300 metros do escritorio) - hj nao tem nenhuma ainda
    - 2 cameras no ultimo ponto (aproximadamente 500 metros do escritorio) - hj nao tem nada
    - 1 camera estacionamento
    - 8 cameras internas no escritorio (podem ser cabeadas diretamente no POE

Foi me indicado fazer da seguinte forma :

2 nanobeam m5 25 dbi no escritorio para receber as imagens
    1 nanostation m5 loco para cada camera que for transmitir

e as nanobeam diretamente no poe .

Isso resolveria para a quantidade acima ?

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    Se as distâncias do cabeamento entre os CPEs e as câmeras não exceder os 100m permitidos, sim, esse equipamentos dariam conta. Só não sei porque recomendaram os equipamentos ao contrário, as NanoBeam seriam melhores para CPE, não AP, já a NanoStation é um rádio mais antigo, não seria recomendado utilizá-la hj em dia, mas mesmo que seja utilizada, seria melhor utilizada como AP, não CPE, exatamente o inverso da NanoBeam. A razão para isso é que a nanostation espalha o sinal por uma área muito maior, ao passo que a NanoBeam tem um feixe de sinal muito mais concentrado. Se quiser mais informações à respeito dos rádios, basta consultar os datasheets dos produtos:

OBS: Pelas distâncias que você cita, com certeza não se pode utilizar equipamentos UniFi, OK?
  • CIETecCIETec 6 Pontos
    Entendi perfeitamente . E dentro desse escopo o que seria indicado usar ? Nao consigo me situar . Eu preciso de qual produto para transmitir as imagens e qual no escritorio para receber ? Desculpe nao consigo encontrar .
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    Bom, não seria bem uma questão de encontrar, mas sim de definir. Para definir, você tem que conhecer a fundo o problema e os equipamentos que pretende utilizar. Podemos ajudar até certo ponto por aqui, e para poder prosseguir nesta linha, você precisaria, no mínimo de uma planta ou esboço do local, contendo as distâncias entre cada ponto e obstáculos, caso haja algum, bem como os locais de instalação de cada câmera. Assim seria possível sugerir equipamentos que possivelmente atenderiam as necessidades, bem como os locais indicados para a instalação.
  • CIETecCIETec 6 Pontos
    editado janeiro 2016
    Trata-se de uma área de raio de 2km aberta sem qualquer obstaculo. O escritorio é um ponto fixo . Precisamos montar "postes" os quais teriam  de ter a camera com seu respectivo radio transmitindo a imagem para o escritorio . A alimentação será feita por painel solar (esta parte ja esta tranquilo) . So precisava como voce disse , um caminho para seguir . Que produto para transmitir a imagem das cameras e qual para receber as imagens no escritorio 
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    editado janeiro 2016
    Eu utilizaria nos clientes(câmeras) como CPE(client premisses equipment), rádios Nanobeam NBE-M5-16
    Já no AP(ponto de acesso), instalado no escritório, utilizaria um ou mais rádios Rocket M5, neste ponto a escolha da antena depende do layout de distribuição dos clientes, sem um esboço não há como ter uma idéia precisa. Pode-se usar painéis setoriais como AM-5G16-120 ou AM-5G17-90, ou ainda uma antena omni como a AMO-5G10. Ou ainda é possível usar uma ou mais nanostations como AP, que diminui um pouco o custo geral, mas entregará menos performance do que a Rocket, então vai do dimensionamento, depende do tráfego de dados, e isso é uma informação um pouco mais complexa de se conseguir, pois depende dos modelos das câmeras e configurações que serão utilizadas...
  • CIETecCIETec 6 Pontos
    Entendi . Agradeço imensamente pela ajuda . Foi bem esclarecedora . Muito obrigad mesmo . Vamos seguir esse caminho .
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.