Bem-vindo à Comunidade UBNT

Comunicação entre 2 roteadores.

Bom dia a todos.
Acabei de mudar para um apto, vizinho a um parente.
O problema é que não existem serviços de internet disponíveis para o meu endereço (GVT, Velox, Sim TV, Net, ...).
Meu primo mora no mesmo condomínio, e o ap dele fica a no máximo 50m do meu.
Como ele tem GVT, ele se ofereceu para dividir a net dele comigo.
Colocamos um roteador razoável, com 3 antenas de 5dbi no ap dele, na janela.
E no meu ap uso um roteador bem inferior (instalado no meu quintal) para repetir o wifi. Existe uma pequena barreira, que é uma parte do prédio.
Como a internet no meu ap está muito ruim, estou pensando em comprar uma antena AirMAX M2 ou M5 ou uma Nanostation para instalar em meu quintal.
A rede wireless está configurada na frequência 2,4 GHz (única permitida pelo roteador).

Não conheço quase nada de redes e esse tipo de comunicação ou equipamentos.

Essa comunicação irá funcionar? Roteador -> Airmax ou Nanostation (não sei a diferença entre essa duas).
Teria que ser uma antena de 2,4 GHz ou poderia ser 5?

Terei que comprar 2 antenas, mesmo com essa distância pequena?

Seria melhor puxar um cabo de rede até meu ap? (Não gosto dessa idéia por ter que usar os postes, mobilizar vizinhança, ...).

Por favor me ajudem.

Obrigado.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    Olá @moisesagr, seja bem vindo à comunidade.
    Para a curta distância, 50 metros, o ideal é um cabo de rede, mas se tratando de ambiente externo, tem que ser um cabo blindado, e nem sempre a passagem é possível. Pode-se fazer também um enlace de rede sem fio, simulando exatamente o funcionamento de um cabo de rede, utilzando dois rádios airMAX(airmax é a linha, não um produto específico), como as nanobeams NBE-M5-16, uma de cada lado, apontando uma para a outra.
    Você pode também tentar fazer um apenas um rádio, do seu lado, de 2.4Ghz, já que o roteador na outra ponta só suporta esta frequência, imagino que funcione, mas a performance e estabilidade jamais serão tão boas como quando se utiliza dois rádios dedicados, um de cada lado do enlace, OK?
  • entendi @R4V3R.
    Usar 2 nanobeams, ficaria muito caro. O preço de uma dessa é cerca de 400 reais. Investir 800 reais para esse enlace não é viável para mim.
    Fiz um teste e coloquei um roteador D-Link DIR 809 AC 750 mbps em minha casa, mas a velocidade não passa de 1 mbps, em média fica 500 kbps, muito ruim.
    Essa sugestão que você deu para fazer apenas um rádio do meu lado, de 2,4Ghz, como seria?
    Apenas 1 nanobeam do meu lado, um roteador melhor, ou um access point tipo esse?:

Surgiram outras dúvidas:
    - Alguns roteadores possuem antenas removíveis. Se eu quiser substituir, tem que ser todas as antenas, ou apenas 1?
    - Caso eu substitua uma dessas antenas (ou todas), posso colocar 1 ou 2 fora de casa (usando um cabo) e deixar outra dentro?

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    Você não pode usar antenas diferentes ou instaladas em locais diferentes em um mesmo equipamento, pois elas estão ligadas ao mesmo rádio. Não são rádios diferentes então elas não podem ser usadas para propósitos diferentes, a coisa não funciona dessa maneira...
    Se você quiser arriscar fazer isso com apenas um rádio, não há nenhuma garantia de sucesso, mas você precisaria de um equipamento com o maior ganho possível no seu lado e que opere em 2,4Ghz apontando em direção à outra casa de forma a passar pelo menor número de obstáculos possíveis. Provavelmente o melhor local para instalar seja no teto da sua casa.
    Novamente, isso está longe do ideal, e não há como garantir que irá funcionar corretamente.
    moisesagr
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.