Bem-vindo à Comunidade UBNT

Airfiber 24GHZ - 774Mbps

Boa Tarde Amigos,

Compartilhando mais um Link de sucesso com voces.
Desta vez um ponto a ponto para cliente corporativo.
Qualidade total no enlace . ping de 1ms.

AF 24GHZ
Rotulado:

Comentários

• fesalatafesalata 2917 Pontos
    =D>

Só me tira uma dúvida @lopesgiga, vejo muita gente reclamando na questão de chuva com o Airfiber 24, acontece isso mesmo?
  • R4V3RR4V3R 8152 Pontos
    @fesalata, acontece sim, por questões inerentes à banda de 24Ghz que é particularmente suscetível à chuvas, principalmente torrenciais.
    No entanto, para enlaces curtos como esse, pode ser que isso sequer aconteça, depende do local de instalação, e do tipo de clima e chuva previstos. Para enlaces mais longos, normalmente acima de 4Km, é sempre recomendado ter um enlace de backup em frequência mais baixa.
    @R4V3R entendi.... 
    Aqui melhor nem arriscar usar então.. temos as 4 estações em um único dia... estou a 100Km de Curitiba/PR, ai ja viu... 
    To naquele dilema ainda de melhorar os PTP... e agora pouco recebi email da UBNT mostrando os novos Airfiber 11X e 4X, só pra atiçar as "bixas".....

• R4V3RR4V3R 8152 Pontos
    Sim mas AF4 e AF11 são enlaces licenciados.... No seu caso, AF5-X não resolve? Tem gente se dando muito bem até com o AF2-X, passando uma montanha de banda com tranquilidade.
    Acho q resolve sim... to esperando pra ver como que vai ficar umas obras da MRV que esta fazendo uns prédios entre o enlace... 
    tava pensando seriamente em ir de AF5 ou AF5U... vou dar uma pesquisada mais profundamente em todas as opções..
  • lopesgigalopesgiga 156 Pontos
    fesalata disse:

=D>

Só me tira uma dúvida @lopesgiga, vejo muita gente reclamando na questão de chuva com o Airfiber 24, acontece isso mesmo?

Buenas @fesalata
    Tchê, acontece sim , quando em condições de chuva pesada!
    A frequencia alta de 24ghz é suscetível à eventos climáticos deste tipo, e por isso, em regiões onde chove muito, o correto é usar modo automático do equipamento. Além disso o sinal tem que ser bem forte para que em uma condição de chuva extrema, o equipamento possa ir perdendo sinal. a média de perda é de 15db ou mais. portanto o correto é ficar na casa de -50dbm a -65dbm na instalação ou melhor.
    Abraço.
    AF5X E AF5 não sofrem esse tipo de problema,ok.
    massa @lopesgiga meus PTP num passam de 2 km... tento deixar um PoP em cada bairro, pra não sobrecarregar muito...
    é bom ter ciência das experiência dos outros membros do fórum.. ja ajuda muito em decidir... 
    @FESALATA Se precisar trocar a idéia sobre Airfiber estou aqui pra isso.
    Abraço
    lopesgiga disse:

@FESALATA Se precisar trocar a idéia sobre Airfiber estou aqui pra isso.

Abraço
    Valeu! Qualquer coisa te chamo mesmo, de que cidade do RS vc é?
    Porto Alegre. RS.
  • Ola boa noite, estou interessado em adquirir um enlace de AirFiber 24 GHz para uma distancia de 1.2Km, gostaria de opiniões de quem já usa, e também uma outra duvida é de o AirFiber 24 ghz tem versões pois andei lendo que as primeiras versões tiveram muitos problemas que no caso teria que mandar para a UBNT para fazer a devida manutenção, Obrigado..

Marcos - SP
    editado março 2016
    LangoLango, bom dia
    Cara , se quiseres muita banda entre os pops, e estou falando de mais de 500mb, pega o AF24 ou AF24HD (2GB/s)
    Esses dois radios são indicados para Backhaul puro. 
    Se for uma região de muita chuva, lembra de usar os equipamentos no modo automático, para que quando começar um evento climático extremo(chuva pesada) o equipamento possa trabalhar melhor.
    Os AF5 e AF5X são ótimos pra isso também. tudo depende de quanto você tem para investir.
    AF 24 pra alinhar é bem mais técnico que 5ghz. é importante entender que o equipamento possui parafusos de alinhamento de Vertical e Horizontal para ajuste super fino.
    O nível de sinal desejado para uma ótima performance é entre -45 e -65dbm.
    Segue um exemplo de Af24ghz abaixo, bem na distância que precisas:
    obs> área metropolitana com muita interferencia.
    Espero que ajude.
    Abraço.

AF24GHZ

=D> é lindo de ver essa linha AirFiber...
    editado março 2016
    Outro exemplo pra quem quer saber de AF24 funciona bem...
    Link Backhaul com altissima capacidade.

af24ghz 2
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.