Bem-vindo à Comunidade UBNT

Qual melhor equipamento para o projeto ?

Olá pessoal sou novo aqui no fórum.
Preciso de uma ajuda em um projeto e saber quais equipamentos devo adquirir.
Até fiz um projeto utilizando o mapa do local.

- 4 Ubiquiti Ap Unifi Uap-lr
- 1 Ubiquiti Edgemax Router (erpoe-5 ) 5 Portas Com Poe
- 1 Modem Sagemcom F@st 1704

Gostaria de saber se está correto ou se posso de alguma maneira melhorar.
mapa_motel

Comentários

• cijopicijopi 13 Pontos
    Alguem poderia me ajudar ?
  • R4V3RR4V3R 8402 Pontos
    editado janeiro 2017
    1) As distâncias me parecem muito longas, tanto de um AP para outro, como também para o cabeamento em par trançado, provavelmente este desenho terá que ser modificado por conta disso.
    2) Não use UAP-LR, é o pior eqiupamento da linha. Não que seja ruim em si, mas seu custo benefício é o pior. Compre UAP-AC-Lite, que são equiṕamentos 5 anos mais novos, com mais recursos, e muito melhores,e ainda assim com preço levemente superior ao UAP-LR.
    3) Você não descreveu que tipo de ambiente é este e sua planta não permite deduzir. Se todos os cubículos que se vê na planta forem divisórias de eucatex ou gesso acartonado, pode até ser que seu design esteja próximo, porém se forem todas paredes sólidas, seu design está fora da realidade, literalmente.
    cijopi
  • cijopicijopi 13 Pontos
    R4V3R disse:

1) As distâncias me parecem muito longas, tanto de um AP para como, como também para o cabeamento em par trançado, provavelmente este desenho terá que ser modificado por conta disso.

2) Não use UAP-LR, é o pior eqiupamento da linha. Não que seja ruim em si, mas seu custo benefício é o pior. Compre UAP-AC-Lite, que são equiṕamentos 5 anos mais novos, com mais recursos, e muito melhores,e ainda assim com preço levemente superior ao UAP-LR.
    3) Você não descreveu que tipo de ambiente é este e sua planta não permite deduzir. Se todos os cubículos que se vê na planta forem divisórias de eucatex ou gesso acartonado, pode até ser que seu design esteja próximo, porém se forem todas paredes sólidas, seu design está fora da realidade, literalmente.
    Olá R4V3R, agradeço sua ajuda. tenho um equipamento UAP-LR e fiz o teste vi que em uma ALA preciso de no minimo 2 a questão da distancia do cabo de rede realmente me encomoda porem tenho apenas este lugar para passar os cabos pois o patio é aberto e não tem como passar aereo de uma ALA par outra, Desde já agradeço 

vou enviar outra imagem mostrando onde é coberto se puder me ajudar agradeço.

mapa_motel_coberta
    Interno_Motel
  • R4V3RR4V3R 8402 Pontos
    Bom, agora está me parecendo um motel, e se a área é aberta, você teria que utilizar equipamentos de uso externo, não UAP-LR que é de uso interno.
    Fora isso, este telhado, e/ou estas portas escuras são de metal? Se forem, você provavelmente terá problemas drásticos de sinal em dispositivos que estiverem do lado de dentro com as portas fechadas.
    cijopi
  • cijopicijopi 13 Pontos
    Exatamente! são de zinco os portões. 
    Fiz o teste colocando 1 UAP-LR em baixo do telhado deu um bom sinal, porem verifiquei que precisaria de 2 aparelhos por ALA.
    a opção de não utilizar UAP-Outdoor foi realmente pelo valor do produto em si pois a diferença de alcance é muito pouco mas caso utilize menos um aparelho já se tornaria viável. 
  • cijopicijopi 13 Pontos
    cijopi disse:

Exatamente! são de zinco os portões. 
    Fiz o teste colocando 1 UAP-LR em baixo do telhado deu um bom sinal, porem verifiquei que precisaria de 2 aparelhos por ALA.
    a opção de não utilizar UAP-Outdoor foi realmente pelo valor do produto em si pois a diferença de alcance é muito pouco mas caso utilize menos um aparelho já se tornaria viável. 

R4V3R disse:

Bom, agora está me parecendo um motel, e se a área é aberta, você teria que utilizar equipamentos de uso externo, não UAP-LR que é de uso interno.

Fora isso, este telhado, e/ou estas portas escuras são de metal? Se forem, você provavelmente terá problemas drásticos de sinal em dispositivos que estiverem do lado de dentro com as portas fechadas.

• R4V3RR4V3R 8402 Pontos
    Não vejo como diminuir o número de equipamentos, pela área delimitada, você já tem menos do que o mínimo necessário, e trocar o modelo do ponto de acesso não irá mudar isso pois o problema não é esse.
    Enfim, esse cenário é horrível para distribuição de rede sem fio, pontos de acesso não devem ser fixados em superfícies metálicas, isso pode inclusive danificar os rádios em casos extremos. Fora isso, o resultado não será consistente, essas portas irão atrapalhar/impedir o sinal de chegar corretamente à área interna. O que você deverá ver na prática são flutuações muito grandes de sinal e também de throughput nos dispositivos cliente.
    Eu não recomendo tentar distribuir sinal de rede sem fio de fora para dentro neste cenário. Se fizer, fique ciente de que terá resultados bastante limitados, e muito diversificados, de acordo com os inúmeros fatores envolvidos.
    cijopi
  • cijopicijopi 13 Pontos
    Não vejo como diminuir o número de equipamentos, pela área delimitada, você já tem menos do que o mínimo necessário, e trocar o modelo do ponto de acesso não irá mudar isso pois o problema não é esse.
    Enfim, esse cenário é horrível para distribuição de rede sem fio, pontos de acesso não devem ser fixados em superfícies metálicas, isso pode inclusive danificar os rádios em casos extremos. Fora isso, o resultado não será consistente, essas portas irão atrapalhar/impedir o sinal de chegar corretamente à área interna. O que você deverá ver na prática são flutuações muito grandes de sinal e também de throughput nos dispositivos cliente.
    Eu não recomendo tentar distribuir sinal de rede sem fio de fora para dentro neste cenário. Se fizer, fique ciente de que terá resultados bastante limitados, e muito diversificados, de acordo com os inúmeros fatores envolvidos.
    O aparelho fixei ele no telhado na parte inferior mas ele é de amianto como eternit normal porem mais grossa.()
    Realmente é muito difícil a empresa já consta com aparelhos da D-LINK Tp-link Wireless Outdoor Cpe que já estão com uma instabilidade muito grande. 
    vou verificar o que consigo melhorar no projeto ou até mesmo aumentar o numero de equipamentos para melhorar o sinal.
    Outra duvida seria a respeito do router  Ubiquiti Edgemax Router (erpoe-5 ) 5 Portas Com Poe é compatível ?
  • R4V3RR4V3R 8402 Pontos
    Ahm, sim, ele pode energizar estes equipamentos sim, mas você não conseguirá usar todos eles na mesma sub-rede, não sem criar uma bridge nele e ferrar com a performance toda.
    Eu recomendaria então utilizar um ER-X-SFP que é um equipamento até mais barato, e seria melhor neste caso.
    cijopi
  • cijopicijopi 13 Pontos
    Ahm, sim, ele pode energizar estes equipamentos sim, mas você não conseguirá usar todos eles na mesma sub-rede, não sem criar uma bridge nele e ferrar com a performance toda.
    Eu recomendaria então utilizar um ER-X-SFP que é um equipamento até mais barato, e seria melhor neste caso.
    Agradeço as dicas!
    Qual melhor site para comprar deses produtos ?
    O Edgerouter X Er-x-sfp terei que comprar um Gigabit Rj45 Sfp Transceiver para entrada da internet certo ?
  • R4V3RR4V3R 8402 Pontos
    Não necessariamente, a não ser que você absolutamente precise de 6 portas no roteador, sendo 5 de cobre e uma SFP, que não é compartilhada, então você pode usar com fibra ótica comprando um SFP específico, ou o SFP que converte pra RJ-45, mas não é obrigatório usar a porta SFP, isso fica à seu critério...
    A vantagem é que esse roteador tem PoE-Out em 24v em todas as 5 portas de cobre, apenas fique atento que nem todos os pontos de acesso da linha UniFi funcionam em 24v. Alguns deles são 48v, é só ler o datasheet antes de comprar..
    A listagem com todos os distribuidores oficiais, vocẽ encontra no site da Ubiquiti: https://www.ubnt.com/distributors/
    cijopi
  • cijopicijopi 13 Pontos
    R4V3R disse:

Não necessariamente, a não ser que você absolutamente precise de 6 portas no roteador, sendo 5 de cobre e uma SFP, que não é compartilhada, então você pode usar com fibra ótica comprando um SFP específico, ou o SFP que converte pra RJ-45, mas não é obrigatório usar a porta SFP, isso fica à seu critério...

A vantagem é que esse roteador tem PoE-Out em 24v em todas as 5 portas de cobre, apenas fique atento que nem todos os pontos de acesso da linha UniFi funcionam em 24v. Alguns deles são 48v, é só ler o datasheet antes de comprar..
    A listagem com todos os distribuidores oficiais, vocẽ encontra no site da Ubiquiti: https://www.ubnt.com/distributors/
    Posso adicionar 2 links de internet nele 10mb + 10mb = 20mb ? como no Roteador Cisco Rv042g
  • R4V3RR4V3R 8402 Pontos
    RV042 não faz balanceamento de links, apenas failover o que é um conceito diferente. O Edgerouter poder fazer ambos simultaneamente para até 7 links de internet.
    Apenas tenha em mente que neste caso 10 + 10 não é igual a 20, sempre há perdas, e sempre há os poréns que você terá que se preocupar... Via de regra, uma conexão de 20Mbps sempre é melhor do que duas de 10. ;)
    cijopi
  • cijopicijopi 13 Pontos
    RV042 não faz balanceamento de links, apenas failover o que é um conceito diferente. O Edgerouter poder fazer ambos simultaneamente para até 7 links de internet.
    Apenas tenha em mente que neste caso 10 + 10 não é igual a 20, sempre há perdas, e sempre há os poréns que você terá que se preocupar... Via de regra, uma conexão de 20Mbps sempre é melhor do que duas de 10. ;)

Realmente precisarei de mais equipamentos no minimo 5 
    UAP-AC-Lite, agora uma duvida Edgerouter ER-X-SFP tem apenas 6 portas e vou precisar de mais.
    Posso ligar 2 Edgerouter ER-X-SFP ? ou me indicaria um swit ? Toughswitch Poe 8 Portas Pro Ubiquiti Ts-8-pro
    Realmente um link de 20 seria melhor porem a internet aqui chega apenas até 14mb devido a distancia do armário.
    Aqui já tem duas linhas com internet 15mb cada uma.
    Desde já agradeço.
  • R4V3RR4V3R 8402 Pontos
    Bom, se você precisa de mais portas do que o que há disponível no roteador, então você precisa de um swith.
    O ER-X-SFP também pode ser utilizado apenas como um switch, porém os casos em que isso vale à pena são bem raros, lembre-se que apenas para interconectar switch e roteador você já perde duas portas, uma em cada um deles.
    toughswitch funciona bem, mas é um produto basicamente EOL, em final de vida. Eu recomendaria um switch de 8 portas ou mais da linha edgeswitch, ou mesmo unifi, o preço vai ser o mesmo...
    cijopi
  • cijopicijopi 13 Pontos
    R4V3R disse:

R4V3R disse:

Bom, se você precisa de mais portas do que o que há disponível no roteador, então você precisa de um swith.

O ER-X-SFP também pode ser utilizado apenas como um switch, porém os casos em que isso vale à pena são bem raros, lembre-se que apenas para interconectar switch e roteador você já perde duas portas, uma em cada um deles.
    toughswitch funciona bem, mas é um produto basicamente EOL, em final de vida. Eu recomendaria um switch de 8 portas ou mais da linha edgeswitch, ou mesmo unifi, o preço vai ser o mesmo...
    Elaborei um novo projeto para diminuir a distancia do cabeamento, utilizando um rack externo!
    4 - Ubiquiti Ap Unifi Uap-ac-lite-br
    1 - Edgerouter Pro 8 ou Toughswitch Poe 8 Portas Pro (Qual dos dois seria melhor neste caso)
    1 - Ubiquiti Air Router-HP 150MBPS (Para rede interna DVR, Computadores)

motel_projeto
  • R4V3RR4V3R 8402 Pontos
    Bom, não vejo a menor necessidade do ER-PRO-8 aqui, ele também não possui nenhum switch interno sendo um roteador puro, e bem diferente de um ER-X-SFP, por exemplo que tem um switch interno, e pode inclusive ser utilizado apenas como tal, se assim desejar.
    Sinceramente, vamos facilitar as coisas. Quantas portas de rede você precisa no total e para qual finalidade será cada uma?
    Indique no mapa as regiões que você deseja cobrir com wifi, pois imagino que os X vermelhos fiquem de fora?
    cijopi
  • cijopicijopi 13 Pontos
    Bom, não vejo a menor necessidade do ER-PRO-8 aqui, ele também não possui nenhum switch interno sendo um roteador puro, e bem diferente de um ER-X-SFP, por exemplo que tem um switch interno, e pode inclusive ser utilizado apenas como tal, se assim desejar.
    Sinceramente, vamos facilitar as coisas. Quantas portas de rede você precisa no total e para qual finalidade será cada uma?
    Indique no mapa as regiões que você deseja cobrir com wifi, pois imagino que os X vermelhos fiquem de fora?
    No rack externo preciso de:
    porta 1 : Link 15MB
    porta 2 : Link 15MB
    porta 3 : Ubiquiti Ap Unifi Uap-ac-lite-br
    porta 4 : Ubiquiti Ap Unifi Uap-ac-lite-br
    porta 5 : Ubiquiti Ap Unifi Uap-ac-lite-br
    porta 6 : Ubiquiti Ap Unifi Uap-ac-lite-br
    porta 7 : Ubiquiti Air Router-HP 150MBPS (Para rede interna DVR, Computadores)

mas acredito pelos cálculos que podem precisar de mais 2 aparelhos Ubiquiti Ap Unifi Uap-ac-lite-br
    pelo menos mais um na suite 4

motel_cobertura
  • R4V3RR4V3R 8402 Pontos
    Certo, eu recomendaria um edgerouter ER-X, um switch PoE de 8 portas como o ES-16-150W ou TS-8-PRO, se você puder se virar com 7 portas apenas, já que uma é uplink.
    Eu não boto confiança nessa quantidade de pontos de acesso, ainda mais com estas estruturas metálicas. provavelmente eu instalaria o dobro de equipamentos ou até mais, mas se você fez os testes e ficou satisfeito, manda bala...
    cijopi
  • cijopicijopi 13 Pontos
    R4V3R disse:

Certo, eu recomendaria um edgerouter ER-X, um switch PoE de 8 portas como o ES-16-150W ou TS-8-PRO, se você puder se virar com 7 portas apenas, já que uma é uplink.

Eu não boto confiança nessa quantidade de pontos de acesso, ainda mais com estas estruturas metálicas. provavelmente eu instalaria o dobro de equipamentos ou até mais, mas se você fez os testes e ficou satisfeito, manda bala...
    Perfeito já estou fazendo os orçamentos, vou pegar um TS-8-PRO mesmo para diminuir os custos outra duvida qual a diferença entre edgerouter ER-X ou Edgerouter X (er-x-sfp-br) neste caso ? ja que o preço modifica R$80,00 
  • R4V3RR4V3R 8402 Pontos
    Bom, o ER-X tem 5 portas de cobre e saída PoE opcional na última porta apenas.
    O ER-X-SFP tem 5 portas de cobre + uma SFP que pode receber um módulo, ficando então com 6 portas. Fora isso ele também tem saída PoE em todas as portas, o que também é algo útil. Ele pode inclusive ser utilizado apenas como um switch PoE com apenas 5 portas.
    cijopi
  • cijopicijopi 13 Pontos
    editado janeiro 2017
    Agradeço desde já pelas informações e pela explicação de cada aparelho.
    Assim que montar estarei lhe mostrando como ficou.
    Melhor utilizar cabo de rede blindado cat5e ou cat6 normal?
  • R4V3RR4V3R 8402 Pontos
    editado janeiro 2017
    CAT6 normal. Cabo blindado apenas quando é realmente necessário, pois não basta o cabo ser blindado, mas sim toda a instalação seguir os padrões adequados, senão de nada adianta.
    EDIT: Alias, agora que lembrei que esse é um ambiente aberto... Então depende de por onde este cabo vai passar, se vai ter alguma fonte de interferência perto dele, etc... Ninguém pode avaliar isso remotamente, você mesmo vai ter que avaliar a necessidade de usar cabo blindado, mesmo que seja um FTP de blindagem simples...
  • @cijopi

Pelo tempo, sua rede já foi instalada. 
    Li agora e gostaria de fazer uma observação. 
    Como o @R4V3R falou, para usar cabo blindado, a instalação toda tem que ser.
    Ou seja, as portas dos equipamentos de ambos os lados devem ser de borda metálica, para que haja aterramento do cabo nos chassis. E, os mais importante, os dois chassis precisam estar aterrados. Se não, a blindagem do cabo vira antena.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.