Bem-vindo à Comunidade UBNT

Vlan em PBE (Powerbeam) AC

ruisousaruisousa 7 Pontos
editado abril 2017 em airMAX
No meu caso, tenho um link PtP e 2 switch com gestão ligado a cada AP, estou a tentar passar 3 vlan (50, 5 e 99) a 50 sai do switch 1 e está ligado ao AP, a 5 e a 99 estão ligadas ao switch 2 e á station.

No AP PtP configuro a (bridge0) coloco a wlan0.5 e wlan0.99 em bridge com a vlan0
Na Station PtP, coloco a lan0.5 e a vlan0.99 em (bridge1) com wlan0

Atenção que a versão é a air OS8.

Antes de colocar os switch junto das antenas testei a vlan por cabo e funcionava na perfeição, a passar pelo link PtP das ubiquiti não funciona e estas antenas já não têm a funcionalidade WDS...

Será que me podem ajudar?

Obrigado!
Rotulado:

Comentários

• R4V3RR4V3R 8451 Pontos
    editado abril 2017
    Não entendi muito bem a questão, em partes porque você omitiu informações importantes...
    Os rádios não estão configurados como bridges, é isso? Qual o problema exatamente e porque você está tentando criar interfaces nas VLANs nos rádios e bridges? 
    Se os rádios estão em modo bridge, isso é completamente desnecessário, para todos os efeitos, entenda o enlance como um longo cabo de rede, e utilize-o como tal, é simples.
    ruisousa
  • ruisousaruisousa 7 Pontos
    Bom dia e obrigado pela resposta,

Os rádios estão configurados em Acess Point PtP e Station PtP, em Bridge está configurada a Network mode, não vejo onde posso colocar os Rádios em Bridge.

A Bridge que encontro (e vem por defeito) é na Network, Bridge0 com WLAN0 e LAN0

Mas a ideia era fazer Vlans nas antenas como estão nos switchs, no entanto se houver outra possibilidade de as passar sem criar Vlans nos Rádios, serve perfeitamente.
  • R4V3RR4V3R 8451 Pontos
    Você não precisa configurar absolutamente nada nos rádios, eles são transparentes à isso, e as TAGs VLAN irão passar normalmente pelo enlace.
    Basta então você configurar as VLANs que quer nos switches de um lado e de outro do enlace, tratando as portas aonde estão conectados os rádios exatamente como se houvesse um cabo de rede conectado os dois switches. Não tem mistério, nem pegadinha, é simples assim. ;)
    Mesmo na versão air OS 8.0.2?

O que me está a deixar confuso é que os switchs ligados por cabo a simular as mesmas Vlans funcionam bem, quando passam pelas antenas não funcionam...!

Porque será?
  • R4V3RR4V3R 8451 Pontos
    Boa pergunta, infelizmente não tenho nenhum rádio airMAX AC para poder testar isso..
    @fesalata, tem algum ambiente assim, aonde esteja transportando VLANs por um enlace com rádios airMAX AC?
  • fesalatafesalata 2917 Pontos
    @R4V3R funcionam sim.. uso PowerBeam AC e Rocket AC, VLan pra VOIP (nada configurado nos rádios) e a VLan de gerencia (nos radios), chega perfeitamente até o ATA do cliente (LINK <--> MK <---> PTP AP <--> PTP STA <--> MK TORRE <--> PTMP AP <--> STA CLIENTE <--> AP Cliente (AirGateway) <--> ATA FXS)
  • R4V3RR4V3R 8451 Pontos
    @fesalata, usando a versão 8 do airOS nos rádios, certo?
  • fesalatafesalata 2917 Pontos
    Sim.. 8.0.2
    Bom, neste momento já consigo passar as 2 Vlans, falta a 3ª que teima em não passar, mas vou continuar a tentar e depois dou feedback.
  • R4V3RR4V3R 8451 Pontos
    @ruisousa, cara, sinceramente, não existe essa de VLAN teima em não passar, ou os equipamentos nas pontas estão configurados adequadamente, ou não estão, é isso. Como te disse, os rádios são transparentes nesse processo, e funcionam exatamente como um cabo de rede.
    editado maio 2017
    Os equipamento estão bem configurados, tanto que liguei os switchs por cabo e funciona tudo ok, e pelo link das antenas só funciona a Vlan 5 e a Vlan 99, a Vlan 50 não funciona...

Já fui buscar o switch que está na outra antena, testei novamente por cabo e ok, por link não funciona a Vlan 50..., será que as antenas LBE-5AC-23 não deixam passar mais que duas Vlans???

Não entendo!
  • R4V3RR4V3R 8451 Pontos
    O cabeçalho 802.1q representa um incremento de 4 bytes no cabeçalho ethernet, alterando o tamanho do frame de 1518 para 1522 bytes. Qual a tag VLAN que está associada à cada frame não faz a menor diferença, pois este fato não altera o tamanho do frame em si, apenas a informação contida no cabeçalho 802.1q.
    Você tem certeza que removeu qualquer configuração de VLANs em ambos os rádios?
    Sim, tenho a certeza absoluta.

Abaixo ficam as configurações das 2 antenas.

1

3
  • tenho esse mesmo problema e já tentei de tudo e não consegui e o mais engraçado é que funcionava bem parou depois que fiz a atualização de firmware da versão v7.0.3 para V8.4.3  
    OBS: mas ainda tenho alguns RÁDIOS na VERSÃO 7.0.3 e eles funcionam passando todas as vlans  os com a 8.4.3 NÃO rola

vou fazer o downgrede 

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.