Bem-vindo à Comunidade UBNT

Velocidade reduzida para acesso a internet, UAP-LR.

Pessoal, bom dia !

Estou com um problema bem estranho.

Tenho dois links para acesso a internet, um de 200M e outro de 120, quando acesso via rede cabeada consigo alcançar a velocidade sem problemas (fazendo testes de velocidade) com ambos os links. Porém atraves da rede wi-fi o maximo que consigo são 40M, tenho 4 APs do modelo UAP-LR, fiz o teste ao lado de um AP com força do sinal em 99%, todos os dispositivos são padrão N, já configurei ht40 e a velocidade da interface wi-fi nos computadores mostra que está conectado a 144M a rede wi-fi, porém só consigo navegar entre 30M e 40M.

Meu cenario é: Roteador Cisco RV320, dois links para acesso a internet, switches e 4 APs UAP-LR.

Desde já agradeço.

UBNT-Matt

Comentários

• R4V3RR4V3R 8477 Pontos

Olá @lmo, bem vindo à comunidade.

O problema aqui é simples, e puramente conceitual, você está comparando duas grandezas completamente distintas e sem relação direta uma com a outra, ainda que aparentemente utilizem a mesma unidade de medida.

Sua conexão de internet é medida em Mbps utilizando um dos protocolos de camada 4, UDP ou TCP, e já considera o overhead dos protocolos de camadas inferiores, ou seja, a velocidade que é declarada é a velocidade real que é entregue(na maioria dos casos). A comunicação ocorre em um meio dedicado, e normalmente é full-duplex, utilizando protocolo CSMA/CD em camada 2.

Já a velocidade declarada em equipamentos Wi-Fi, como "150Mbps", "300Mbps", ou mesmo os "144M" que você vê no windows, nada mais é que o data rate, ou air rate, ou seja, a velocide máxima possível no meio físico(camada 1), sem considerar perdas por quaisquer motivos adversos(o que sempre ocorre), bem como todo o overhead das camadas superiores. Além disso, a especificação 802.11 utiliza um meio físico compartilhado(o ar), e comunicação half-duplex com o protocolo CSMA/CA em camada 2.

O que isso tudo quer dizer, e como essas informações respondem sua pergunta? Simples, a taxa de conexão informada por um dispositivo Wi-Fi qualquer, simplesmente não reflete o throughput suportado por esta conexão(e por isso não há como comparar de forma direta com uma conexão via cabo). Uma regra geral(muito genérica ao meu ver), diz que deve-se esperar algo em torno de 50% de throughput em relação ao data rate, mas na prática, diversos fatores irão influenciar este comportamento, como o compartilhamento do do meio e a comunicação half-duplex, interferências externas, potência de transmissão, distância dos pontos, qualidade dos rádios, e etc. Na prática, você irá perceber algo entre 25% e 50% de rendimento em relação ao data rate.

Já focando em seu exemplo você citou que as estações relatam estarem conectadas com um data rate de 144M, o que me indica que o AP está atualmente configurado com HT20 e os dispositivos cliente são, pelo menos, MIMO 2x2, pois este é o máximo suportado por este modelo de AP(UAP-LR). Dito isso, seus resultados tipicamente irão variar entre 36 e 72Mbps de througput real, sujeitos ainda a influência dos fatores citados acima.

Próximo passo é você dar mais detalhes sobre a configuração do AP(HT20 mesmo? Qual potência de transmissão nos rádios? Quais canais? Quais métodos WPA e de criptografia estão sendo utilizados?), e principalmente qual a metodologia de testes que você está utilizando para aferir a velocidade de conexão dos dispositivos com a internet, sendo que para obter um teste preciso, sempre é recomendado utilizar o software iperf testando sua parte cliente nos dispositivos Wi-Fi, e sua parte servidor em uma estação qualquer que esteja conectada à sua rede através de cabo, não Wi-Fi, para eliminar o fator de compartilhamento do meio físico.

• banidobanido 3 Pontos
    Ola R4V3R.
    Estou enfrentando o mesmo problema que o amigo descreveu acima.
    Na sua explicação  eu não entendi o seguinte. A velocidade máxima que vou ter, usando o Unifi LR então será sempre abaixo do total de MBPs que a operadora fornece ? Existe algum aparelho na linha Ubiquit ou outra marca que consiga fornecer os 150 mbps.?
    O fato de ter um link de 150M e no teste só chegar a 40 de download e 50 de upload ´quer dizer que realmente estou perdendo 90 MBPS de velocidade de conexão ou é apenas um problema conceitual de grandezas mesmo.
    Por que se for só um conceito, ainda assim fica dificil de fazer o cliente entender que os 50 mbps que aparecem no teste correspondem aos 150 negociados com a operadora..
    Desde já agradeço pela sua preciosa ajuda.
  • banidobanido 3 Pontos
    Oi Desculpa pessoal.
    Postei para R4V3R mas qualquer um que possa me passar alguma informação será aceita e ficarei muito agradecido.
    Obrigado...
  • R4V3RR4V3R 8477 Pontos
    @banido, não há problema algum descrito neste tópico, há sim, uma falta de entendimento correto de como funciona o protocolo de comunicação Wi-Fi, assim como quais equipamentos utilizar em cada caso.
    Para 150Mbps de conexão à internet, não é razoável instalar equipamentos de rede sem fio que podem entregar 50Mbps, na melhor das hipóteses, isso está claro? Dito isso, você teria que utilizar equipamentos 802.11ac, de segunda-geração, AC-Lite, AC-LR, ou AC-PRO, assim como explicar ao seu cliente que a velocidade total depende de uma infinidade de fatores que ele embora desconheça, deve considerar, como dispositivo cliente utilizado, banda que está sendo utilizada(2,4 ou 5Ghz), largura de canal, interferência, etc, etc, etc...
  • banidobanido 3 Pontos
    Entendo. Instalando um equipamento da linha AC-LR seria possível chegar pelo menos próximo dos 150 MBPS.? 
    Ate instrui o cliente que são diferentes as situações de utilização por cabo ou por WI-FI. É que com o Unifi LR a diferença se torna muito grande. Nas caracteristicas deste equipamento  que ele suporta um trafego de até 300mbps.  Isso corresponderia então a metade do valor real da fornecido ou seja em torno de 600mbps ?
    Desculpe essas perguntas tão básicas é que é o primeiro WI-FI que instalo em uma rede com essa banda mais alta...
    Agradeço novamente..

• R4V3RR4V3R 8477 Pontos
    Com um cliente MIMO 2x2 de boa qualidade, a performance no protocolo 802.11ac fica próximo dos 200Mbps, isso estando próximo do ponto de acesso. Duas paredes de concreto depois e você não tem praticamente mais nada de performance, OK?
    Não confunda UAP-LR com UAP-AC-LR, são produtos completamente diferentes. Você também está fazendo confusão com datarate teórico máximo(300Mbps no caso do UAP/UAP-LR) com throughput efetivo, são coisas diferentes!
  • hugobredahugobreda 6 Pontos
    Raver, com este seu post, estou pensando em incrementar uns 4 APs UAP-AC-LR em meu sistema, que hoje só dispõe de APs UAP LR.

Pergunto: caso eu decida movimentá-los no prédio, buscando atender alguma demanda de evento, a fonte POE é a mesma?Posso simplesmente trocar o AP e conectar o UTP CAT6 que vem do forro?

Um abraço e parabéns pelo fórum.
  • R4V3RR4V3R 8477 Pontos
    @hugobreda, não é a mesma não, embora ambos possam ser energizados com ambas as fontes. A grande diferença é que a fonte dos modelos mais novos é gigabit ethernet, enquanto que dos modelos antigos é fast ethernet apenas, OK? Se seus switches forem fast, então não havera diferenças...
    hugobreda
  • hugobredahugobreda 6 Pontos
    @R4V3R, em relação à velocidade da internet, qual o modelo seria melhor. UAC AC LR ou UAP AC LITE?
  • R4V3RR4V3R 8477 Pontos
    Tecnicamente falando, o UAP-AC-Lite é MIMO 2x2 em ambas as bandas, enquanto o UAP-AC-LR é MIMO 2x2 em 5Ghz e 3x3 em 2.4 Ghz, então eu pergunto, quantos dispositivos cliente MIMO 3x3 na frequência de 2.4Ghz você tem ou conhece? 
    Dependendo dos dispositivos cliente, a diferença em termos de velocidade será negligível, visto que a diferença técnica é pouca, mas isso depende de demais fatores específicos do seu ambiente, porque o AC-LR tem antenas com um design melhor, OK?

• Bom dia,
    Estou com o mesmo problema descritos pelos colegas acima. Tenho um link de 150 Mbps e comprei 5 ubiquitis uap lr e nas especificacoes dele diz que ele alcanca 300mbs. Entao fui induzido ao erro e realmente fica dificil entender e explicar para o cliente que um equipamento desse nivel nao passa de 50 mbps enquanto que no cabo o link alcanca 150 mbps. Como fazer para saber qual equipamento usar e poder usufruir 100% do meu link com a rede wifi?????
  • davadava 239 Pontos
    A questão é:
    1.º Temos que reconhecer que geralmente todos os fabricantes seja quem for aumenta sempre igual ou superior à 30% a + de vantagens em seus Productos "isto em todos sentidos, seja em Productos ou até mesmo alimentos";
    2.º Quando se trata de wireless temos que reconhecer que o mesmo convive com muitas interperer do tempo desde poluição "interferências", alinhamento adequado, canalização, cabeamento e até mesmo excesso de ruído;
    3.º Cabo é sempre cabo a conexão é directa e não dispersa como no wireless mau dimensionado, cabo não sobre 95% das interferências do wireless isto porque ele fica bem protegido e blindado então não há comparação;
    4.º A velocidade que o fabricante diz na propaganda não é real em ambientes práticos muito denso, aquela velocidade tipo 300Mbps além da propaganda do fabricante, na prática é feito vários descontos com base nos factores ditos no ponto 2 entre outros como: limitações da porta em que o AP esta ligado tipo se é 10/100 ou 10/100/1000Mbps, e até mesmo limitação do Chipset da primeira geração que não suporta muita banda, etc.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.