Bem-vindo à Comunidade UBNT

Unifi Switch - Perde configuração de porta sozinho ao migrar de SITE.

fhenixpfhenixp 10 Pontos
editado dezembro 2017 em UniFi Wireless
Pessoal vocês precisam corrigir um problema urgente, muito grave mesmo.
Ontem (Dia 29/12/2017) estava eu fazendo os devidos backup dos meu equipamentos UNS-16-150W, até ai beleza.
Porem recentemente migrei de um UNS-8 para esse UNS-16, configurei o mesmo em um novo SITE no controller do meu notebook.
Ai que começo o problema, fui migrar o site do meu note para o site do servidor onde fica o controller da empresa, fiz a migração do site até ai beleza migrou e ficou funcionando, porem eu fui colocar tudo no mesmo site onde tenho algumas VLan Pré configurada por padrão em toda a rede e precisava que esse Switch pegasse essas VLan para que eu não tivesse que fazer todo trabalho manual novamente.
Loguei no controller fui no site que importei, "Config" / "Manage Device" / "Move this device to..." e mandei para o SITE principal. Foi ai que começou o CAOS, metade da minha rede parou porque o Switch perdeu todas as configurações de porta, TODAS as portas com 24v ficaram no padrão POE+. O Ponto a Ponto parou e perdi o acesso remoto ao equipamento, e não tinha como reverter a situação. vocês não tem ideia do caos que foi para resolver, tive que ir até a repetidora a 10KM resetar o equipamento ativar novamente no controller do notebook.

Vocês deviam arrumar isso urgente pois isso gera um transtorno muito grande, e é bobeira perder as configurações de porta por migrar de site, qual a logica disso? fica como exemplo esse transtorno que passei e agora meus equipamentos estão em sites diferentes, pois se eu mudar de site eu sei que ele vai perder as configurações de porta e consequentemente ir até o POP.
Rotulado:

Comentários

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    Olha, eu diria que não é uma situação muito comum migrar um switch de site, um switch é um equipamento estático basicamente, diferente de um access point, e eu nem sei dizer ainda se o que você descreve é de fato um problema na plataforma, ou se foi projetado para funcionar exatamente desta maneira, já que não apenas a forma de configuração destes equipamentos é diferente mas também a lógica por trás dela. Mas vou tentar fazer uns testes aqui pra tentar reproduzir a questão, se for o caso, podemos enviar pro suporte da comunidade global, pois por aqui dificilmente terá alguma visibilidade.
    Apenas pra confirmar, as configurações de PoE e também VLANs das portas foram perdidas, é isso? No site de destino, você já tinha algum outro switch configurado? As respectivas VLANs em settings/networks estavam criadas exatamente da mesma maneira que no site de origem?
  • fhenixpfhenixp 10 Pontos
    Quando eu digo Migrar o switch de um Site para outro eu digo somente as configurações do controller. Existe o Site default, e o outro que eu criei no qual deixo todos os meus switch, por padrao quando é adicionado um novo switch ele pega todas as configurações de vlan automaticamente posteriormente eu faço as configurações manual das vlans nas portas, Mas esse nao é o problema,ao meu ver nao tem problema nenhum em pegar as vlan programadas no site, agora nao tem logica alguma voce habilitar PoE na porta e ele perder essas configurações somente por migrar de site, até porque no site nao configura PoE ativo. Ao meu ver o switch jamais deveria perder a configuração de PoE da porta... não sem o consentimento do administrador de rede, isso tipo tira o controle do administrador, e pode gerar uma tremenda dor de cabeça. 

Resumindo eu acredito que as configurações de porta PoE ativa deve ser mantido no Switch e nao no site que ele se encontra.
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    Na verdade a controladora UniFi tem uma lógica diferente como eu comento acima.
    Existe um "perfil" de portas que é atrelado ao site, não à um switch especificamente, por isso este comportamento ocorre, sendo o esperado.
    A questão é que este "perfil de portas", que inclui também configurações de PoE ainda não é muito transparente na controladora UniFi. Isso está sendo aprimorado para as próximas versões.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.