Bem-vindo à Comunidade UBNT

Desempenho do UNIFI

Olá senhores! 
Estou com uma dúvida... O que acontece com o Unifi caso exista um cliente conectado com sinal muito ruim? (Sinal de -81dBm por exemplo)

Comentários

• davadava 239 Pontos
    Por estarem vários dispositivos compartilhando a mesma célula pode haver degradação da mesma devido a 1 ou vários com sinal ruim ou seja a capacidade de tráfego reduz drasticamente porque o AP terá de se preocupar mais com os dispositivos de sinal ruim.
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    Vai começar a haver retransmissões na célula, e a questão nem é tanto o sinal baixo. -81dB é bastante aceitável dependendo do cenário, a questão é se for um ambiente indoor com diversas barreiras. Neste caso uma célula Wi-Fi muito grande pode levar à um problema conhecido chamado hidden node
  • R4V3R disse:

Vai começar a haver retransmissões na célula, e a questão nem é tanto o sinal baixo. -81dB é bastante aceitável dependendo do cenário, a questão é se for um ambiente indoor com diversas barreiras. Neste caso uma célula Wi-Fi muito grande pode levar à um problema conhecido chamado hidden node

O ambiente é indoor e não existem barreiras, média de 30 pessoas conectadas com seus smartphones e tablets.
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    Bom, nesse caso se o ambiente não for muito extenso, um único ponto de acesso serve. Neste caso, pegue o que tiver o melhor ganho de antenas possível, eu recomendo o UAP-AC-Mesh-PRO, é um equipamento excelente.
  • R4V3R disse:

Bom, nesse caso se o ambiente não for muito extenso, um único ponto de acesso serve. Neste caso, pegue o que tiver o melhor ganho de antenas possível, eu recomendo o UAP-AC-Mesh-PRO, é um equipamento excelente.

Ótimo!!! Qual o valor em dBm me indica colocar no Min. RSSI? (O local tem algo em torno de 40m²)
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    Olha, MINRSSI é um recurso avançado, e com um único ponto de acesso faz pouquíssimo sentido utilizá-lo. A única vantagem seria empurrar clientes de um rádio para outro, mas para isso o band steering eh bem melhor, e na banda de 5Ghz, mesmo com sinal bem abaixo comparativamente com o outro rádio, pode-se conseguir uma qualidade e throughput bem superiores, então não faz muito sentido usar MINRSSI neste tipo de cenário.
  • R4V3R disse:

Olha, MINRSSI é um recurso avançado, e com um único ponto de acesso faz pouquíssimo sentido utilizá-lo. A única vantagem seria empurrar clientes de um rádio para outro, mas para isso o band steering eh bem melhor, e na banda de 5Ghz, mesmo com sinal bem abaixo comparativamente com o outro rádio, pode-se conseguir uma qualidade e throughput bem superiores, então não faz muito sentido usar MINRSSI neste tipo de cenário.

Talvez eu precise colocar mais rádios... Por isso estou querendo saber com relação ao Min. RSSI.
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    Isso é particular de cada instalação. O número base é -75dB, porém ele pode se modificar para bem mais, ou para bem menos, depende de um número enorme de fatores específicos da estrutura como distância e quantidade de pontos de acesso, altura de instalação, barreiras, ruído Wi-Fi ao redor, tipo de dispositivos cliente.
    Sinceramente, eu recomendaria deixar isso desabilitado em um primeiro momento, não é porque o recurso existe que você necessariamente vai poder se beneficiar dele, na verdade o resultado pode ser até o inverso do esperado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.