Bem-vindo à Comunidade UBNT

UFiber

Bom dia Ilustres,
Não sei se já estão a fazer uso dos equipamentos UFiber da Ubiquiti tenho algumas dúvidas:
1.º Ela vai suportar por exemplo IPTV e VOIP,
2.º Será que a previsões de haver ONUs/ONTs que já incluem saídas Giga Ethernet, Voip "FXO", Wireless e RF para TV "Caso eu também ofereça televisão" e Telefonia Fixa,
3.º Como posso atribuir as VLANs nas portas da OLT e associar as ONUs/ONTs,
4.º Posso por exemplo colocar uma ONU/ONT na porta pon0 VLAN20 e outra ONU/ONT na porta pon1 VLAN20 ambas ONTs/ONUs se comunicarem,
5.º Qual é a porta de Uplink será que tenho de adicionar VLAN Trunk para passar o meu tráfego para minha rede ou é automático.
6.º Vejo que possui duas portas SFP+ para que servem.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    1) Sendo um dispotivo PON de camada 2, ela suporta qualquer serviço que você consiga transportar por uma rede deste tipo. Se você está perguntando se o equipamento em si possui portas para esta finalidade, a resposta é não, pelo menos não nos modelos atuais.
    2) Parte disso está disponível ou em estudo sim. Ao menos uma porta gigabit já vem no equipamento, e deve haver no futuro opções com rede sem fio embutida, e talvez uma ou mais portas FXO também. RF para TV eu duvido muito por causa da grande quantidade de padrões, basicamente cada país tem o seu específico o que dificulta muito neste sentido.
    3) Boa pergunta, nessa não posso ajudar pois não utilizo na prática este produto, mas creio que seja algo bem simples, logicamente dentro no UNMS.
    4) A OLT é basicamente um switch, então sim, isso deve ser possível.
    5) Hmm? Automático? Não.. Você configura o uplink que estiver usando no momento, a OLT possui duas portas SFP+ que podem ser usadas da maneira como você quiser usar para uplink.
    6) Servem para uplink, de outra forma, como você iria permitir que o tráfego chegasse até a OLT?
    dava
  • fesalatafesalata 2917 Pontos
    Visite: https://fiber.ubnt.com/
    Pra conhecer o gerenciamento: https://unms-demo.ubnt.com/sites
    dava
  • davadava 239 Pontos
    Muito obrigado carissimos.
  • UI-JallesUI-Jalles 159 Pontos
    Boa tarde @dava

Apenas complementando as respostas do @R4V3R:

1 - Toda OLT é composta por um chip ethernet (switch uplink) e GPON, sendo que as interfaces  uplink da nossa OLT suportam protocolos como IGMP Snooping (IPTV / Multicast), e QoS (telefonia IP), ou seja, nossa solução está apta a entregar o triple play. 

2 - Temos previsto lançamentos de ONT's com WiFi no padrão 802.11ac e saídas Fxs, porém nada com saída de video analógico, pois a tendencia do mercado é a convergência das aplicações para IP.

3 - Através da criação de perfis, onde você amarra o VLAN ID desejado associando-o a ONU conforme a sua necessidade. Toda essa configuração pode ser feita através da interface WEB da própria OLT.

4 - A engenharia está trabalhando para nas próximas versões de firmware implementar a feature Lan to Lan, onde será possível colocar diferentes ONUs no mesmo domínio de broadcast. 

5 - Você deve criar seu Uplink de acordo com as VLANs atribuídas a suas aplicações (dados, voz, video), onde o card switch da OLT se comportará como um TRUNK, enviando o tráfego de acordo com as bridges criadas no sentido das ONUs.

6 - Não consegui compreender esse questionamento, mas para mais duvidas, conte comigo! 

Abraço!     

dava
  • davadava 239 Pontos
    Muito obrigado ilustres,

Só mais dúvida: se por exemplo eu fizer um ponto-a-ponto via wireless por exemplo com duas AirFiber (em modo Bridge) e conectar a uma segunda OLT UFiber na porta Uplink, será que todo trafico passará e funcionará normalmente caso eu tenha os serviços de Televisão, Telefonia e Internet ambos os serviços vão passar para outra ponta.?
  • davadava 239 Pontos
    Sou para acrescentar a locais que não tenho como chegar lá por fibra optica por exemplo ilhas e pretendo levar futuramente tais serviços acima mencionados (Televisão, Telefonia e Internet) e gostaria de saber se um ponto a ponto wireless consegue passar tais tipos de tráfego.

Por outro lado como posso conectar as minhas Box dos meus clientes para TV sendo que a maioria usa aquelas portas RF para interagir com as ONUs/ONTs será que já existem Boxs que suportam ou levam TV pela porta RJ45?
    dava disse:

Sou para acrescentar a locais que não tenho como chegar lá por fibra optica por exemplo ilhas e pretendo levar futuramente tais serviços acima mencionados (Televisão, Telefonia e Internet) e gostaria de saber se um ponto a ponto wireless consegue passar tais tipos de tráfego.

Por outro lado como posso conectar as minhas Box dos meus clientes para TV sendo que a maioria usa aquelas portas RF para interagir com as ONUs/ONTs será que já existem Boxs que suportam ou levam TV pela porta RJ45?
    Existem soluções conhecidas como "Set-top Box" que fazem esse papel. 
    dava
    dava disse:

Muito obrigado ilustres,

Só mais dúvida: se por exemplo eu fizer um ponto-a-ponto via wireless por exemplo com duas AirFiber (em modo Bridge) e conectar a uma segunda OLT UFiber na porta Uplink, será que todo trafico passará e funcionará normalmente caso eu tenha os serviços de Televisão, Telefonia e Internet ambos os serviços vão passar para outra ponta.?
    Sem problema algum, sempre lembrando que esses serviços devem chegar na porta da OLT marcados com as VLANs de serviço. 
    dava
  • davadava 239 Pontos
    Valeu muito obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.