Bem-vindo à Comunidade UBNT

Usar o UniFi Mesh como cliente

É possível usar o UniFi Mesh UAP-AC-M como cliente?
Posso ligar diretamente a ele um computador com cabo (talvez com um cabo crossover) e estar na mesma rede como no esquema inilustrado na imagem anexa?

diagrama
Rotulado:

Comentários

• R4V3RR4V3R 8420 Pontos
    Poder, até pode, mas você não deve usar cabo cross-over em lugar algum, e nenhum destes equipamentos possui de fato um "modo cliente"; Neste caso você estará usando o wireless uplink apenas, visto que o UAP-AC-SHD não tem suporte à topologia Mesh.
    Está longe do ideal, mas irá funcionar desde que a qualidade de sinal entre os APs seja excelente, ou seja, distância abaixo de 50 metros e nenhuma barreira no meio, visto que a conexão entre os pontos de acesso usa apenas o rádio de 5Ghz que não tem penetração boa por obstáculos.
    rpavanello
  • R4V3R disse:

Poder, até pode, mas você não deve usar cabo cross-over em lugar algum, e nenhum destes equipamentos possui de fato um "modo cliente"; Neste caso você estará usando o wireless uplink apenas, visto que o UAP-AC-SHD não tem suporte à topologia Mesh.

Está longe do ideal, mas irá funcionar desde que a qualidade de sinal entre os APs seja excelente, ou seja, distância abaixo de 50 metros e nenhuma barreira no meio, visto que a conexão entre os pontos de acesso usa apenas o rádio de 5Ghz que não tem penetração boa por obstáculos.

Quando vc fala que "Está longe do ideal", qual topologia seria ideal neste caso na sua opinião?
    Você acha que se usar o UAP-AC-M-PRO ao invés do UAP-AC-SHD seria melhor? O que vc recomenda?
  • R4V3RR4V3R 8420 Pontos
    Bom, eu recomendo que use cabo para clientes cabeados, e Wi-Fi apenas para clientes Wi-Fi. O cenário que você descreve, embora possível, só vai funcionar bem se for bem projetado, e para isso você tem que conhecer os detalhes e limitações de cada equipamento, e também do ambiente onde será instalado.
    Os equipamentos que tem Mesh no nome funcionam melhor(multihop + sincronização muito mais rápida) do que os que não tem, que no caso funcionam apenas em modo wireless uplink(sem multihop, e apenas 4 dispositivos conectados, com sincronização mais lenta).
    Como eu disse, se a distância entre os pontos de acesso for inferior a 50m, e sem barreiras entre eles, pode funcionar de maneira satisfatória, caso contrário, passe um cabo de rede até o dispositivo final que você vai ter menos problemas.
  • R4V3R disse:

Bom, eu recomendo que use cabo para clientes cabeados, e Wi-Fi apenas para clientes Wi-Fi. O cenário que você descreve, embora possível, só vai funcionar bem se for bem projetado, e para isso você tem que conhecer os detalhes e limitações de cada equipamento, e também do ambiente onde será instalado.
    Os equipamentos que tem Mesh no nome funcionam melhor(multihop + sincronização muito mais rápida) do que os que não tem, que no caso funcionam apenas em modo wireless uplink(sem multihop, e apenas 4 dispositivos conectados, com sincronização mais lenta).

Como eu disse, se a distância entre os pontos de acesso for inferior a 50m, e sem barreiras entre eles, pode funcionar de maneira satisfatória, caso contrário, passe um cabo de rede até o dispositivo final que você vai ter menos problemas.
    Não é tão simples assim, desculpe, a culpa é minha, não fui muito claro e específico no início da discussão, vou explicar melhor agora.

Se eu pudesse usar cabos certamente usaria, mas este é um projeto que não é para uma rede convencional com vários clientes WI-FI e cabeados, o objetivo é justamente eliminar os cabos pois o projeto é cobrir em vídeo eventos esportivo em quadra pequena. Conforme o desenho abaixo, o projeto consiste em ligar na mesma rede duas (só duas) câmeras PTZ que usa o protocolo de stream NDI via IP. Este protocolo utiliza de no mínimo 100Mbps para enviar vídeos de alta qualidade e baixa latência ao computador Cliente 01, como se trata de eventos é necessário montagem e desmontagem constante, a ideia de eliminar cabos seria muito útil. Preciso de um sistema estável e seguro, por isso pensei na solução Unifi.
    Este sistema funciona perfeitamente ligando diretamente as câmeras no Switch US-8-150W, mesmo porque as câmeras possuem alimentação PoE 802.3af, portanto uso somente um cabo de rede. O desafio é eliminar este cabo de rede e implementar este sistema em Wi-Fi.
    As minhas perguntas são:
    1 - Conforme sua sugestão pensando na tecnologia Mesh usar o UAP-AC-M-PRO no AP 01 é mais indicado?
    2 - Usar o UAP-AC-M nos AP 02 e AP 03 é mais indicado?
    3 - A solução Mesh da Unifi é melhor que da Netgear (Orbi Pro)?
    4 - Alguma outra consideração ou sugestão?

diagrama3
  • R4V3RR4V3R 8420 Pontos
    100Mbps em cada câmera? Acho que não estamos falando a mesma linguagem aqui, mesmo que a coisa funcione, a latência deve ser grande, qualquer interferência vai destruir o stream e não há praticamente nenhuma margem para qualquer tipo de problemas. Além do mais, vocẽ está falando de espectro não licenciado, então mesmo que funcione bem em laboratório, você não tem qualquer tipo de garantias de que no dia e local do evento a coisa vai funcionar bem.
    Esqueça o UAP-AC-M, só pelos requisitos ele já não cabe no seu projeto, você teria que usar exclusivamente UAP-AC-M-PRO, e teria que conduzir testes extensivos em laboratório para verificar o throughput total, e latência, assim como se certificar de que em cada local de uso, haverá espectro em 5Ghz liberado para seu uso, pois se houver algum sistema de rede Wi-Fi já implantado na arena, você estará ferrado, e vai precisar de uma alternativa rápida.
    Em suma, não é uma questão de marca ou modelo de equipamentos, você pode procurar pelo equipamento que for, pois o problema é é que o protocolo 802.11 em si não foi projetado para este tipo de aplicação.
    Pode até ser que você consiga algum resultado satisfatório, mas isso fica por sua conta e risco, OK?
  • Desculpe, me enganei, 100Mbps é com o protocolo NDI desativado, com ele ativado cai para 10-15Mbps com alta qualidade e baixa latência.
  • R4V3RR4V3R 8420 Pontos
    editado janeiro 2018
    Ah bom, aí é algo mais factível, mas ainda assim, recomendo usar o UAP-AC-M-PRO, é um equipamento BEM superior ao UAP-AC-M. As antenas cmo ganho de 8dBi fazem diferença e apesar de ser uma prancha meio desengonçada, ele funciona maravilhosamente bem. É MIMO 3x3 em ambas as bandas e tem excelente cobertura, a melhor de toda a linha na minha opnião. Até porque para usar a topologia em modo Mesh, a intensidade de sinal entre os pontos de acesso tem que ser alta, na casa dos -50 a -60dB, para que a modulação seja alta, e consequentemente o throughput alto e latência menor.
    rpavanello
  • Desculpe chegar atrasado.
    Mas gostaria de sugerir que talvez não seja necessário o uso de MESH pelo desenho.

Poderia usar um Nanostation AC (um cabo alimenta ele a a camera na porta secundaria).

E para AP poderia usar UAP-AC-Pro e um SSID com VLAN ou QOS para essas duas stations.
    Ou ainda melhor deixar o UAP para os usuários e usar outro AP da linha Airmax (com este protocolo ativado) para a rede do streaming.
  • R4V3RR4V3R 8420 Pontos
    TiagoEPS disse:

Poderia usar um Nanostation AC (um cabo alimenta ele a a camera na porta secundaria).

Negativo. Equipamentos airMAX AC apenas se conectam à outros equipamentos airMAX AC, ou então airMAX M5 com airMAX ativo, o protocolo airMAX não pode ser desativado, então não é possível conectar estes dispositivos diretamente à um AP UniFi, por exemplo.
    Teria que ser feito em sua última descrição, usando dois equipamentos airMAX.

• Não acho interessante essa imposição de não poder desativar o Airmax.
    Impede de usar como cliente em um sistema de outro fabricante.
    Não sei se tem alguma dificuldade técnica ou só comercial mesmo.
    Como o Unifi opera em AC padrão acho que tecnicamente seria viável sim.
    Não não me agrada muito esse tipo de posicionamento.
    Deveriam fidelizar o Airmax pelo desempenho, mas não retirar a possibilidade de escolher.

Acho q nesse caso usaria clientes AC de outro fabricante para conectar ao UAP-AC-Pro.
    Pois, se usasse a rede toda com linha Airmax mesmo em modo mixed ela soh operaria em 5G e nao atenderia os usuários de 2.4G

• R4V3RR4V3R 8420 Pontos
    editado janeiro 2018
    TiagoEPS disse:

Não acho interessante essa imposição de não poder desativar o Airmax.

Impede de usar como cliente em um sistema de outro fabricante.

Mas esse é justamente um dos motivos pelos quais isso era possível na linha M5 e desde o lançamento da geração AC não é mais possível, para a galera não fazer caca, o que era muito comum antes, entendeu?
    De qualquer maneira, o principal motivo é que o protocolo é parte integrante do produto, não podendo ser desassociado do mesmo, além do mais, não é simplesmente um "bloqueio" imposto, airMAX não é 802.11, airMAX não é Wi-Fi, mas sim um protocolo baseado no 802.11 especificamente para estes equipamentos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.