Bem-vindo à Comunidade UBNT

Rede para Eventos

Saudações!  Não sei se é permitido esse nível mais básico de pergunta aqui, mas é minha primeira implementação com Ubiquiti e tenho escutado diferentes opiniões quanto a escolha do AP para meus objetivos.

Fui contratado por uma empresa de eventos para implementação de infraestrutura Wifi para Shows e Festas.
Eles utilizam um sistema de autenticação de ingressos e também Máquinas de Cartão - PoS.

A rede não é para uso dos convidados, apenas para funcionamento da infraestrutura do sistema.

Atualmente são 50 máquinas de cartão (802.11n) e 50 aparelhos celulares(802.11n /ac) que rodam um app na wlan= Total 100 dispositivos.

Utiliza-se por cabo um servidor para rotear a conexão de internet (40 Mbps) e outro para gerir o sistema conectados em um switch 10/100.

O tráfego de dados é bem pequeno, tanto para internet quanto para o sistema, porém, precisa ser rápido, pois o volume de requisições é frequente.

O alcance da rede é variável, dependendo do local do evento, mas precisa ter pelo menos 80 metros e o equipamento pode ter que ficar exposto as vezes, por isso, estou pensando em comprar um modelo outdoor.

Resumindo:

- AP para até 100 Clientes por unidade.
- Alcance de até 100 Metros.
- Outdoor ou Indoor e Outdoor
- Que permita interconexão / Expansão da rede Wifi sem a necessidade de cabos (Isso é opcional)

Agradeço toda a ajuda!

Comentários

• davadava 239 Pontos
    Bom dia carissimo,
    Ficaria mais facil te ajudar se adicionares um planta basica do local a cobrir. 
    Mais pra essa dimensão creio que 2 UniFi AP Indoor Lite AC e 2 UniFI Outdoor Dual Band AC Mesh irá te ajudar.
    tecnovga
  • Dava, obrigado pela orientação, porém, estou pensando em utilizar até 2 APs por uma questão de custo.
    No diagrama abaixo tentei exemplificar ao máximo o que preciso inicialmente, 78 dispositivos conectados a rede Wireless. Qual AP seria mais indicado ? Seria o caso de usar uma rede Mesh? É um ambiente outdoor, com muitas pessoas e ruídos sonoros.
    STL  (2) 
  • UI-JallesUI-Jalles 159 Pontos
    tecnovga disse:

Dava, obrigado pela orientação, porém, estou pensando em utilizar até 2 APs por uma questão de custo.
    No diagrama abaixo tentei exemplificar ao máximo o que preciso inicialmente, 78 dispositivos conectados a rede Wireless. Qual AP seria mais indicado ? Seria o caso de usar uma rede Mesh? É um ambiente outdoor, com muitas pessoas e ruídos sonoros.
    STL  (2) 

Bom dia @tecnovga, tudo bem?

Avaliando o teu cenário acredito que 3 UAP-AC-M sejam suficientes. Além de contar com o recurso Wireless Uplink (Mesh), ele opera em dual band, pode ser utilizado em ambientes outdoor e tem suporte ao protocolo 802.11ac, lembrando sempre que o correto é realizar um bom site survey para dimensionar a área e verificar o local mais apropriado para a instalação dos APs, a quantidade de células e pontos de acesso necessários para que os hosts conectados tenham uma boa qualidade de sinal. 

O bom funcionamento do recurso Wireless Uplink (Mesh) está sujeito a variáveis do ambiente, logo aconselho vc cabear o teu cenário. 

Para realizar a gerência da rede, vc pode utilizar o UnFi Cloud Key. Ele é um mini servidor com o software UniFi Controller instalado, alimentado via PoE ou por intermédio de uma simples fonte USB 5V. 

Quaisquer dúvidas estamos as ordens. 

Abraço. 
    tecnovga
  • tecnovga disse:

Bom dia @tecnovga, tudo bem?

Avaliando o teu cenário acredito que 3 UAP-AC-M sejam suficientes. Além de contar com o recurso Wireless Uplink (Mesh), ele opera em dual band, pode ser utilizado em ambientes outdoor e tem suporte ao protocolo 802.11ac, lembrando sempre que o correto é realizar um bom site survey para dimensionar a área e verificar o local mais apropriado para a instalação dos APs, a quantidade de células e pontos de acesso necessários para que os hosts conectados tenham uma boa qualidade de sinal. 

O bom funcionamento do recurso Wireless Uplink (Mesh) está sujeito a variáveis do ambiente, logo aconselho vc cabear o teu cenário. 

Para realizar a gerência da rede, vc pode utilizar o UnFi Cloud Key. Ele é um mini servidor com o software UniFi Controller instalado, alimentado via PoE ou por intermédio de uma simples fonte USB 5V. 

Quaisquer dúvidas estamos as ordens. 

Abraço. 

Caro, Jalles, muito obrigado pelo esclarecimento, estou muito inclinado a seguir sua recomendação, me parece a linha mais lógica também.

Vamos recapitular: 
    - Devo cobrir uma área de 120 x 70 Metros.
    - Será complicado levar um cabo de rede a cada AP, por isso o Mesh será melhor.
    - Teremos cerca de 78 dispositivos conectados a rede wireless com o mínimo tráfego de dados, apenas PoS para cartões bancários.
    - Será um ambiente com cerca de 10 mil pessoas e seus celulares com funções aleatórias no ambiente, embora não estejam conectadas a rede, serão um tipo de ruído e é um show musical com muito ruído sonoro também.
    - Praticamente não existirão paredes ou barreiras físicas além das pessoas.
    - Não tenho autorização para comprar o Cloud Key

As perguntas:
    1- Até quantos clientes eu posso conectar em cada UAP AC M ?
    2- Com as antenas originais, qual o range ele alcançará na prática ?
    3- O Cloud Key é essencial ? 
    4- Poderia eu fazer a configuração toda via interface web e usar um servidor Linux / Windows para fazer o gerenciamento (NAT/DHCP) ?

Obrigado!!  Sua ajuda será essencial!  O Evento é dia 30 agora, preciso correr. 
  • tecnovga disse:

As perguntas:
    1- Até quantos clientes eu posso conectar em cada UAP AC M ?
    2- Com as antenas originais, qual o range ele alcançará na prática ?
    3- O Cloud Key é essencial ? 
    4- Poderia eu fazer a configuração toda via interface web e usar um servidor Linux / Windows para fazer o gerenciamento (NAT/DHCP) ?

Obrigado!!  Sua ajuda será essencial!  O Evento é dia 30 agora, preciso correr. 

Com trafego baixo uns 50 ou 60 acredito.   O alcance é suficiente ao seu ambiente, mas tente trabalhar com baixo alcance e mais equipamentos para minimizar o ruído captado.  Se possível trabalhe com 5GHZ apenas - CloudKey nao é essencial -  vc pode colocar em qualquer controller (seu laptop ) configurar e desligar.  Sim vc poderia fazer a configuracao toda pela interface Web da controladora e utilizar seu roteador para gerenciar os IPs

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.