Bem-vindo à Comunidade UBNT

Interferência

Boa tarde,

Como posso identificar a causa das quedas de conexões dos meus pontos de acesso? Parece ser interferência, mas queria ter a certeza.
Verifiquei e existe uma grande quantidade roteadores usando os mesmo canais com configuração automática, em dias de pico tenho até 50 conexões (notebooks + smartphones).

Penso em atualizar os AP para os modelos com 5ghz, Unifi Ap Lr ou Pro 5ghz.. ele já vem com o injetor, não preciso modificar a estrutura dos cabos para que ele funcione.. correto? Cat. 5e

1° Unifi Ap Lr
1° Unifi Ap

Outra coisa, quando seleciono (estatística>visão geral) mostra a banda 2,4gz e a 5ghz, mas os APS não suportam o 5ghz.. é normal aparecer isso?

Modelo
UniFi AP-LR
Versão
3.9.27.8537
Revisão da placa
20
Endereço IP
192.168.*.*
Tempo de atividade
19d 18h 3m 55s
Uso de memória
42%
Carga média
0.00 / 0.03 / 0.00
# Utilizadores
26
# Convidados
0

Modelo
UniFi AP
Versão
3.9.27.8537
Revisão da placa
18
Endereço IP
192.168.*.*
Tempo de atividade
23h 7m 12s
Uso de memória
41%
Carga média
0.00 / 0.00 / 0.00
# Utilizadores
11
# Convidados
0

Rotulado:

Comentários

• R4V3RR4V3R 8189 Pontos
    Sim, é normal porque a controladora suporta todos os modelos de AP, então ela tem que ser flexível neste sentido. Se os seus APs não tem o rádio de 5Ghz, você pode customizar as colunas e remover esse campo.
    Sim, os pontos de acesso que são comprados individualmente, ou seja, excluindo-se os packs de 3 e 5 unidades, vem com os respectivos injetores PoE sim.
    Ademais, pra identificar questões relativas à interferência, você pode usar qualquer analisador de espectro. O mais barato e prático que eu posso recomendar é um rádio airMAX que opere na frequência que você quer testar.
    Daltro
  • DaltroDaltro 0 Pontos
    50 conexões simultânea, o AP aguenta normalmente?

Qual AP com banda dupla você me indicaria?
  • R4V3RR4V3R 8189 Pontos
    Depende.. 50 dispositivos móveis conectados sem fazer nada, então sim
    50 dispositivos móveis usando voz sobre IP ou vídeo em alta definição, com certeza não.. talvez 1/4 disso.
    Então o dimensionamento tem que ser feito de acordo com o seu ambiente, não tem apenas a ver com o equipamento usado.
    Access points da geração 2 802.11ac são bem melhores, mesmo o mais barato da linha, o UAP-AC-Lite, quando comparado à qualquer ponto de acesso da geração anterior, mas o modelo mais indicado pra cada caso tem que ser definidio de acordo com o ambiente.
    Grande maioria dos casos pode ser atendido pelo UAP-AC-Lite.
    Daltro
  • DaltroDaltro 0 Pontos
    R4V3R disse:
    Depende.. 50 dispositivos móveis conectados sem fazer nada, então sim
    50 dispositivos móveis usando voz sobre IP ou vídeo em alta definição, com certeza não.. talvez 1/4 disso.
    Então o dimensionamento tem que ser feito de acordo com o seu ambiente, não tem apenas a ver com o equipamento usado.
    Access points da geração 2 802.11ac são bem melhores, mesmo o mais barato da linha, o UAP-AC-Lite, quando comparado à qualquer ponto de acesso da geração anterior, mas o modelo mais indicado pra cada caso tem que ser definidio de acordo com o ambiente.
    Grande maioria dos casos pode ser atendido pelo UAP-AC-Lite.
    Entendo, em torno de 25 ou menos dispositivos só ficam conectados recebendo msg de app e etc.. Não existe muito tráfego.
    Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.