Bem-vindo à Comunidade UBNT

Switch Unifi 48 500w - Intermitente, Lento, e muito ruido nas antenas

Simplesmente nao consigo usar meu switch!

JA TENTEI CONTROLADOR EM 5.7.23 (RELEASE) E 5.8.20 (STABLE CANDIDATE) NAO RESOLVEU.

fiz uma instalação toda em cabo CAT6:
1 USG de Roteador
2 Switchs 48 portas 500w
1 Switch 16p
7 Antenas UAP AC LITE

Mesmo deixando só um roteador, o servidor do controlador e o switch com apenas o meu notebook conectado a conexao é lenta e intermitente, fica pensando e nao chega em lugar nenhum enquanto navegando no controlador de dentro da propria rede cabeada

Quando ligo todos os equipamentos simplesmente nao consigo mais fazer nada na rede, ja estou usando o ultimo firmware RELEASE, também notei que o uso da banda 2.4Ghz fica em 15 a 60% de uso sem ninguém conectado.

Pensei que pudesse ser a tal "multicast/unicast storm" mas mesmo com um unico switch, nenhuma antena conectada o problema persiste.

Estou sem ideias, alguém ja teve esse problema?

Comentários

• R4V3RR4V3R 8480 Pontos
    editado junho 2018
    Qual problema especificamente? Percebo que você misturou no mínimo 3 áreas de conhecimento completamente distintas no seu relato, então ao que especificamente você se refere?
    Entenda que a não há como tratar um problema sem conhecer e entender corretamente os sintomas apresentados, então a questão maior aqui é separar as coisas, testar de maneira adequada e consistente, ir seguindo as pistas, e diminuindo a quantidade de questões que aparecem à cada etapa até achar a fonte de um eventual problema. Isso é uma metodologia básica para resolução de problemas, que eventualmente irá te levar onde você quer chegar.
    Primeiro de tudo, o que é que você define como conexão lenta? Pergunto, porque essa definição pode variar drasticamente entre uma pessoa e outra, então é preciso de métricas para poder trabalhar. Qual a sua definição de conexão lenta, e o que você fez para tentar identificar o que poderia estar ocorrendo?
    Segundo, o que especificamente é lento? Apenas o acesso à controladora UniFi? O acesso à internet? Acesso à um sistema específico?
    Porque você cita possíveis problemas com os switches quando claramente está executando testes diretamente através da rede sem fio que tem um potencial 10x maior de apresentar problemas do que a rede cabeada?
    Já nos access points, o que te faz pensar que 15 a 60% de uso do canal, mesmo sem usuários conectados, não é de fato normal no ambiente onde você se encontra? Você tem algum tipo de leitura de algum um analisador de espectro que possa indicar que este não é de fato o caso no seu cenário?
    Pra não alongar demais. vamos começar respondendo estas questões básicas para então seguirmos os caminhos possíveis, OK?
  • Vamos la, eu acredito que o problema esteja em configuração do Switch, pq apenas com ele a coisa ja fica toda lenta.

Lento = de vez em quando consigo acessar o servidor controlador, e quanto mais eu navego pelo controlador mais a comunicação entre o switch/rede fica prejudicada. usamos a rede interna em 192.168.0.1 e roteador 192.168.1.1

Ja troquei o USG por um Roteador comum, continuou lento.
    Ja atualizei tudo, continua lento, fui ate a 5.8.22
    Ja deixei antenas com portas isoladas, continua lento. Ate mesmo desligadas, switch continua lento.

Pelos sintomas parece Broadcast Storm, existe algo para escanear a rede para identificar o problema?

• R4V3RR4V3R 8480 Pontos
    Certo, se a primeira suspeita é com o switch, então esqueça todo o resto em um primeiro momento, esqueça roteador, desligue todos os pontos de acesso e teste o acesso à rede, à internet, à controladora, pode fazer um teste de throughput entre duas máquinas usando iperf, etc.
    Lembre-se que um switch não gera um broadcast stom, ele apenas o propaga, então mesmo que esta seja a questão aqui, o switch não é a fonte.
    Meu palpite é de que possa haver um loop na rede, e isso pode ocorrer por dois motivos:
    1) Um cabo de rede mesmo fechando um loop entre duas portas do switch
    2) Se o comportamento anormal ocorre apenas com mais do que um ponto de acesso conectado, então você não dever ter desabilitado o recurso wireless uplink, o que pode levar múltiplos pontos de acesso à se conectarem entre si e possivelmente fechar um loop na rede em determinadas situações.
  • fiz atualizacao para a versao beta 3.9.40 e resolveu 100% do problema!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.