Bem-vindo à Comunidade UBNT

conexão entre 2 access point via wireless

Pessoal boa noite,

Estou com um caso que é o seguinte, tenho que instalar 3 access points uap ac lite em uma casa, nessa casa consigo colocar somente 1 access point conectado via cabo de rede, posso conectar os outros 2 access points via wireless? É recomendável esse tipo de situação? Posso encontrar algum problema fazendo isso?

Ouvi casos que os SSID ficam intermitentes entre outros? Existe alguma melhor prática?

Obrigado!

Comentários

• UBNT-SamuelUBNT-Samuel 74 Pontos
    editado agosto 4
    A recomendação é fazer todo esforço possível para sempre passar cabos até todos os APs, assim você terá melhor desempenho em toda sua rede sem fio. No entanto, se realmente não for possível fazê-lo, então você pode utilizar a função Wireless Uplink (Mesh) do UniFi para viabilizar o cenário descrito por você. É muito importante você ficar atento à recomendação de que o sinal recebido pelo AP repetidor do AP principal (cabeado) deve ser pelo menos 70%.

Certifique-se de utilizar a última versão de firmware nos APs, já que o suporte a Wireless Uplink de Múltiplos Saltos (Mesh) somente foi adicionado recentemente nos APs tradicionais em formato de disco. Até então esses APs somente podiam fazer Wireless Uplink de um único salto, mas não é mais o caso...

Para ativar o Wireles Uplink você tem que habilitar a seguinte opção:

• R4V3RR4V3R 8183 Pontos
    Você só vai ter problemas se fizer errado.
    Mesh/Wireless uplink NÃO substitui o uso de cabos, o uso é restrito e não é válido em qualquer ambiente. O ambiente típico de instalação pra essa configuração é onde os pontos de acesso tem visada um para o outro, ou seja, sem barreiras, OK?
  • Pessoal bom dia,

Então mesmo para ambientes internos não é aconselhavel usar o UNIFI AP AC correto? Teria que usar o UNIFI AC MESH?
  • UBNT-SamuelUBNT-Samuel 74 Pontos
    editado agosto 6
    Nao é bem isso, os UAP em formato de disco são ideais para ambientes internos! Como disse antes, todos os novos APs UniFi podem fazer Wireless Uplink (Mesh), inclusive os tradicionais discos para ambientes indoor (a partir do firmware 3.9.1). A recomendação de evitar esse recurso de repetição vem do fato de cada salto de repetição implicar em degradação considerável do sinal. Observe, no entanto, que "evitar" não é sinônimo de "proibido"... Se assim fosse, o recurso sequer existiria. 

A melhor prática é realmente passar cabos em todos os APs sempre que possível. No entanto, se essa possibilidade estiver totalmente descartada no seu ambiente, então você pode utilizar qualquer um dos novos modelos de  UniFi para fazer a rede mesh, sempre seguindo a recomendação de manter o sinal recebido pelo repetidor em pelo menos 70%. Apenas não caia no erro de simplesmente posicionar os APs onde é mais conveniente para você e pior para a qualidade do sinal...

Você encontra mais informações sobre esse recurso no seguinte artigo que publicamos em nosso blog:

Wireless Uplink: Como Montar Uma Rede WiFi Mesh em Locais de Difícil Passagem de Cabos

jonathanlemos2
  • Muito obrigado por esclarecer minha dúvida! irei fazer um survey no local posicionar os rádios onde a potencia por igual ou maior que 70%.
    UBNT-Samuel
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.