Bem-vindo à Comunidade UBNT

Configuração Unifi - Conexão de usuários/ Parceiros.

Caros, 

Possuo vários Unifi´s em minha rede e me deparei com cenário, por exemplo:

Tenho um Unifi próximo, mas meu dispositivo estava conectado com sinal baixo em um Unifi distante. Depois de me aproximar mais, ele auto conectou, muito bem, porém, queria utilizar o recurso para ele não ficar conectado no que está distante e conectar no próximo.

Por exemplo, estava com sinal mínimo e havia um próximo, aí ele se reconectou e ficou com sinal perfeito.

Como faço essa configuração?

Comentários

• Caros, 

Possuo vários Unifi´s em minha rede e me deparei com cenário, por exemplo:

Tenho um Unifi próximo, mas meu dispositivo estava conectado com sinal baixo em um Unifi distante. Depois de me aproximar mais, ele auto conectou, muito bem, porém, queria utilizar o recurso para ele não ficar conectado no que está distante e conectar no próximo.

Por exemplo, estava com sinal mínimo e havia um próximo, aí ele se reconectou e ficou com sinal perfeito.

Como faço essa configuração?
    Apenas para lembrar que são Unifi-UAP-AC-LITE. 
  • UBNT-SamuelUBNT-Samuel 219 Pontos
    editado agosto 4
    Você está se referindo ao recurso Wireless Uplink (Mesh) para conexão sem fio entre APs?
    Se sim, a resposta seria essa:

Normalmente o AP repetidor (downlink) deveria escolher fazer o wireless uplink com aquele AP com melhor sinal de maneira automática. No entanto, também é possível que o administrador faça a configuração manualmente do AP repetidor para indicar explicitamente qual deve ser o AP de uplink utilizado na rede mesh. É possível indicar até dois outros APs de uplink com diferentes prioridades, assim se o nível de sinal do AP primário ficar ruim, então o wireless uplink será feito com o AP secundário. Para fazer essa configuração manualmente, basta selecionar a seguinte opção no UniFi:

> Devices > "Selecionar um AP" > Config > Wireless Uplink

editado agosto 4
    Por outro lado, se o que você chama de cliente é um smartphone, então a resposta seria essa:

No UniFi Controller existem algumas estratégias que você pode tentar utilizar para manter clientes com sinais de boa qualidade. Primeiramente é importante ter em mente que, via de regra, a opção por qual AP utilizar para fazer a conexão é do cliente, ou seja, depende totalmente do seu driver/chipset. No entanto, existe alguns recursos avançados no UniFi que podem ser utilizados para tentar "forçar" o AP a manter nele conectados somente aqueles dispositivos com o melhor sinal. Por exemplo, dois desses recursos seriam:

- Mininum RSSI
    - Load Balancing per Radio

O Minimum RSSI é um recurso avançado que somente deve ser utilizado em ambientes onde você tenha absoluta certeza de que existe um excelente dimensionamento de APs sem áreas de sombra, caso contrário você pode ter mais problemas. Para saber mais sobre esse recurso, recomendo a leitura do seguinte artigo que publicamos recentemente em nosso blog:

Minimum RSSI: Como Definir a Qualidade do Sinal dos Clientes e Otimizar o Roaming na Rede WiFi?

O recurso "Load Balancing per Radio" é menos agressivo do que o Minimum RSSI porque consiste em definir um limite máximo de clientes conectados no AP. Embora ele funcione no sentido de manter somente clientes com os melhores níveis de sinal, pode não ajudar muito se no seu ambiente você tiver poucos clientes. Por exemplo, com ele você pode limitar apenas 20 clientes conectados no seu AP, mas qual seria a real utilidade dessa função em um ambiente onde existem apenas 15 clientes? Nenhuma... 

Percebe as diferenças dos recursos?
  • Sim, percebo. O cenário é este:

Possuo um UAP-AC-Lite no Restaurante e um na Recepção.

O sinal do Restaurante chega franco na recepção e vários celulares ficam pendurados nele, porém possuo um AP na recepção. Saca?
    editado agosto 6
    Então penso que configurar o Minimum RSSI em -75dBm no AP do Restaurante deve ajudar ou mesmo resolver o problema. É claro que é muito difícil acertar o valor sem analisar o seu local, mas a ideia é que o AP do Restaurante derrube os clientes conectados nele com sinal ruim, que deve ser algo entre -75 dBm e -80 dBm. Ao fazer isso, provavelmente os clientes devem optar pela conexão com o AP da Recepção. É claro que no final a decisão será totalmente do cliente...
  • Show brow, obrigado!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.