Bem-vindo à Comunidade UBNT

Projeto CD

Bom dia Senhores,
Estou tocando um projeto de mudança de nosso centro logístico para uma nova unidade e preciso de recomendações quanto ao modelo de equipamento de WIFI a ser utilizado, o local é fechado, tem cerca de 3000m², alguém já se deparou bom um ambiente deste tamanho? Já trabalhei com o Ubiquiti LR, mais não sei ao certo a cobertura total do equipamento.

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 827 Pontos
    Você pode comparar nas tabelas abaixo os diversos modelos de UAP-AC. De todos os APs listados abaixo, o UAP-AC-M-PRO é aquele que possui melhor área de cobertura porque suas antenas internas têm ganho de 8dBi.

• Obrigado UBNT-Samuel pela ajuda!

UI-Samuel
  • CarlosBCarlosB 41 Pontos
    @maxmassarioli

A cobertura vai depender muito de onde poderão ser instalados os APs, se haverá estanteria, qual a altura das estantes, qual o tipo de produtos na estantes, quantidade e comprimento de ruas/corredores etc.

Caso use leitor de código de barras, veja quais padrões eles atendem - 802.11a,b,g,n,ac.
    Dependendo da aplicação pode ser necessário também garantir o roaming.

Depois da instalação sempre é recomendável fazer um Site Survey para validar a cobertura e a qualidade do sinal.
  • UI-SamuelUI-Samuel 827 Pontos
    editado agosto 2018
    Além das observações anteriores que são todas procedentes, outro detalhe importante para ficar atento é com a altura do pé-direito do galpão, já que é comum nesses ambiente o teto ser bem alto. A recomendação é instalar os UAPs até uma altura limite de 6-7 metros para evitar áreas de sombra em relação ao seus diagrama de irradiação das antenas internas omnidirecionais. 

Obs.: Caso você não tenha outra opção a não ser realmente instalar os APs em altura superior a 7-8m, a recomendação seria utilizar o UAP-AC-M (que possui antenas removíveis) com antenas direcionadas apontadas para um determinado setor.
  • Bom dia Senhores,
    Estou tocando um projeto de mudança de nosso centro logístico para uma nova unidade e preciso de recomendações quanto ao modelo de equipamento de WIFI a ser utilizado, o local é fechado, tem cerca de 3000m², alguém já se deparou bom um ambiente deste tamanho? Já trabalhei com o Ubiquiti LR, mais não sei ao certo a cobertura total do equipamento.

Prezado Max, tenho uma rede em um CD com dimensões aproximadas... A área total tem 2.930 + 230 metros no mezanino. A altura é de 12 metros do piso (Pé direito).
    Neste CD, coloquei 14 APs UAP-LR 300 posicionados entre as "RUAS" de forma que o sinal para os coletores de dados e dispositivos móveis da operação tenha ótimos níveis.

Desde a criação deste CD não tivemos ocorrências de sombramento de sinal nem mesmo de quedas.

Em se tratando de CD, um ponto importante que se deve ter atenção é o posicionamento dos rádios e o sinal por eles propragados, pois deve-se levar em consideração o CD cheio de produtos até o limite da estrutura vertical. E sabemos que alguns tipos de produtos interferem bastante e as vezes até bloqueiam os sinais wireless.

Espero ter ajudado.

Abs,

Roberto
  • Olá,

Eu fiz em CD, sendo que em corredores impares coloquei de um lado e nos corredores pares coloquei do lado contrario do CD. Tmb me preocupei com o uso de canais não sobrepostos em 2.4 pois temos coletores que só operam nesta frenquencia; tambem controlar a potencia do rádio para que atenda uma área mais específica e facilitando a troca de AP durante a movimentação dos coletores no CD. 
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.