Bem-vindo à Comunidade UBNT

Link ponto a ponto 2.8km

dbbritodbbrito 0 Pontos
Amigos, sou novo nessa área e gostaria da opinião de vocês, de acordo com a imagem abaixo acham que consigo levar esse link do ponto A até o ponto B, pois veja no gráfico de elevação que tem uma pequena barreira logo no início, isso irá interferir, estou pensando em usar duas PowerBean5.
Obrigado

Comentários

• R4V3RR4V3R 8289 Pontos
    Uma "pequena barreira" pode inviabilizar seu enlace, infelizmente. Certifique-se de ter a zona de fresnel sem obstruções para que o equipamento possa funcionar da maneira como foi projetado para funcionar.
    Também preste atenção pois parece ser um ambiente bastante urbanizado, então inteferência pode atrapalhar também. ;)
  • Olá @dbbrito, tudo bem?

É imprescindível ter visada limpa quando utilizado equipamentos que operam em frequências de 5.8Ghz e 2.4Ghz. Independente do equipamento escolhido se não tiver visada limpa, não vai funcionar. 

O correto seria realizar um novo Site Survey utilizando ferramentas como o airLink da Ubiquiti, traçando uma nova rota ou quem sabe fixar os rádios em locais mais altos (prédios, torres), desobstruindo dessa forma a Zona de Fresnel. 

Resolvendo o problema da visada, aconselho o amigo utilizar a PowerBem AC Gen2. A PBE-5AC-Gen2 é um rádio com antena integrada de 25dBi MiMo 2x2, interface Gigabit e conta com a tecnologia AC que permite entregar mais banda utilizando menos espectro. 

Abraço. 
  • dbbritodbbrito 0 Pontos
    Ok amigos, estou com um dúvida q pode parecer boba pra vcs, mas pra mim q vou iniciar é bem pertinente, esse levantamento q o airlink faz ele considera os prédios ou somente elevação de solo? Obrigado
  • UBNT-SamuelUBNT-Samuel 283 Pontos
    Somente elevação do solo, com base nas informações do Google Maps...
  • dbbritodbbrito 0 Pontos
    Bom nesse caso onde tenho visada eu já vi que posso faze ponto a ponto, mas tenho um barrado de prédios na minha frente que não consigo passar, mas com sinal 2,4 eu consigo? se sim qual o equipamento mais potente pra dissipar esse sinal na cidade toda, aí consigo instalar as antenas e pegar o link do sinal em 2,4 que acho que seria mais viável, quero comprar o equipamento de ponta pra fazer isso, pois da minha torre de 15 metros tenho visada pra cidade toda, mas tenho esse problema dos prédios que fazem um barrado e não iria conseguir passar usando ponto a ponto, outro detalhe é que tem um único provedor na cidade que pra todo lado que eu vou consigo pegar o sinal dele no meu celular. Obrigado
  • R4V3RR4V3R 8289 Pontos
    editado dezembro 3
    dbbrito disse:
    Bom nesse caso onde tenho visada eu já vi que posso faze ponto a ponto, mas tenho um barrado de prédios na minha frente que não consigo passar, mas com sinal 2,4 eu consigo? se sim qual o equipamento mais potente pra dissipar esse sinal na cidade toda, aí consigo instalar as antenas e pegar o link do sinal em 2,4 que acho que seria mais viável, quero comprar o equipamento de ponta pra fazer isso, pois da minha torre de 15 metros tenho visada pra cidade toda, mas tenho esse problema dos prédios que fazem um barrado e não iria conseguir passar usando ponto a ponto, outro detalhe é que tem um único provedor na cidade que pra todo lado que eu vou consigo pegar o sinal dele no meu celular. Obrigado
    Links PtP e PtMP outdoor não funcionam dessa forma. Seu problema aqui não é selecionar os melhores equipamentos, mas sim é um problema conceitual, a coisa toda simplesmente não funciona da maneira que você está imaginando. ;)
    Se for um serviço comercial, ou seja, um enlace para ser utilizado comercialmente, o melhor conselho que posso dar por aqui é: Contrate uma boa consultoria para lhe auxiliar nesta questão. ;)
    Se você ainda não tiver confiança na execução do serviço, outra recomendação seria dedicar tempo para estudar o nosso material oficial da certificação UBWA (em português). Esse curso é focado nos rádios airMAX (Wireless Broadband) e aborda muito dos conceitos relacionados a links outdoor dos tipos PTP e PTMP. 

Ubiquiti Wireless Broadband Admin
  • @UBNT-Samuel boa tarde, você sabe me informar se o AirlInk calcula a ´curvatura da terra´.... estive lendo alguns artigos e vou postar parte dele aqui pra entender do que estou falando.
    ´Essa "barreira" é a curvatura da terra, ela é uma esfera de 40 mil Km de diametro, você desce cerca de 12cm a cada Km, mas não são 12cm fixos (47 * 12 = 564cm, ou 5,64m), é um aumento composto, 1Km é 12cm mas em 2Km pula pra, se não me engano, mais de 50cm.´

Tenho um PTP que segundo o Airlink a zona de fresnel está limpa mas se caso existe esse calculo de curvatura da terra acredito que a zona de fresnel estará obstruída. Vou anexar print do meu PTP.

O que acontece é que em alguns horários tenho muita variação no sinal/troughput. uma vez ja abri um post a respeito de um outro ptp que eu tenho variaçao de acordo com horário.

• @UBNT-Samuel boa tarde, você sabe me informar se o AirlInk calcula a ´curvatura da terra´.... estive lendo alguns artigos e vou postar parte dele aqui pra entender do que estou falando.
    ´Essa "barreira" é a curvatura da terra, ela é uma esfera de 40 mil Km de diametro, você desce cerca de 12cm a cada Km, mas não são 12cm fixos (47 * 12 = 564cm, ou 5,64m), é um aumento composto, 1Km é 12cm mas em 2Km pula pra, se não me engano, mais de 50cm.´

Tenho um PTP que segundo o Airlink a zona de fresnel está limpa mas se caso existe esse calculo de curvatura da terra acredito que a zona de fresnel estará obstruída. Vou anexar print do meu PTP.

O que acontece é que em alguns horários tenho muita variação no sinal/troughput. uma vez ja abri um post a respeito de um outro ptp que eu tenho variaçao de acordo com horário.

@UBNT-Jalles me ajuda aí kkk
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.