Bem-vindo à Comunidade UBNT

Configuração de VLANs nos Switches UniFi

Comentários

• Bom dia!
    Estou encontrando dificuldades para configurar uma VLAN.

tenho um USG - 192.168.100.1
                          KEY - 192.168.100.2

SSID GRUPO 1  NO DEVICE AP-AC-MESH - ESCRITORIO 1
                                                                                                       COLABORADORES 1

SSID GRUPO 2 NO DEVICE AP-OUTDOOR+  - ESCRITORIO 2
                                                                                                              COLABORADORES 2

PRECISO CRIAR UMA VLAN PARA OS SSID COLABORADORES.

Fiz o processo igual ao video porem os ip´s não são repassados para os clientes.
    no cliente fica com mensagem "obtendo endereço ip".
  • UBNT-SamuelUBNT-Samuel 420 Pontos
    editado dezembro 2018
    Não basta associar as VLANs com os respsetivos SSIDs nos APs, também será necessário fazer a configuração de roteamento inter-VLAN no seu roteador que "carrega" os gateways das sub-redes/VLANs. No UniFi Security Gateway (USG) essa configuração deve ser realizada através da criação das sub-redes na opção Networks, conforme explicado no vídeo do post abaixo.
  • este processo foi realizado, porem os ip´s não foram atribuídos aos clientes, não criei uma vlan de gerencia dos equipamentos.

• R4V3RR4V3R 8313 Pontos
    @rrebert se o seu switch não for configurado pra transportar corretamente o tráfego com TAG VLAN, então o que você está fazendo aí nunca irá funcionar. O USG e o ponto de acesso UniFi são apenas duas peças de um total de 3 necessárias para criar a infraestrutura que você descreve, a que está faltando e que não vi você mencionar é justamente o switch, que aliás também não aparece em sua controladora UniFi, o que me leva a crer que não está usando um switch UniFi.
  • Por outro lado, você faz o comentário justamente na postagem sobre configuração de VLANs em switches UniFi... Repare que no primeiro vídeo desta discussão eu explico justamente que os switches UniFi fazem o casamento perfeito com os APs UniFi porque por padrão todas as suas portas são pré-configuradas como trunk (perfil All) para permitir automaticamente a passagem de todas as VLANs configuradas no UniFi e/ou USG.

Também explico no vídeo que esse comportamento não será automático com qualquer outro switch que não seja UniFi, inclusive o próprio EdgeSwitch da UBNT. Se você tiver um único switch no meio do caminho que não seja UniFi, então muito provavelmente esse switch terá todas as suas portas configuradas como acesso na VLAN 1 (default). Se for esse o caso, você terá que manualmente fazer a marcação da VLAN 99 (tag) em todas as portas onde estão conectados seus APs UniFi. 
  • Positivo, estava imaginando que seria necessário o Switch alem do key e USG.
    Qualquer modelo de Switch UniFi vai me atender?
    editado dezembro 2018
    Sim, qualquer switch UniFi terá esse comportamento automático (portas trunk) que mencionei no comentário anterior. Apesar de eu realmente sugerir que toda sua infraestrutura seja UniFi para simplificar sua gerência, observe que ter o switch UniFi não é um requisito para você fazer seu cenário funcionar. Caso seu(s) switch(es) seja(m) gerenciáveis e suportem VLANs (802.1q), então basta você fazer a configuração manual das portas em que os APs UniFi estão ligados, da forma que sugerimos nos posts anteriores.

Switches UniFi: Modelos Gerenciáveis para Redes LAN de Pequeno a Grande Porte
    Configuração de VLANs e Trunk nos Switches UniFi
  • Ubnt Us-8-60w-br - é compativel?

• R4V3RR4V3R 8313 Pontos
    rrebert disse:

Ubnt Us-8-60w-br - é compativel?

Com a estrutura sim, mas ele pode não ser capaz de alimentar o seu ponto de acesso. Qual o modelo do UAP?
  • são 2 um UAP-OUTDOOR+ e um UAP-AC-M
  • R4V3RR4V3R 8313 Pontos
    Certo, então seus equipamentos suportam receber energia deste switch especificamente, já que ele é compatível APENAS com 803.3af, e não com 24v passivo, como é o caso dos outros swiches maiores da linha.
    Como os seus APs suportam 802.3af em 48v, então ele é compatível sem problemas.
  • Para saber mais sobre os diferentes modelos de switches da família UniFi, recomendo o artigo abaixo:
    Switches UniFi: Modelos Gerenciáveis para Redes LAN de Pequeno a Grande Porte
  • Bom dia,

Por favor preciso de ajuda com as configurações do unifi controller, estou tentando criar vlan para as rede sem fio porém não estou tendo sucesso pois as redes sem fio criadas e configuradas com estas vlans não recebem os ip´s para conexão via dhcp.

O unifi controller software está instalado em computador com windows server 2012 o ip dele é 192.168.0.2

Já tentei desabilitar o firewall deste computador tambem e não deu certo.

O problema é que as rede sem fio configuradas com a vlan não fornecem ips para os clientes.

Em anexo tem o arquivo pdf com os screens shots das configurações, por favor verifique o arquivo.

Em anexo também o arquivo de configuração do usg pro.

Fiz todos os procedimentos iguais ao video postado pelo Samuel no youtube.

Obrigado pela ajuda.

editado dezembro 2018
    Se os clientes não estão recebendo IP da VLAN vinculada ao SSID, é bem provável que você tenha um problema de roteamento inter-VLAN no roteador e/ou switches da sua rede. Nos vídeos que compartilhei nesta discussão você encontra tutoriais de como fazer a configuração de VLANs nos switches UniFi e também como fazer a configuração de roteamento inter-VLAN no roteador/firewall USG. 

Tutorial do UniFi: Configuração da LAN e Adoção de Devices
    Tutorial do UniFi: Configuração de VLANs no USG
    Tutorial do UniFi: Configuração de Redes Sem Fio (WLAN)
    Tutorial do UniFi: Configuração de VLANs no Switch UniFi
  • Boa noite,

Assiste novamente todos os vídeos mais uma vez para não ter esquecido de algum detalhe e refiz toda a configuração, só que antes dei um reset no usg pro e um forget do usg no unifi controller.

Depois fiz um adopt de novo do usg e refiz toda configuração novamente.

Chequei todas as portas dos switchs e todas estão em all.

Uma coisa que observei é que no profile do switchs com a configuração anterior não existiam as configurações das vlans conforme estava em vídeo que vc postou.

Amanhã vou fazer um teste mudando o profile das portas dos switchs para verificar qual ip está sendo entregue pelo servidor dhcp na porta.

Amanhã posto o resultado e espero que tenha dado certo.

Obrigado
  • Pergunta uso o Unifi Controller instalado em um pc e não tenho o unifi cloud key, preciso do do cloud key ou o unifi controller on line 24hs é suficiente ?

Obrigado
  • Basta ter o UniFi Controller instalado, seja o software em uma máquina qualquer ou o Cloud-Key. Além disso,  a controladora somente precisa realmente ficar em execução para os recursos Wireless Uplink (Mesh) e/ou Guest Portal. 
  • Boa noite,

Refiz todas as configurações conforme os videos e verifiquei todas as portas dos switches e não consigo fazer com que funcione, tirei um print de todas as telas das configurações e estou anexando em pdf.

Por favor se possivel deem um olhada no pdf para postar os comentarios e os erros que eu fiz.

Caso tiver alguma pessoa que conheçam aqui no estado de são paulo estou em vinhedo posso contratar os serviços. Estou com urgência. Desculpe ter postado isto mais é desespero mesmo.

Obrigado
  • Esqueci de comentar o problema os dispositivos ficam tentando conectar via wireless e não recebem o ip via dhcp.

Desculpem de novo
    Obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.