Bem-vindo à Comunidade UBNT

Configuração link dedicado e load balance

Boa tarde. Estou com um ERPoe-5, e preciso configurar um  load balance  de um link dedicado +  link compartilhado.
Esse load sairá pra um switch onde irá servir a lan.
Mas preciso reservar 1 porta da lan do edgemax, pra um computador em especifico, que precisa de um ip fixo vindo do link dedicado.
É possível fazer isso nesse equipamento?
Ou é melhor usar outro roteador pra o link dedicado e usar o edgemax somente para o load balance?
Rotulado:

Comentários

• UBNT-SamuelUBNT-Samuel 532 Pontos
    Até a parte de fazer um balance de dois links WAN em uma porta LAN conectada no switch, não há dificuldade nenhuma. Depois de feito isso, você pode escolher uma interface qualquer e configurá-lma manualmente como desejar, lembrando que essa interface fará parte de outra rede que não pode existir nas demais interfaces. Essa outra interface não participará do grupo de balanceamento e utilizará a rota default do roteador para alcançar a Internet.
    hectorcamp
    hectorcamp
    hectorcamp
  •  UBNT-Samuel disse:
    Até a parte de fazer um balance de dois links WAN em uma porta LAN conectada no switch, não há dificuldade nenhuma. 
    Perfeito
    UBNT-Samuel disse:
     Essa outra interface não participará do grupo de balanceamento e utilizará a rota default do roteador para alcançar a Internet.
    Só mais uma dúvida, nessa outra interface, em que preciso setar um IP estático vindo do range do meu link dedicado. Eu preciso abrir as seguintes portas: 8080/8081/8085/4200. Como fazer esse port forwading.? Desculpe a noobice. É porque é o meu primeiro contato com o hardware Ubiquiti.
  • Obrigado pela ajuda, só mais uma dúvida. Consegui dedicar um ip dedicado ao servidor e já consigo acesso remoto. Mas configurei meu load balance como failover por estar com uma dúvida, agora quero configurar o load balance corretamente.
    Tenho 3 links:
    1. um dedicado da oi com 20mbps (eth0)
    2. um dinâmico da net com 150mbps (eth1)
    3. um dinâmico da vivo com 20mbps (eth2)

Como calcular o peso do load balance?
    E depois de configurado, terei problemas com o ip público que dediquei ao servidor?
    O peso do balanceamento é definido por você dependendo daquilo que deseja, desde que seja respeitado o limite de 100% na somatória de distribuição dos links. Por padrão o assistente do EdgeOS fará o balanceamento igualmente em todos os links, então no caso de 3 links estamos falando de aproximadamente 33/33/33. Não é para você ter problemas com nenhum dos links, desde que cada um deles esteja devidamente configurado de acordo com aquilo que está sendo entregue pela operadora, seja estático ou dinâmico. 
    hectorcamp
  • R4V3RR4V3R 8341 Pontos
    Regrinha de 3 básica @hectorcamp ; ;-)
    Ademais, não recomendo usar balanceamento de carga com conexões tão assimétricas assim, os resultados podem não ser consistentes. Faça seus próprios testes para ver se atende seus requisitos..
  • Resolvido acabei de terminar a configuração aqui e tudo funcionando. Muito obrigado.
    UBNT-Samuel
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.