Bem-vindo à Comunidade UBNT

Módulos SFP e Cabo SM

Pessoal, estou com seguinte duvida: estou comprando um par de modulo SFP UF-SM-1G-S (monomodo/1GB/3km). O módulo é para 1 conector LC. Estou com dúvida com relação ao cabo FC-SM-300 (91 metros), porque possui vários conectores...Pergunto se os conectores são individuais, ou seja, se posso usar um apenas no módulo e "descartar" os demais???
Rotulado:

Comentários

• UBNT-SamuelUBNT-Samuel 410 Pontos
    editado fevereiro 6
    Veja na tabela do comentário anterior que os terminais dos cabos de fibra devem ser do tipo LC nos módulos UFiber. Para esse módulo que você menciona deve ser utilizado um cabo com uma única fibra óptica do tipo monomodo, já que os sinais de transmissão (TX) e recepção (RX) vão trafeegar no mesmo cabo utilizando a tecnologia de WDM de multiplexação. Se o cabo tiver múltiplas múltiplas fibras, então será necessário interligar exatamente a mesma fibra nas duas pontas, lembrando que normalmente nesses casos os cabos com múltiplas fibras terminam antes em um distribuidor óptico (DIO). 
  • resaroresaro 0 Pontos
    Veja na tabela do comentário anterior que os terminais dos cabos de fibra devem ser do tipo LC nos módulos UFiber. Para esse módulo que você menciona deve ser utilizado um cabo de fibra única, já que transmissão (TX) e recepção (RX) será feito no mesmo cabo utilizando a tecnologia de WDM de multiplexação dos sinais. 
    Pois é Samuel, mas não encontrei cabo conectorizado com fibra única. por isso a dúvida se posso utilizar esse cabo que citei sem problemas
  • resaroresaro 0 Pontos
    resaro disse:
    Veja na tabela do comentário anterior que os terminais dos cabos de fibra devem ser do tipo LC nos módulos UFiber. Para esse módulo que você menciona deve ser utilizado um cabo de fibra única, já que transmissão (TX) e recepção (RX) será feito no mesmo cabo utilizando a tecnologia de WDM de multiplexação dos sinais. 
    Pois é Samuel, mas não encontrei cabo conectorizado com fibra única. por isso a dúvida se posso utilizar esse cabo que citei sem problemas
    Não descobri ainda se é compatível usando uma fibra dele apenas.
  • Os cabos com múltiplas fibras devem ser terminados em um distribuidor óptico e então é utilizado um patch-cord individual para fazer a conexão direta nos módulos SFP/SFP+ dos ativos. 
  • resaroresaro 0 Pontos
    Os cabos com múltiplas fibras devem ser terminados em um distribuidor óptico e então é utilizado um patch-cord individual para fazer a conexão direta nos módulos SFP/SFP+ dos ativos. 
    blz, entendi, mas vou utilizar na torre com FiberPOE... Nesse caso só vou utilizar uma fibra no FiberPOE, isso mesmo?
  • UBNT-SamuelUBNT-Samuel 410 Pontos
    editado fevereiro 6
    O FiberPoE tem um slot SFP para inserção de qualquer módulo compatível, por exemplo o UF-MM-1G-S que você menciona no seu comentário. Nesse caso não vejo porquê você utilizar um cabo com múltiplas fibras, já que basta utilizar um lance de cabo com uma única fibra óptica monomodo para TX e RX. 
  • resaroresaro 0 Pontos
    editado fevereiro 6
    O FiberPoE tem um slot SFP para inserção de qualquer módulo compatível, por exemplo o UF-MM-1G-S que você menciona no seu comentário. Nesse caso não vejo porque você utilizar um cabo com múltiplas fibras, já que basta utilizar um lance de cabo com uma única fibra óptica monomodo para TX e RX. 
    Desculpe-me, vou explicar melhor meu cenário: Tenho duas antenas instaladas na torre, com possibilidade de mais uma terceira. Então pensei em levar um cabo único conectorizado e conectar em 2 FiberPOE (atualmente), uma fibra para cada, porque são redes diferentes. Embaixo, tenho o gateway USG-PRO e um EdgeMax com porta SFP. Logo, embaixo eu coloco no distribuidor otico e levo para esses ativos diretamente.  Minha duvida é se os conectores do cabo FC-SM-300 sao separados, se dá pra fazer assim, porque não consegui encontrar essa informação...
  • O @UBNT-Jalles vai seguir com a conversa...
  • resaro disse:
    O FiberPoE tem um slot SFP para inserção de qualquer módulo compatível, por exemplo o UF-MM-1G-S que você menciona no seu comentário. Nesse caso não vejo porque você utilizar um cabo com múltiplas fibras, já que basta utilizar um lance de cabo com uma única fibra óptica monomodo para TX e RX. 
    Desculpe-me, vou explicar melhor meu cenário: Tenho duas antenas instaladas na torre, com possibilidade de mais uma terceira. Então pensei em levar um cabo único conectorizado e conectar em 2 FiberPOE (atualmente), uma fibra para cada, porque são redes diferentes. Embaixo, tenho o gateway USG-PRO e um EdgeMax com porta SFP. Logo, embaixo eu coloco no distribuidor otico e levo para esses ativos diretamente.  Minha duvida é se os conectores do cabo FC-SM-300 sao separados, se dá pra fazer assim, porque não consegui encontrar essa informação...
    Visando ter menos equipamentos na torre, diminuindo dessa forma pontos de falha, você poderia substituir o FiberPoE por um EdgePoint. Dessa forma apenas 1 FO seria suficiente para conectar os painéis da torre com os demais equipamentos. A divisão das diferentes redes pode ser feita utilizando VLANs, onde a interface SFP do EdgePoint se comportaria como um TRUNK. 

Um ponto que chamou atenção no teu cenário foi a utilização de um USG-PRO. Vale lembrar que esse equipamento é recomendado para redes corporativas e o ideal seria utilizar um roteador da família EdgeRouter:

UBNT-Samuel
  • resaroresaro 0 Pontos
    editado fevereiro 6
    resaro disse:
    Visando ter menos equipamentos na torre, diminuindo dessa forma pontos de falha, você poderia substituir o FiberPoE por um EdgePoint. Dessa forma apenas 1 FO seria suficiente para conectar os painéis da torre com os demais equipamentos. A divisão das diferentes redes pode ser feita utilizando VLANs, onde a interface SFP do EdgePoint se comportaria como um TRUNK. 

Um ponto que chamou atenção no teu cenário foi a utilização de um USG-PRO. Vale lembrar que esse equipamento é recomendado para redes corporativas e o ideal seria utilizar um roteador da família EdgeRouter:

• resaroresaro 0 Pontos
    editado fevereiro 6
    Jalles, agradeço a sugestão e vou repensar meu projeto, mas só pra fechar em relação à ideia anterior, caso queira fazer utilizando 2 FiberPOE  com fibras distintas, é possível utilizar o cabo FC-SM-300 para isso? modulo monomodo UF-SM-1G-S
  • resaroresaro 0 Pontos
    o polimento de todos esses dispositivos ubiquiti, cabos e modulos sfp, sao sempre UPC?

• resaro disse:
    Jalles, agradeço a sugestão e vou repensar meu projeto, mas só pra fechar em relação à ideia anterior, caso queira fazer utilizando 2 FiberPOE  com fibras distintas, é possível utilizar o cabo FC-SM-300 para isso? modulo monomodo UF-SM-1G-S
    Sim, é possível. 
  • resaro disse:
    o polimento de todos esses dispositivos ubiquiti, cabos e modulos sfp, sao sempre UPC?

LC/UPC
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.