Bem-vindo à Comunidade UBNT

Criar Vlan com UAPs que estão ligados a Switchs na rede corporativa.

Olá!
Gostaria de um apoio com relação a configuração de VLAN, para rede GUEST, em uma pequena rede, porém com switchs diferentes ligado a ela.
Meu cenário:
Tenho na rede 6 UniFi (3 UAP - 2 UAP-AC-Lite e 1 UAP-LR).
Esse equipamentos estão conectados na rede, porém em switchs diferentes. E não gerenciáveis.
Preciso separar o SSID GUEST da rede corporativa. Hoje tenho dois SSID´s (1 Corporativo e 1 Guest)
Existe alguma forma de criar uma Vlan, somente para o SSID Guest, com esses equipamentos conectados em switchs diferentes?
Meu switch principal é um Mikrotik que sei que dá pra criar Vlan, porém apontando as portas e tal. Tem como criar uma bridge somente com os IP´s dos UniFI e dai criar a vlan especifica para o SSID Guest?

Comentários

• Para associar cada SSID com sua respectiva VLAN será necessário que os seus switches no caminho suportem VLANs através de encapsulamento 802.1q, caso contrário não será possível fazer essa separação lógica. 
  • Para associar cada SSID com sua respectiva VLAN será necessário que os seus switches no caminho suportem VLANs através de encapsulamento 802.1q, caso contrário não será possível fazer essa separação lógica. 
    Opa! Em primeiro lugar, obrigado pelo retorno meu caro.
    Vamos lá pra eu entender melhor.
    Tenho um UAP ligado a um switch D-link que está ligado a um switch CISCO que está ligado a outro switch CISCO.
    Nesse caso em especifico, eu configuro em cada switch o encapsulamento 802.1q? Caso eles suportem essa opção?

• Cada porta do switch que recebe a ligação de um AP deve ser um trunk (802.1q) que permite o tráfego das VLANs associadas com cada um dos SSIDs configurados no AP. Da mesma forma, cada uplink entre switches deve ser um trunk para permitir a passagem dessas mesmas VLANs até que elas cheguem ao roteador configurado para fazer roteamento inter-VLAN. 
  • Aqui podemos ajudá-lo com a configuração de roteamento inter-VLAN em roteadores e switches Ubiquiti. Nos próximos comentários vou embutir exemplos dessa configuração no roteador UniFi (USG) e em switches UniFi. 
  • R4V3RR4V3R 8313 Pontos
    Dhefesson disse:
    Para associar cada SSID com sua respectiva VLAN será necessário que os seus switches no caminho suportem VLANs através de encapsulamento 802.1q, caso contrário não será possível fazer essa separação lógica. 
    Tenho um UAP ligado a um switch D-link que está ligado a um switch CISCO que está ligado a outro switch CISCO.
    Nesse caso em especifico, eu configuro em cada switch o encapsulamento 802.1q? Caso eles suportem essa opção?

Sim, todos os switches no caminho tem que ser gerenciáveis e estarem corretamente configurados para encaminhar o tráfego marcado com tags VLAN. Se um dos switches não suportar, então você tem que mudar sua estrutura de rede ou adotar outro caminho..
  • R4V3R disse:
    Dhefesson disse:
    Para associar cada SSID com sua respectiva VLAN será necessário que os seus switches no caminho suportem VLANs através de encapsulamento 802.1q, caso contrário não será possível fazer essa separação lógica. 

Sim, todos os switches no caminho tem que ser gerenciáveis e estarem corretamente configurados para encaminhar o tráfego marcado com tags VLAN. Se um dos switches não suportar, então você tem que mudar sua estrutura de rede ou adotar outro caminho..
    Entendi! Muito obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.