Bem-vindo à Comunidade UBNT

USG - Acesso ao modem em PPPoE.

Boa noite a todos,

Estou precisando acessar meu modem mas este se encontra em PPPoE conectado na minha UniFi Security Gateway 3P.

Dei uma vasculhada na net e embora tenha encontrado algumas configurações que na teoria resolveriam o problema, nenhuma delas funcionou comigo.

Esse é o tipo de configurações que eu conseguia fazer tranquilamente no meu antigo router residencial (Tomato firmware instalado) e que não estou conseguindo de forma nenhuma resolver com o USG.

Caso alguma alma abençoada tenha a configuração de como proceder... Ficarei muito agradecido.

Obs. Meu USG está em 192.168.1.1 e meu modem em 192.168.25.1
Rotulado:

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 965 Pontos
    No EdgeRouter você consegue resolver isso facilmente através da criação de uma interface lógica do tipo pseudo-eth vinculada com a interface física de vizinhança com o seu modem em bridge, no entanto não é possível fazer essa configuração no USG através da interface gráfica do UniFi. Ainda que o SO seja o mesmo no USG e no ER, o USG não suporta a mesma gama de recursos do ER. Seria possível editar manualmente o arquivo de configuração do USG (config.gateway.json), mas o suporte global da UBNT não recomenda nenhuma configuração além daquilo que está disponível na interface gráfica do UniFi. 

Para entender as diferenças do EdgeRouter e do USG, recomendo a leitura abaixo:
    USG vs EdgeRouter: Entenda as Diferenças dos Roteadores UniFi e EdgeMAX
  • Essa não é uma questão de escolha, eu realmente preciso fazer isso de alguma forma e gostaria de saber como faria isso via SSH se possível para solucionar a questão.
  • Já consegui resolver a questão, em breve estarei postando aqui um tutorial para quem mais estiver com esse problema e precisar da solução.
  • R4V3RR4V3R 8479 Pontos
    editado março 2019
    Bom, o Samuel falou como fazer isso acima, usar uma interface pseudo-ethernet(peth) é obrigatório quando a interface WAN está recebendo endereço IP via DHCP.
    No seu caso, como a conexão usa PPPoE, não é necessário o uso de pseudo-ethernet, mas sim apenas especificar manualmente um endereço IPv4 para a interface na subrede do modem da VIVO que é o seu caso. Já a conexão WAN de fato continua chegando normalmente via PPPoE, que não usa DHCP, mas um método específico de atribuição de endereçamento IP, seja fixo ou dinâmico, sendo indiferente neste caso.
    A questão é que qualquer modificação que você faça via linha de comando no USG(diretamente via SSH), como é o caso aqui, será perdida sempre que o roteador for reiniciado ou reprovisionado, então um passo adicional para "persistir" as configurações feitas manualmente se faz necessário, e todo este procedimento está descrito aqui: https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/215458888-UniFi-USG-Advanced-Configuration
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.